quinta-feira, dezembro 20, 2007

Adeus 2007!!!






Também parece-me clichê fazer um "balanço dos acontecimentos" a cada fim de ano. Mas agora que rumamos a passos largos para o fim de 2007 fazem-se necessárias algumas observações.

Para mim foi um ano difícil em matéria de relacionamentos pessoais. Compartilhei muito de minha intimidade aqui com vocês no meu blog.
E por maior sofrimento que isso tenha me causado, creio que foi um mal imprescindível.

Sinto-me mais leve a medida em que desabafo. Obviamente o tempo encarrega-se de curar as feridas, embora as cicatrizes permaneçam sulcando a alma para nos lembrar do tamanho e intensidade de cada tombo levado. Aprendi com a dor, com o silêncio, com o isolamento. Sinto-me infinitamente mais sereno agora, capaz de seguir adiante.

Pretendo enterrar em 2007 todas as decepções de ordem emocional assim como os problemas familiares, para começar um novo ano renovado e livre de maus sentimentos.

Que venha, pois, 2008 - ano que nunca imaginei que fosse ver (e viver!).
E que bons ventos soprem em todas as direções, abençoando a cada um de nós, individual e coletivamente.
Boas festas para todos! Adeus 2007! Felicíssimo 2008!!!

segunda-feira, dezembro 17, 2007

Hackers no orkut






Ontem fui surpreendido com o recebimento de alguns recados estranhos no meu perfil do orkut.
Alguns usuários alegavam que tinham ganho comunidades que criei em um jogo proposto por mim. Fui averiguar e percebi que alguém descobriu minha senha e doou todas as minhas comunidades para outras pessoas. Tomei as devidas providências, mas o estrago já estava feito. Perdi todas as comunidades que criei e cultivei com carinho durante anos.
Após denunciar o fato ao staff do orkut, fui informado de que eles nada poderiam fazer para sanar o problema, e me sugeriram que eu criasse novamente comunidades semelhantes as que possuia. Choca-me perceber que até no mundo virtual reina a impunidade, e que espertalhões desse gênero atuem livremente.
Decidi, por pura desilusão mesmo, não criar nem gerenciar mais nenhuma comunidade no orkut, visto que o mesmo pode acontecer a qualquer comento e não terei o devido suporte do staff para recuperar minhas criações.
Deixo aqui esse alerta público para o fato, que - dizem - tem ocorrido com muita frequência nos últimos dias. Portanto fiquem alertas com esses piratas dos tempos modernos. E não deixem de denunciar. Essa é a única arma que temos a nosso favor. Embora nem sempre resulte em solução. Mas calar-se é ser conivente. E isso sim é abominável!

sábado, dezembro 15, 2007

Vanguardismo???

Às pessoas que convivem comigo não escondo minhas opiniões com relação a temas ainda bastante polêmicos em nossa sociedade. Sou sim favorável, dentre outras coisas, a legalização do aborto, a união civil entre pessoas do mesmo sexo, a eutanásia e a descriminalização das drogas.

E antes de ser bombardeado por críticas, explico-lhes as razões pelas quais tomo determinadas posturas e as torno públicas aqui no blog.

Porém antes de analisá-las sob meu ponto de vista faz-se necessário ressaltar que não devemos misturar posições políticas com idéias religiosas de nenhuma espécie. O Estado, em tese ao menos, é laico. Na prática nossos políticos tendem a nos impor leis baseadas em crenças religiosas particulares, o que não me parece justo pois nem todos professamos da mesma fé.
Sempre deveria haver um consenso baseado em dados científicos e nas aplicações práticas das leis vigentes. Isso seria o correto. E nessa questão ainda estamos a engatinhar, visto que há um lobby cristão (seja católico ou evangélico) muito forte a pressionar políticos e opinião pública nesse país cada vez que ameaça-se tratar de "temas tabus". Nesse quesito a Holanda é de longe o único país mundial com legislação exemplar, digno de louvor pela posição laica do Estado na criação e aplicação de leis.

Não adianta tapar o sol com a peneira: apesar da lei (moral ou legal) proibir, milhares de mulheres abortam a cada ano em clínicas clandestinas, sem a mínima infra-estrutura de higiene. Muitas morrem em decorrência desses procedimentos mal-feitos por pessoas desqualificadas profissionamente. Talvez um eficaz planejamento familiar evitasse ou minimizasse essa decisão mais radical, no entanto muitas famílias - principalmente as de baixa renda - não tem acesso as informações e métodos contraceptivos corretos. Além disso, penso que cada pessoa é livre para escolher o que é melhor para sí e o correto momento de ter filhos. Até as religiões preconizam o chamado "livre-arbítrio". Portanto cabe a mulher decidir se e quando quer procriar.

No caso da união civil entre pessoas do mesmo sexo, nada é mais justo! O homossexualismo existe, assim como casais homossexuais estáveis existem, independentemente da sociedade julgar correto ou não. Essa é apenas uma das formas possíveis de amor. E esses casais precisam ser amparados pela lei em igualdade com casais heterossexuais, já que a lei prevê que todos os cidadãos são iguais em direitos e deveres. Portanto, por uma questão de justiça, não deve haver párias! A ciência, há tempos, comprovou que o homossexualismo não é doença como muitos ainda pensam. Nem uma perversão qualquer. É apenas uma variante sexual, que deve ser respeitada por todos. Com a legalização da união civil torna-se mais fácil resolver muitos problemas básicos (como aquisição de bens e imóveis, abertura de conta conjunta, herança em caso de morte de um dos cônjuges, direito a plano de saúde, etc...) pelos quais casais heterossexuais não passam. Descomplica muito o dia-a-dia. Tenho acompanhado pela imprensa nos últimos anos vários avanços em leis municipais e estaduais nesse sentido, o que torna possível uma legalização federal do assunto mais adiante.

Quanto a eutanásia, sou favorável sob determinados aspectos, visto que muitos pacientes que sofrem de doenças degenerativas crônicas assim como aqueles que vegetam por anos em leitos, ligados a aparelhos que mantém vivos somente alguns sinais vitais deles teriam a abreviação de seus sofrimentos físicos.
O desgaste emocional seria infinitamente menor para pacientes e familiares também. É óbvio que um laudo comprobatório emitido por uma junta médica idônea seria pré-requisito para o processo final. Mas creio que, apesar da frieza com que analiso alguns casos, determinados "fios de vida" são degradantes e tristes. Daí sai minha opinião favorável sobre a legalização da eutanásia em casos extremos.

Já com relação a descriminalização das drogas, tenho ressalvas, por tratar-se de questão de maior complexidade e ser infinitamente mais delicada. Mas cabe dizer, antes de mais nada, que não legislo em causa própria: não uso drogas nem trafico! E geralmente essa é a primeira acusação para cima de todos aqueles que ousam propôr esse tema.
Creio ser necessário achar um caminho do meio para se trilhar. Da forma como está não dá. É ineficaz e inoperante. Talvez acabar com a figura do traficante e com a violência social decorrente do narcotráfico já seria um alívio para todos os setores da sociedade. E o caminho para isso seria uma política inteligente de redução de danos para viciados aliado a uma ressocialização de detentos envolvidos com tráfico e consumo. Claro que também seria necessária uma reorganização e reeducação das polícias, um amplo trabalho social nas comunidades dominadas pelo tráfico e uma efetiva presença do Estado junto as camadas mais vulneráveis da população. Sei que isso é um trabalho de longo prazo e dispendioso para o Estado. Mas parece-me o pontapé inicial para grandes , significativas e duradouras mudanças.

Opino como um simples cidadão, que gostaria de viver em um mundo melhor e mais justo.

É isso! Divagações, sim! Vanguardismo, talvez! Utopia, sempre!




terça-feira, dezembro 11, 2007

TORMENT STRIKES AGAIN...

Decidi retomar a análise esta semana, após fugir da minha psicóloga por um bom tempo.
É hora de remexer em meus demônios interiores, que cismaram em me atormentar com maior intensidade nos últimos dias.

Definitivamente já não tenho mais o grandioso poder de ressurgir das cinzas com facilidade como tinha antes, sem ajuda. Me é dificílimo juntar os cacos e recomeçar. Minha realidade atual e o sofrimento dela decorrente é irreversível, eu sei. Mas pode e deve ser minimizado. E é atrás dessa medida paliativa que saio em busca agora. Reconhecer esse estado depressivo e procurar auxílio já me parece um bom começo, embora o caminho a ser percorrido até uma possível estabilidade emocional seja árduo e longo.

Curiosamente esse fluxo negativo de sensações me alcançam em um momento relativamente bom e positivo:

- é fim de ano, época que gosto muito, e época em que geralmente há boas vibrações sendo emanadas no ar para o ano vindouro;

- acabo de fazer um check-up completo e estou gozando de plena saúde física, aliás nunca estive tão bem nos últimos anos;

- consegui um trabalho voluntário que me trouxe novas perspectivas e certamente me trará muita satisfação pessoal em 2008;

- retomei minha caminhada diária e tenho me alimentado equilibradamente;

- aclarei alguns quesitos de ordem pessoal que há tempos mantinham-se a flutuar no ar como negras nuvens que prenunciam feia tempestade;

- desafoguei sentimentos funestos que há tempos ancoravam em mim;

- tenho ao meu lado minha mamma querida, um anjo onipresente, além de outras pessoas divinas que me amam de verdade!

Então, por essas e por outras, apesar das turbulências, considero que 2007 foi um ano bom, de renovação em muitos aspectos cruciais. Já 2008 será o ano da reconstrução, ano de trabalho e conquistas, com as bençãos dos céus!

Preciso sim trabalhar algumas questões, principalmente a fobia social e a auto-estima, que são ardências incômodas que me incapacitam imensuravelmente.

Trabalhar esse acúmulo de descontentamentos e amarguras acumulados durante toda esta existência é um desafio tremendo de difícil resolução. Creio que essa sim seja minha maior missão para 2008. E só cabe a mim tentar lidar com isso da melhor e mais sábia maneira possível. Façam-me votos de boa sorte. Vou precisar!

segunda-feira, dezembro 10, 2007

BALADAS - RECIFE

É óbvio que há muitas opções de balada no Recife, para todos os gostos, com todo tipo de público. Cito algumas que conheci. Algumas servem como dicas, outras como alerta... Decida por si mesmo! E se joga... para chacoalhar o esqueleto:

1) JARDINS
(Av. Domingos Ferreira, 2045 - Boa Viagem)

A casa é um misto de restaurante, bar e boate. Reúne público que varia de acordo com os shows e/ou DJs que animam a noite, mas no geral é composto por mauricinhos/patricinhas (muitos deles apenas wannabe, é óbvio... daqueles que vão com o $ contado mas fazem carão de VIP, sabe?). Bom, resumindo, só indico mesmo para quem curte esse tipo de ambiente e de gente, o que definitivamente não é meu caso. Os preços variam de acordo com o evento, mas não assustam.


2) METRÓPOLE
(R. das Ninfas, 125 - Boa Vista)
www.metropoledance.com.br

Essa é, em minha opinião, a única boate GLS frequentável da cidade. Apesar do som geralmente ser medonho (só drag hits, affffffff!!!), a casa é frequentada por gente bonita e descolada. Um bom lugar para flertar e dar uns beijos.

3) NOX
(Av. Domingos Ferreira, 2422 - Boa Viagem)
www.clubnox.com.br

Apesar de ter o mesmo defeito do Jardins (o maldito público mauricinho / patricinha - wannabe rich / wannabe clubber), pelo menos a Nox traz bons DJs sempre e é a melhor opção para quem curte música eletrônica de verdade (e não essas porcarias que tocam em FMs e o povo equivocado teima em chamar de techno!). A casa é pequena e lota. E a melhor idéia é se colocar (como preferir fazê-lo!) e invadir a pista com vontade e sem se importar com o povinho que frequenta. Boa dica para dançar!

4) MKB
(Praça Bispo Cardoso Ayres, 06, Boa Vista)

Essa é a "boate popular" GLS do Recife. Grande, lotada, cheia de todo tipo de gente. Música detestável. A extensão da casa das bichinhas poc-poc daqui. Evite, se gostar de um ambiente mais seleto!

sábado, dezembro 08, 2007

Dicas gastronômicas - Recife/PE

Recife, como toda cidade de grande porte, oferece uma variedade de bons restaurantes, bares, bistrôs e até mesmo botecos simples com comidinhas deliciosas.

Listo alguns dos lugares que já conheci e gostei:

1) CARNE-DE-SOL DO CUNHA
(R. Maria Carolina, 273 - Boa Viagem)

A especialidade da casa, como o próprio nome diz, é a carne-de-sol. Comida farta com acompanhamentos deliciosos e preços justos são os atrativos desse restaurante.

2) ILHA DA KOSTA
(R. Padre Bernardino Pessoa, 50 - Boa Viagem)

O cardápio variado reúne pratos à base de aves, carnes, peixes, crustáceos e massas. Eu opino que o melhor da casa são os peixes. Preços acessíveis e justos pela boa qualidade da comida.

3) SOCALDINHO GUAIAMUM
(Av. Conselheiro Aguiar, 112 - Pina)

Bom lugar para tomar uma cerveja gelada e um caldinho, além de observar o vai-e-vem de gente. Quando a casa está muito lotada é necessário ter um pouco de paciência com os garçons! E em dias de jogos prepare os ouvidos para muitos gritos!

4) GUAIAMUM GIGANTE
(R. Dr. José de Góes, 299 - Paranamirim)

Como o próprio nome diz, a especialidade da casa é o guaiamum, considerado por muitos o melhor da cidade. Mas as ofertas de pescado no cardápio são variadas - e uma melhor que a outra. Espere filas homéricas nos fins de semana e preços um pouco mais elevados, por causa da boa fama do restaurante.

5) CASA DE BANHOS
(Arrecifes de Brasília Teimosa - Pina)

Além da bonita localização, entre o mar e o rio, o restaurante oferece uma linda vista do miolo central da cidade. Boas opções de comida - principalmente peixes e frutos do mar. Preços bons.

6) ANJO SOLTO
(Galeria Joana D´Arc - Av. Herculano Bandeira, 513 - Pina)
www.anjosolto.com.br

Originalmente uma creperia, mas cumpre dignamente a função de barzinho. Ambiente charmoso, decoração de bom gosto apurado, música sempre de boa qualidade. Público de vanguarda e descolados em geral inumdam os vários ambientes que compõem a casa. Pencas de gente bonita. A melhor opção para se iniciar a noite. Obrigatório!

7) PANQUECAS
(Rua da Guia, 93 - Recife Antigo)

Barzinho cool frequentado por gente moderna. A especialidade da casa são as panquecas, de todos os tipos e gostos imagináveis. Deliciosas! Prove! Aos sábados à noite um DJ anima o local com boa música e o povo improvisa uma pistinha de dança. Bem legal a vibe do lugar e dos frequentadores.

8) KIOSKE DO ÉDEN
(Orla de Brasília Teimosa - Pina)

Kioske de praia, simples mas eficiente! Simpatia dos proprietários garantida! Diversão barata e certa! Prove os caldinhos, o melhor do Recife!

sábado, dezembro 01, 2007

01/Dezembro: Dia mundial de luta contra a AIDS!!!



Há mais de 20 anos o HIV/AIDS está entre nós.

No ano de 1981 foram identificados os primeiros casos nos Estados Unidos. No ano seguinte cientistas conseguiram definir melhor a doença e suas formas de transmissão. De lá para cá a sindrome ceifou a vida de milhões de pessoas mundo afora, e em meio a muita incerteza, dor e preconceito, o vírus silenciosamente agiu ignorando fronteiras territoriais, classes sociais, raças, idades, crenças religiosas e orientações sexuais.

Felizmente com o avanço da medicina e a fabricação de drogas eficientes, o HIV perdeu o status de "bicho-papão" e a AIDS é hoje uma doença crônica controlada através de adesão correta ao tratamento prescrito pelos infectologistas. As perspectivas científicas são animadoras: há vacinas em fase de testes e as estatísticas mais recentes demonstram que os soropositivos que fazem uso regular dos anti-retrovirais ganham em qualidade de vida e que a incidência de mortes causadas pelo HIV ou pelas infecções oportunistas decorrentes do vírus decresce a cada ano.

O Brasil, com seu eficiente programa nacional anti-HIV/AIDS, é exemplo mundial de excelência no tratamento da enfermidade. Há distribuição gratuita da medicação, ampla rede de apoio clínico e laboratorial assim como um importante trabalho de conscientização e prevenção sendo feito a nível nacional. A informação e o uso dela ainda são as armas mais eficientes contra o vírus.

Recordo-me que há algum tempo atrás lí um artigo interessantíssimo sobre HIV/AIDS, escrito pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, um dos maiores símbolos brasileiros na luta contra a doença e contra o preconceito. Ele dizia que a AIDS "era a doença mais espetacular produzida ao longo da história da humanidade" porque ela nos fez lembrar que a morte é inevitável para todos e além disso ela nos fez encarar assuntos que até hoje são tabus em nossa sociedade, como, por exemplo, os variados comportamentos sexuais e o uso de drogas injetáveis.

Essa doença expõe ainda nossas fraquezas e preconceitos, desnuda nosso falso moralismo e questiona nossa pseudo-modernidade e tolerância. A AIDS é sim uma doença revolucionária nesse sentido, e por ter esse poder de chacoalhar valores é muito útil. Cabe a nós essa oportunidade para apreendermos a lição que ela traz em suas entrelinhas e aprendermos a ser mais solidários, conscientes e acima de tudo mais humanos.

Longa vida a todos os soropositivos! E que muito em breve surja a notícia de uma cura definitiva para esse mal!

http://www.aids.gov.br/

http://www.qualsuaatitude.com.br/