quinta-feira, agosto 30, 2007

Folha solta ao vento...




Devido aos últimos acontecimentos, minha vida tomou um rumo inesperado e até inimaginável. Não gosto de perder o controle da situação, mas dessa vez sinto-me como uma folha solta ao vento, sendo levada... Sinto-me impotente diante de um quadro bastante crítico, sem nenhum poder de decisão e sem saber ao certo como agir. É atroz!

Aqui faz um frio intenso há dias. Enfrentamos temperaturas muito baixas, quase zero grau C durante as madrugadas, além da neblina fechada, tenebrosa e encantadora. E chuva incessante, o que diminui ainda mais a sensação térmica. Peguei uma gripe braba que me deixou de cama. Quase não saí até agora e revi poucas pessoas conhecidas.

As más surpresas da vida e o frio me encolhem, me esmagam, me aprisionam. São as amarguras da vida se impondo e me tolhendo mais e mais a cada dia que se passa.

Por mais que eu esteja rodeado por pessoas que sinceramente gostam de mim, há um oco por dentro que não é nem nunca será preenchido. Só me resta esperar que algum dia esse pesadelo termine.

"... love, peace and harmony
very nice, very nice, very nice
but maybe in the next world..."
The Smiths - Death of a disco dancer

quarta-feira, agosto 15, 2007

Viajei...

" Desde este momento hasta el fin de los tiempos, nadie verá la vida con mis ojos, y me propongo aprovechar al máximo mi oportunidad"
Christopher Morley


Devido aos recentes problemas de convivência que tive, mas principalmente por respeito aos meus pais, resolvi sair para arejar a cabeça e não fazer da situação já desagradável algo ainda pior.

Saí na madrugada do dia 09/08. Vôos com atrasos, pernoite inesperado em São Paulo por perda de conexão, mas enfim... cheguei, vivo e com boa saúde.

Mas em breve retornarei, talvez até antes do que planejei, já estou me cansando de dormir fora da minha cama...

quarta-feira, agosto 08, 2007

Fotos mais antigas, de outra época...























Era divertido! Não posso reclamar.
Conheci muitas pessoas, fiz grandes amigos, estava em todas as festas legais... dei muita pinta, fiz muito carão... experimentações mil!





domingo, agosto 05, 2007

Mais fotos do Chile...





































CHI CHI CHI...
LE LE LE...
VIVA CHILE, MIERDA!

sexta-feira, agosto 03, 2007

MI CHILE LINDO... (part I)



















Povo de Tebas... agora vou relatar minhas impressões sobre o país mais lindo da América do Sul (desculpem-me aqueles que não concordam comigo, mas essa é minha opinião definitiva!)... mi Chile lindo!!!

Bom, conheço relativamente bem o país, desde o extremo norte (Arica, fronteira com o Perú) até a Isla Chiloé, lá embaixo, um pouco depois de Puerto Montt. Só me falta conhecer mesmo o extremo sul. O Chile têm paisagens naturais magníficas! Tudo o que não há no Brasil há no Chile... montanhas altíssimas, neve, deserto, vulcões, geiseres, fiordes, lindos lagos, salares... a única coisa que não discuto é o seguinte: as praias brasileiras são infinitamente mais bonitas! Mas de resto o Chile dá um banho...

Preparem-se para 2 coisas típicas, caso pensem em visitar o Chile: o frio e os preços salgados. Santiago está mais cara do que Buenos Aires. O que calculava gastar em um mês, gastei em 15 dias...

Há poucas coisas baratas, como por exemplo:
- 1 hora de Internet ($ 400 pesos)
- Ligação p/ o Brasil ($ 100 por minuto)
- roupas em geral

Mas há coisas divinas, que compensam, como por exemplo o PISCO SOUR, um destilado maravilhoso, que não é muito barato, mas é ótimo pra encher a cara.

Mas cada centavo gasto vale à pena! O Chile é uma excelente escolha de destino turístico.

Em Santiago uma dica legal de comida é o restaurante CHIFA, na Calle Santo Domingo, 1148 - perto do Hostal Indiana, onde morei - mas que não funciona mais. Um prato de Combinado Chifa (seria como metade Yakisoba, metade Yakimeshi), bem servido, com deliciosos molhos, sai por $ 1.900 pesos (pouco mais de US$ 3). O Mercado Central vale como visita, é interessante, mas para comer todos os dias sai mais caro.

Mais algumas dicas de Santiago:

- LAVANDERIA Wash Service (Calle General Brayer, 2015 - Quinta Normal). Há muitas lavanderias aqui no centro, mas essa, além de entregar a roupa no mesmo dia e ter recepcionistas muito simpáticas, cobra barato (2.500 pesos - pouco menos de US$ 5) para lavar/secar/passar 5 quilos de roupa!!!

- Há outro lugar onde a comida é ainda mais barata e boa.
Fui levado por 2 garotas alemãs que estavam nos hostal... O lugar chama-se CAFETERIA IPANEMA, fica na Calle Teatinos, 493 - Centro. Por um PF paga-se apenas 1.000 pesos (+ ou - 2 dólares), sempre há 3 boas opções, com um pratinho de salada e um copo de refrigerante inclusos. Barbada total para os que gostam de economizar ao máximo. Detalhe: a comida é realmente boa, o lugar é bem frequentado e costuma-se deixar uma moeda de 50 pesos de gorjeta para a garçonete Soraya, que recolhe os pratos e limpa as mesas...
A vida noturna em Stgo têm boas opções de diversão, mas a BLONDIE virou minha disco favorita. Som dos anos 80, pra quem gosta. A Blondie fica na Alameda, o modo mais fácil para chegar é o bom/barato/eficiente/moderno metrô, estação U.L.A. (Unión Latino Americana). Saindo da estação, já se vê o letreiro da BLONDIE... se joguem!
Aos que pretendem ir ao Chile, recomendo uma esticada até o sul (Región de los Lagos ou X Región). Lá há lindas cidadezinhas, com arquitetura alemã. PUERTO VARAS e FRUTILLAR são obrigatórias, pois estão situadas às margens do Lago Llanquihue, com linda vista do vulcão e seu eterno pico nevado. Também vale à pena visitar a ISLA CHILOÉ, que é totalmente diferente do Chile continental em sua cultura, folclore, modo de vida dos nativos... Na Isla Chiloé vale conhecer as palafitas coloridas de Castro e tirar muitas fotos das casas de tejuelas... Prepare-se para o frio intenso, e durante o inverno, chuvas diárias!!!

quinta-feira, agosto 02, 2007

PARAGUAY (part II)











ASUNCIÓN, a capital do Paraguay, é uma cidade relativamente grande (com + ou - 1 milhão de habitantes), porém difere de outras grandes cidades por não ter muitos edifícios, viadutos, congestionamentos... O centro é definitivamente a parte + interessante e bonita da cidade, e está localizado às margens do Rio Paraguay. Na capital não deixe de visitar:
* Palacio de Gobierno - prédio bonito e bem cuidado, onde o presidente despacha. Atrás há um mirador de onde se tem uma bela vista do rio.
* Pantheón de los Héroes - localizado na Calle Palma, centrão da cidade, o Pantheón homenageia os heróis nacionais.
* Museo del Barro - Na verdade é um interessante complexo cultural composto por 3 museus (del Barro, de la Cultura Indigena y de Arte Contemporanea Paraguaya). Aí se pode apreciar materiais sobre as diversas sociedades indígenas paraguaias, pré e pós-colônia.
* Museo Postal - Se vc gosta de selos tanto quanto eu (tenho uma grande coleção!), não deixe de visitar esse museu, no Correo Central.
O povo paraguaio em geral é simpático, simples e humilde. Gostam de fazer amizades, tomar uma cervejinha ou um tereré e jogar conversa fora.

TERERÉ é como se fosse a versão fria do mate (chimarrão), com água muito gelada e ervas medicinais ou aromáticas. Uma delícia para refrescar o corpo nos dias de calor absurdo. Só que a erva usada para o tereré é diferente da erva-mate. O mate (quente) também é comum no Paraguay.
E há ainda o mate doce, quente, feito com leite, coco ralado, canela e cravo da Índia. Maravilhoso para espantar o frio no inverno e fica muito gostoso se bem preparado!





CULINÁRIA
Há pratos típicos da cozinha paraguaia que são deliciosos. Não deixe de provar a CHIPA recém saída do forno(parecida com o pão de queijo mineiro, por assim dizer), a SOPA PARAGUAYA (que é um delicioso "bolo" salgado com milho e queijo, e não tem nada de caldo como se imagina por causa do nome), a CHIPA GUAZÚ, as EMPANADAS (pastéis), as MILANESAS (bifes), as TORTILLAS, os PANCHOS (hot dog), o BORÍ BORÍ (este sim, um caldo!) e os deliciosos PESCADOS (peixes) dos rios paraguaios...











MÚSICA E DANÇA
Vale à pena ver uma apresentação de música e dança folclórica. Os rítmos típicos são a POLKA e a GUARANIA. A polka de rítmo rápido também se chama GALOPA ou GALOPEADA, e daí vem o nome "GALOPERA", que é a apresentação de uma dançarina só ou em grupo, dançando com suas lindas saias longas e muitas vezes com um jarro na cabeça.O instrumento + típico da cultura paraguaia é a HARPA.











LA VIRGEN DE CAACUPÉ
A maioria da população é católica praticante. As famílias vão às missas reunidas, respeitam os feriados religiosos e tem uma devoção grandiosa pela padroeira do país, a Virgen de Caacupé. No dia 08 de Dezembro o país pára para celebrar o dia da Virgen. Muitas pessoas fazem peregrinações à pé ou de bicicleta, de suas cidades de origem até a Basílica, que se encontra na pequena cidade de Caacupé, localizada a 54 km de Asunción. Vale uma visita!











LAGO YPACARAÍ
Quem nunca ouviu falar do Lago Ypacaraí??? Não é o maior nem o único do Paraguay, mas é o ponto turístico + famoso e querido dos paraguaios. Como todos sabem, o Paraguay não tem saída para o mar, então as pessoas se divertem com os muitos rios e lagos disponíveis na maior parte do território, com excessão do Chaco, que é seco e desértico.O Lago Ypacaraí passou a servir como balneário + badalado para a maioria dos paraguaios que vivem en Asunción, já que dista cerca de 45 km da capital. Pode-se chegar ao lago por cidadezinhas diferentes, todas às margens do lago, mas em minha opinião a + charmosa e com melhor infra-estrutura é SAN BERNARDINO. No verão a cidade vira point favorito da juventude dourada e endinheirada, com direito a muita bebida dia e noite nos bares, festas sem hora para terminar e muita azaração. No inverno, por causa do frio intenso, o movimento morre. E é ótimo visitar o lago nessa época (eu prefiro!) porque fica parecendo que aquele cenário lindo foi feito somente pra você. Não hesite em fazer um passeio de barco ou lancha pelo lago (há passeios baratos, quando vêem turistas se aproximando os barqueiros já correm oferecer, daí é só pechinchar e pegar o + barato, já que o roteiro é o mesmo!). Aprecie o pôr-do-sol em frente ao lago e tire fotos de cartão postal! Vale totalmente à pena! O Ypacaraí é um dos pontos altos de uma viagem ao Paraguay!






RUÍNAS JESUÍTICAS
Outro passeio imperdível é visitar pelo menos algumas das ruínas jesuíticas, localizadas no sul do país. As missões jesuíticas, além de catequizar os índios, desenvolveram atividades culturais, artísticas, religiosas e educacionais muito avançadas para a época, além de terem construido lindas edificações em pedra, que podem ser apreciadas até hoje. É difícil conseguir tours saindo de Asunción, porque dependem de um certo número de interessados (o que é raro!). Eu fui por conta própria mesmo, e não foi tão difícil quanto parecia (de acordo com meu guia de viagem). Em quase todas é preciso descer na estrada e caminhar um pouco ou pegar outro transporte menor para chegar às ruínas, mas nada que um bom espírito aventureiro impeça. As Ruínas estão divididas entre 2 Departamentos (estados) paraguaios: Misiones e Itapúa. Perto de ENCARNACIÓN, capital de Itapúa, estão as 3 ruínas + importantes, interessantes e melhor preservadas:- TRINIDAD- JESÚS- SAN COSME Y DAMIÁN. Uma boa idéia é usar a cidade de Encarnación como base para se conhecer as 3 ruínas, o que dá para se fazer em 2 dias com folga! Também há outras ruínas jesuíticas em territórios brasileiro (no RS) e argentino (perto da cidade de Posadas, que faz fronteira com Encarnación).






TRINIDAD é a maior de todas as "reducciones" e aí pode-se observar as estátuas, anjos e púlpitos em pedra no que foi a igreja da redução. Há um pequeno museu que guarda vários artefatos referentes a ocupação, que foi declarada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Para se chegar aí, toma-se um ônibus no terminal de Encarnación e pede-se para descer em Trinidad. O motorista pára em frente do caminho. Da estrada é necessário caminhar um pouquinho e já se atinge a entrada (paga-se G$ 2.000 = + ou - R$ 1). Na estrada e na portaria da ruína sempre há "guias" (na maioria adolescentes que moram por alí) que se oferecem para te mostrar o lugar. Negocie o preço (geralmente pedem uma ninharia!) e leve um consigo. Embora só disponham daquelas informações decoradas, podem ser úteis para tirar uma foto sua (caso esteja desacompanhado!).










JESÚS
O acesso às Ruínas de Jesús ficam do lado oposto da estrada, quase em frente de Trinidad. Da estrada até Jesús são + ou - 10 km por uma estrada não pavimentada. A melhor maneira de se chegar é pegar um dos carros (particulares, que atuam como táxi) que ficam esperando interessados aí na beira da estrada. Se não quiser pagar a corrida sozinho e não estiver com pressa, espere até o "táxi" lotar com outros passageiros, daí paga-se bem baratinho pela "corrida". O "táxi" pode te deixar na pracinha do pueblito chamado Jesús (sim, na verdade é uma vila sem asfalto, Internet e agitos, que parece parada no tempo!) e daí se caminha até as ruínas ou peça para o taxista te levar até a entrada (mas geralmente eles cobram um pouco + pelo "favor"). Em todas as ruínas paga-se o mesmo valor (G$ 2.000) de entrada - baratinho! Jesús, para mim, é a mais bonita e bem preservada das ruínas. Ela não chegou a ficar totalmente pronta. A igreja é um primor...100% IMPERDÍVEL MESMO!!!


SAN COSME Y DAMIÁN
As ruínas de San Cosme Y Damián ficam a 60 km de Encarnación, em sentido oposto ao das outras ruínas citadas. Essa ruína foi um centro científico importante e os estudos aí desenvolvidos foram reconhecidos (com assombro, é verdade!) até por universidades européias. Para se chegar é necessário pegar um ônibus em Encarnación para GENERAL DELGADO. Mesmo esquema: é só pedir ao motorista que ele te deixa na estrada, em frente ao caminho que leva até as ruínas. Da estrada são 25 km até as ruínas por uma estradinha de chão. Também há "táxis" que fazem o percurso. Não se assombre com o provável estado de conservação dos carros nem com a "pinta" dos motoristas... No fim dá tudo certo!

As outras ruínas (paraguaias) ficam no Departamento de Misiones e são elas: SAN IGNACIO (KM 226 da Ruta 1, partindo de Asunción), SANTA MARIA (KM 237), SANTA ROSA (KM 248) e SANTIAGO (KM 279). Todas essas estão localizadas em cidadezinhas ou pueblitos maiores, o que faz o acesso ser + fácil, porém são menos interessante do que as citadas anteriormente.










ENCARNACIÓN
Se for ficar em Encarnación para visitar as ruínas (como eu fiz!), hospede-se no Hotel Itapúa, pertinho da rodoviária, que oferece suítes confortáveis, limpas e seguras por preços justos (cerca de US$ 7). Drible os milhares de vendedores ambulantes que saltarão em cima de você assim que se desce do ônibus no terminal. Querem te vender de tudo, querem te levar para os lugares, mas na verdade querem mesmo é algum dinheiro. Não chegam a ser perigosos, mas sim incômodos, principalmente quando notam que você é estrangeiro. Dizem que o Carnaval de Encarnación é o fervo... fora isso a cidade não tem grandes atrativos, a não ser a proximidade com as ruinas.










GUERRA DO PARAGUAY
Todos estudamos na escola algo sobre a Guerra da Tríplice Aliança, ou Guerra do Paraguay. Bom, em meados do século XIX o Paraguay era o país + desenvolvido da região, com distribuição de renda justa, analfabetismo zero, malha ferroviária ativa e muito bem desenvolvida, etc etc etc... Mas Solano López almejava uma saída para o mar e tinha pretensões de expansão territorial, que incluiria incorporação de terras brasileiras, uruguaias e argentinas. Daí os 3 países se uniram, com o apoio da poderosa Inglaterra, e entraram em guerra contra o Paraguay. Resultado: os paraguaios perderam a guerra, perderam território e grande parte da população foi dizimada em combate. Em muitos lugares dizem que só restaram crianças, mulheres e idosos. Muitos historiadores apontam a guerra como causadora do fracasso econômico e industrial do Paraguay, que perdura até os dias de hoje. Até que ponto o Brasil tem culpa no cartório???











PARAGUAY (part I)








PARAGUAY!!!


Pode parecer piada para muitos, mas tenho uma relação muito especial com o Paraguay.
A fronteira Ponta Porã/Pedro Juan Caballero é um dos lugares + curiosos que já conheci, porque a única coisa que separa os dois países é uma avenida (fronteira seca), onde não há qualquer posto de controle de documentos. Pode-se entrar e sair em ambos territórios (brasileiro e paraguaio) sem se passar por nenhum controle aduaneiro, sem revistas, sem nenhum controle migratório. Basta cruzar uma rua e já se está no outro país. São cidades irmãs, embora sempre role aquela rivalidade besta quando o assunto é futebol.
Muitos brasileiros tem uma visão muito estereotipada sobre o Paraguay. Paraguay é sempre sinônimo de muamba, sacoleiros, contrabando, cultivo e apreensão de drogas e nada mais. É claro que tudo isso existe, sim. Mas meu objetivo aqui é mostrar um pouco o outro lado da moeda, um Paraguay desconhecido pela maioria dos brasileiros.

Na verdade muitos brasileiros que dizem conhecer o Paraguay nunca foram além de Ciudad del Este ou Pedro Juan Caballero, as cidades fronteiriças com maior atividade comercial e que atraem o maior número de consumidores brasileiros avidos por barganhas...

Já estive infinitas vezes no Paraguay, também já morei no país e conheço relativamente bem o território paraguaio de leste (Ciudad del Este) a oeste (Chaco), de norte (Pedro Juan Caballero) a sul (Encarnación), passando por vários pueblitos esquecidos por Deus além da capital Asunción.

Sinto-me totalmente em casa quando estou no Paraguay, embora não saiba falar guarani (só aprendi bobeiras e palavrões!). E uma das grandes peculiaridades no Paraguay é a língua guarani. No país fala-se, oficialmente, espanhol e guarani.Na prática fala-se muito mais guarani do que espanhol. Os paraguaios, quando conversam entre eles, preferem se comunicar em guarani. O espanhol é mais usado em Asunción, no comércio em geral e para comunicação com estrangeiros, basicamente. É o único país do mundo onde fala-se oficialmente guarani. É a pátria guarani. Guarani é tido como língua materna do povo, enquanto o espanhol é tido como língua dos colonizadores.

Em todo o território paraguaio as estações do ano são bem definidas, principalmente o verão e o inverno. Espere temperaturas em torno de 40 graus C durante o verão no país inteiro, assim como temperaturas baixíssimas no inverno, que chegam a ficar negativas em alguns lugares. No inverno as geadas são comuns (é lindo acordar cedo e ver tudo branquinho de gelo lá fora), assim como a neblina que chega intensa e dificulta a visibilidade mesmo durante o dia (chega a ser meio macabro, não devendo em nada aos cenários de filmes de terror, e eu acho um luxo!).

É claro que o Paraguay está longe de ser tão interessante e belo quanto o Chile, Perú, Argentina e Bolívia. Mas se tiver a oportunidade de ir algum dia, não deixe de conhecer o que há de melhor no nosso pequeno e simpático vizinho.. Deixo-lhes algumas sugestões...










quarta-feira, agosto 01, 2007

BOLÍVIA (part II)
















POTOSÍ/SUCRE
O caminho de Potosí a Sucre é espetacular! Passa por uma região de cannyons profundos e é possível observar muitas criações de llamas (ou seriam alpacas ??? - nunca sei a diferença entre esses animais!) e pitorescos e miseráveis pueblitos deitados na beira da estrada...
Peça uma janela quando for comprar a passagem e prepare a máquina fotográfica ou a filmadora...Show de bola!!!

SUCRE
Passei somente algumas horas em Sucre, mas pelo que pude ver a cidade é bonita e mais organizada do que outras cidades bolivianas. De Sucre segui de ônibus para Santa Cruz de la Sierra. Até certa altura a estrada é pavimentada, depois acaba o asfalto e o pó levanta mesmo. O ônibus vai chacoalhando montanha abaixo...

SANTA CRUZ DE LA SIERRA
Nesse trecho final da viagem toma-se o lendário Trem da Morte, que liga Santa Cruz à Puerto Quijarro, fronteira com Corumbá (MS).
Santa Cruz é diferente das outras cidades bolivianas. Tem um ar mais de cidade grande. Há um forte sentimento de "independência" em Sta Cruz. Na verdade a província de Santa Cruz é a mais rica do país, é onde estão localizadas grandes empresas (e o maior número de empregos) e é também uma região de atividades de agronegócios muito lucrativos. Eles dizem que levam o resto da Bolívia nas costas, e por isso pleiteiam uma independência total de Santa Cruz com relação ao "resto" da Bolívia.

Em 2001, quando estive por aqui, a rodoviária era velha, numa região bem decadente, um verdadeiro horror! Hoje já há um novo terminal rodoviário, limpo, mais moderno e organizado e infinitamente mais seguro do que o antigo. Sabe o que é melhor??? O terminal é integrado com a estação de trens, e daí mesmo partem os trens rumo à fronteira com o Brasil. Muito mais prático. Eu, que não dispunha dessa informação, fiquei muito feliz e corri para a fila para comprar minha passagem. Ainda bem que cheguei bem cedinho (6 a.m.) e consegui passagem para o mesmo dia. Às vezes acontece de não se conseguir passagens para o mesmo dia, dependendo do horário que se chega ao terminal para comprar a passagem. Dei sorte!

TREM DA MORTE
Na verdade não há somente uma empresa que opera esse trecho Sta Cruz-Puerto Quijarro. Os preços e horários são variados, dependendo do grau de conforto que se escolher para viajar. Eu escolhi viajar confortavelmente, paguei cerca de US$ 20 pela passagem, mas é um vagão diferenciado, com ar-condicionado, poltronas numeradas, serviço de bordo, poltronas bem confortáveis (reclináveis e acolchoadas), banheiros muito limpos. Nesse vagão, que para os padrões bolivianos é muito caro, viajam basicamente estrangeiros ou bolivianos "endinheirados", por assim dizer. No mesmo trem há vagões mais baratos e menos confortáveis (isso é óbvio, né?). Muitas pessoas dizem que a verdadeira viagem no TREM DA MORTE é feita nesses vagões baratos, ao lado de bolivianos típicos, sendo sugado por pernilongos e passando muito calor durante o percurso... Bom, preferi não arriscar! Hehehe... Afinal, depois de tanto tempo fora de casa já estava precisando de um pouquinho mais de conforto...

Saí de Santa Cruz no fim da tarde e cheguei na fronteira de manhã. Viagem confortável, com patéticos filmes estado-unidenses feitos para imbecilizar, mas bobagem... fazer o que, né? Nem tudo é perfeito!
Não deu para ver muito durante o percurso, pois logo que saímos de Sta Cruz começou a escurecer e só acordei com o nascer do sol, já perto da fronteira...

Em Puerto Quijarro o melhor a ser feito é pegar um táxi para chegar até a rodoviária de Corumbá. Aproveite para trocar o que sobrou de bolivianos com os cambistas que ficam perto do controle de passaportes da polícia boliviana. Pechinche com o taxista, porque eles sempre querem explorar e jogam o preço da corrida nas alturas...Em último caso, divida o táxi com alguém que veio contigo no trem, pois quase todos também tem planos de chegar até a rodoviária para seguir viagem Brasil adentro...

EXPLORAÇÃO NA FRONTEIRA
É incrível, mas os bolivianos acharam uma maneira de tirar vantagem de todos os estrangeiros que entram ou saem do país. Comigo aconteceu na hora de sair, mas já ouvi relatos de pessoas que tiveram de pagar a taxa de "pasabanda" também na hora de entrar na Bolívia. Tudo bem que é pouquinho dinheiro (B$ 10, pouco mais de US$ 1), mas de grão em grão os agentes de migraciones enchem o papo... Nunca, em nenhum dos países que conheci, ouvi falar ou tive de pagar por um visto de controle de entrada/saída. Geralmente os passaportes são carimbados e pronto. Com excessão daqueles países que exigem visto prévio, além do carimbo de entrada e saída (controle de aduanas).

VERGONHA
Feito o controle de passaportes do lado boliviano, segue-se em direção ao controle da Polícia Federal brasileira.Para minha surpresa, a PF estava fechada e não havia um único oficial de plantão. Os taxistas do lado brasileiro nos informaram que os estrangeiros poderiam seguir diretamente para a rodoviária, onde há um posto da PF para controle de entrada e saída de estrangeiros ou senão até a sede da PF, no centro de Corumbá.
ENTÃO É ASSIM A CASA DA MÃE JOANA MESMO!!!
ENTRA-SE EM TERITÓRIO BRASILEIRO E DEPOIS PEGA-SE O VISTO... EXCELENTE PARA TODO TIPO DE FORA-DA-LEI, NÃO? Porque a pessoa pode simplesmente entrar No Brasil e desaparecer, ou comprar uma identidade falsa e ficar morando por aqui. Como já vimos na TV em várias reportagens que mostram esse tipo de "comércio" de venda de documentos existente em quase todas as cidades brasileiras...

GUIA TURÍSTICO EM LA PAZ
Deixo-lhes o e-mail e telefone de Oscar Poma, guia de turismo em La Paz e atrações turísticas próximas. Rapaz muito legal, já morou no Brasil, fala um pouco de português e oferece ótimos preços além de bom serviço.
Entrem em contato com ele. boliviaoscar@hotmail.com ou 00-591-2-2825428

BOLÍVIA (part I)







Povo de Tebas... no meu roteiro de volta ao Brasil vindo do Chile em 2005 a Bolívia estava no caminho.Foi minha segunda visita à Bolivia. Em 2001 também estive em La Paz. A cidade continua a mesma: caótica, suja, barulhenta, cheia de odores estranhos... coisas típicas que toda cidade grande têm, não?
Mas assim mesmo têm muitos encantos!!! Parece-me, à primeira vista, que o povo está mais pobre também. O país passou por muitas agitações políticas e sociais nos últimos tempos...
Desta vez só passei por Copacabana, onde também já estive em 2001, e por isso mesmo não parei. Minha idéia era dar uma volta pelo sul do país, pois não conheci nada naquela região durante a primeira visita.
Meu plano inicial era Oruro/Potosí/Sucre, depois Santa Cruz de la Sierra, para encarar o famoso Trem da Morte.
Em La Paz fiquei só uma noite, para dormir e descansar.

EL ALTO
Geralmente quem chega à La Paz vindo do Chile ou do Perú por via terrestre, e também quem chega de avião passa primeiramente por El Alto, um município acima de La Paz. Desde esse ponto pode-se ter uma bela vista da cidade. Dessa vez consegui tirar umas fotos que ficaram bem bonitas.

ALTITUDE
La Paz é a capital mais alta do mundo (3.650 m acima do nível do mar). Dessa vez, por estar vindo de uma região tão alta quanto, no Perú, nao sofri muito os efeitos (desagradáveis) da altitude. Mas lembro-me que da primeira vez, em 2001, saí de Arica (Chile, nível do mar) em direcao à Bolívia, também de ônibus. Quando cheguei na fronteira, para checar passaportes, era de madrugada, fazia um frio insuportável. Quando desci do ônibus parecia que eu ia morrer. Senti um peso nas pernas, como se os pés pesassem toneladas... e o simples ato de caminhar era um desafio! Me faltava ar, a cabeca doia... resolví ligar para casa para avisar onde estava, e meus pais ficaram muito preocupados, pois mal conseguia falar... De um modo geral, essa é uma sensação comum à quase todos os que se aventuram por essas bandas da Cordilheira dos Andes. Não estamos fisicamente acostumados com a altitude. É claro que cada corpo reage de uma forma diferente, alguns se adaptam mais rapidamente, outros levam uns 2 dias até total aclimatação.
Como disse antes, dessa vez nao senti tanto, porque vim subindo aos poucos, desde que saí do Chile. O único remédio é o MATE DE COCA mesmo. Lembrem-se que usar a folha de coca no Perú e Bolívia nao é ilegal. Faz parte da cultura dos povos andinos. Mas no Chile é considerada ilegal, portanto, se vocês compram a folha no Perú ou Bolívia e vão ao Chile, joguem as folhas fora antes de chegar à fronteira senão é confusão na certa com os rigorosos policiais chilenos...

MATE DE COCA
O mate de coca nada mais é do que uma infusão feita com as folhas de coca, nao têm efeitos colaterais, nao dá nenhum barato... (I´m so sorry to disappoint you, dudes!!!), mas corta totalmente o mal estar causado pela altitude...

FUI ROUBADO EM LA PAZ
Pois é, aconteceu!!! Fui trocar US$ 100 em uma casa de câmbio na Calle Comercio, perto da Plaza Murillo, centro de La Paz e quando saí com o dinheiro fui abordado por 2 caras, que me cercaram. Um deles tinham algo como um canivete (ou faca, sei lá!) na mão, e apertou contra minhas costas. Estava com minhas duas mochilas, uma das quais devia pesar uns 15 quilos. Foi tudo muito rápido, nao notei nenhum detalhe específico em nenhum dos dois. Fiquei nervoso e com muito medo. Carregando todo aquele peso seria impossível tentar correr ou reagir de qualquer maneira. Entreguei o dinheiro e eles se misturaram à multidao ... É claro que notaram o fato de eu ser estrangeiro e já sabiam que não reagiria, já que estava com mochilas e sozinho!!! Foi horrível, fiquei muito chateado, mas acontece... pode acontecer em qualquer lugar! É claro que a miséria que impera na Bolívia faz com que as pessoas se vejam em situações desesperadoras e ajam dessa maneira... Não deixei que esse triste episódio estragasse meus últimos dias de viagem, nem trouxe mágoas com relação ao povo boliviano!!!

ROUBOS EM LA PAZ
Conversei com outras pessoas que também foram roubadas em La Paz, principalmente no centro da cidade. Geralmente esse tipo de coisa acontece de dia, em lugares movimentados, porque é mais fácil para eles escaparem. Um brasileiro me contou que teve a máquina roubada do bolso e nem se deu conta!!! Meu medo maior era justamente que me levassem minha mochila menor, onde estavam minhas duas máquinas, disc man e cds, além do passaporte!!! Por sorte nao fui ferido e fui poupado de aborrecimento maior!!!

HOTEL EM LA PAZ
Dessa vez fiquei no HOSTAL MAYA (Calle Sagárnaga, 334). Bem central, perto da Iglesia San Francisco (linnnnnnnnnnnda!!!). O hostal é limpo, boas duchas quentes e camas confortáveis. Paguei US$10, com café da manha (básico) incluído. Bom preco, boa localização, legal mesmo!!! Da outra vez em que estive em La Paz fiquei no Hostal Florida, que é infinitamente mais barato (US$4) e relativamente interessante, por não estar longe do centro e ter quartos grandes e ducha quente, embora nao inspire muita confiança...

ORURO
Saí de La Paz magoado com o ocorrido e fui dormir em Oruro. Mas a cidade é totalmente desprovida de atrativos turísticos interessantes. Dizem que durante o Carnaval (que acontece na mesma época que o nosso!), a típica "Diablada" atrai milhares de turistas, e aí sim vale à pena visitar a cidade... anyway, fora da época de Carnaval, tire Oruro do planejamento!!! Fiquei hospedado no RESIDENCIAL TURISTA (Av. 6 de Agosto/esquina com Calle Villarroel). O quarto com banheiro, ducha quente e TV à cabo custou US$ 7/pernoite. Há opções mais baratas sem TV (US$ 4). Boas camas, limpo e seguro, staff simpático na recepção. Valeu para dormir gostoso e descancar do pesadelo...

POTOSÍ
O caminho de Oruro à Potosí é lindo, passando por regiões pouco povoadas, mas de extrema beleza no altiplano boliviano. Belas montanhas, um lago grandioso, cannyons profundos...Prepare-se também para aguentar uma centena de vendedores pentelhando durante a viagem!!! Sobem novos vendedores a cada momento, vendendo todas as coisas imagináveis... Se preferir, compre muitas pilhas pro discman ou equivalente (whatever!!!) e curta suas musiquinhas preferidas... Tente, durante todas as viagens de ônibus no Perú e Bolívia, comer e beber o mínimo possível, pois são praticamente inexistentes os ônibus que têm banheiros, por mais longo que seja o percurso!!! Às vezes da uma vontade louca de fazer algo e não há como!!! É um sofrimento ficar se contorcendo, esperando a boa vontade do motorista parar...

Potosí está acima dos 4.000 metros de altitude. Prepare-se para o frio, mesmo durante o dia, durante o ano inteiro. A cidade foi abençoada (ou seria amaldiçoada???) pela presenca do Cerro Rico, um morro de onde os colonizadores espanhóis saquearam tanta prata que, diz a lenda, seria possível construir uma ponte de prata ligando Potosí a Madrid!!!
Potosí foi uma das cidades mais ricas do mundo, daí se explicam as riquezas arquitetônicas que até hoje embelezam a cidade!!! No século XVII a cidade tinha uma população superior a de Madrid, Roma e Paris!!! Até as ferraduras dos cavalos eram de prata naqueles tempos de riqueza e poder!!! Hoje em dia Potosí está empobrecida devido a infinita crise boliviana e seus governantes ineficientes, corruptos e turbulentos. Mas resquícios das glórias do passado se encontram em todos os lugares...

HOSPEDAGEM EM POTOSÍ
Fiquei no ALOJAMIENTO SAN JOSÉ (Calle Oruro, 171). Paguei US$ 3, 50 pela diária!!! Mas vale lembrar que os quartos sao básicos messsssssssmo, camas pouco confortáveis, limpeza à desejar, duchas mornas (e nao realmente quentes, o que pode ser uma verdadeira tortura em um dia um pouco mais frio!!!). Mas é seguro, cheio de europeus, staff amabilíssimo e bem localizada, perto de todas as atrações centrais!!! Para quem não é cheio de frescuras é uma ótima pedida!!! Mas se você espera conforto e glamour, busque outro lugar, velhinho!!!

MÚSICA
Eu, sempre que viajo, levo meu discman e alguns CDs escolhidos à dedo. Prefiro fazê-lo por precaução mesmo, já que muitas vezes sofri com trilhas sonoras desagradáveis pelo caminho... Na Bolívia e também no Perú há muita música folclórica andina, que eu até gosto, mas não para ouvir todo o tempo...O pior mesmo são as regravações do tipo Zezé de Camargo & Luciano cantadas em espanhol!!! Isso, sim, mata!!!

POTOSÍ - CERRO RICO
Sei que a maioria dos viajantes que chegam à Potosí tem como objetivo uma visita às minas ainda em atividade no Cerro Rico. Fui à uma agência de turismo para obter maiores informações, já que meu guia de viagem deixa claro os riscos envolvidos na visita, o que é um pouco assustador para uma pessoa um pouco claustrofóbica como eu!!! É óbvio que me disseram não haver nenhum perigo, mas resolví conversar com outros turistas e descobri que os riscos são reais. Uma turista holandesa tinha sido atropelada dentro da mina por um carrinho que passou em alta velocidade. Ela foi arremessada contra a parede da mina e sofreu várias escoriações por todo o corpo.Achei que não valeria à pena arriscar, prncipalmente porque estava passando por um estágio muito forte de uma gripe que sugou minhas forças...De toda forma, o tour custa cerca de US$ 10. É hábito comprar presentes para os mineiros, que trabalham em condições muito adversas e ganham uma ninharia... Geralmente os turistas levam folhas de coca, refrigerantes e dinamite, que são vendidos nas redondezas do Cerro Rico.O Cerro é bonito, pode ser admirado mesmo do centro colonial de Potosí. Vale à pena fotografar e guardar algumas imagens para a posteridade...

MUSEO CASA DE LA MONEDA
Um dos lugares mais interessantes para visitação em Potosí é o Museo Casa de la Moneda. A visitação guiada custa menos de US$ 2 e dura umas 3 horas. Aí se tem uma noção geral da importância e riqueza que a cidade teve na época da colonização (ou seria exporação???) espanhola. O prédio, por sí só, já vale a visita. É belíssima a arquitetura. Além disso, o museu tem um acervo rico em obras de arte também.

AGÊNCIA IDÔNEA - POTOSÍ
Bom, recomendo a agência de turismo ANDES SALT EXPEDITIONS TOUR OPERATOR para todos os passeios em Potosí. Por ser a agência mais confiável e a que oferece os melhores serviços, os preços são um pouco mais elevados. Porém, compensa pela qualidade dos serviços prestados e pela simpatia do dono (Sr. Raul Braulio) e do staff todo!!! O endereço é Alonzo de Ibañez, 3 - Plaza Principal. Eles também organizam tours ao belíssimo SALAR DE UYUNI, além de trekking e passeios pelas lagoas próximas à Potosí, além de visita às minas e city tour.

BALADINHA EM POTOSÍ
Como não posso deixar de mencionar, aqui vai um endereço de um lugarzinho bem legal em Potosí. É um barzinho/pub chamado LA CHATARRA (Plaza 6 de Agosto). O lugar é muito legal, decoração moderninha, frequentado basicamente por gringos e os descolados locais (por isso mesmo espere preços mais elevados do que em outros lugares, porém não chegam a assustar!!!). Boa música, drinks pesados e muita gente bonita!!! Bom point para flertar um pouquinho...