sábado, janeiro 19, 2008

Aquecimento Global



Ultimamente a mídia tem sido bombardeada com previsões catastróficas sobre as condições climáticas mundiais. E o aquecimento global é um assunto em voga, abertamente discutido e amplamente analisado no meio acadêmico/científico e pela sociedade como um todo, visto que é um tema abrangente e que afeta a todos nós.

Percebo nitidamente os dois lados da moeda: há aqueles que exageram no pessimismo e decretam o fim da vida em nosso planeta já nas próximas décadas, assim como há outros que preferem ignorar os fatos em nome de um suposto desenvolvimento industrial.

Os países desenvolvidos e mais industrializados são os maiores poluidores do meio-ambiente, e consequentemente os maiores causadores do aquecimento global. Como decorrências imediatas temos o derretimento das calotas polares, o aumento do nível dos oceanos e todas as mudanças climáticas desregradas que se tornam mais comuns a cada dia e que, lastimavelmente, atingem primeiramente os habitantes de países subdesenvolvidos.

O único consenso até o momento é o equilíbrio. É necessário que políticos e empresários ajam com responsabilidade ecológica para que desenvolva-se e implante-se definitivamente um amplo programa de desenvolvimento sustentável, com troca de experiências eficazes e úteis entre todas as nações. E que cada um de nós possamos desenvolver na vida cotidiana hábitos racionais no uso dos recursos naturais, que são escassos e finitos, tais como economia de água e energia, assim como implantarmos seriamente uma política de reciclagem dos materiais reutilizáveis, a começar pelo lixo doméstico que produzimos diariamente, para causarmos o menor impacto possível no bem-estar de nosso planeta.

Somente assim, unidos e participativos, poderemos evitar problemas maiores para as futuras gerações e ganharmos em qualidade de vida!

sábado, janeiro 12, 2008

Paraíba






























Aproveitamos a visita da caríssima Alessandra, que passou as festas de fim de ano aqui em Recife conosco, para visitarmos pela primeira vez a Paraíba. Eu, particularmente, já tinha estado na Paraíba uma vez. Fui ano passado, na época da festa junina, para o interior - Campina Grande e outras cidades naquela região. Mas nenhum de nós 3 não conhecíamos a capital nem o litoral do estado. Então foi pura descoberta!

Fomos eu, minha mãe e a Ale. E elas se mostraram duas ótimas companheiras de viagem o tempo todo. Fizemos lindos e agradabilíssimos passeios!

O litoral sul paraibano é fantástico!

Saindo de João Pessoa, a impressionantemente limpa e simpática capital, passamos pelo Farol do Cabo Branco e pela Ponta do Seixas (o ponto geográfico mais oriental do Brasil, onde o sol nasce primeiro) e rumamos ao sul até a praia naturista de Tambaba. Pelo caminho o que se vê é uma sequência de praias paradisíacas, lindas falésias coloridas e paisagens exuberantes! Cenários inesquecíveis e cinematográficos.

Dentre os lugares que visitamos, meus favoritos foram as praias do Amor e de Coqueirinho. Sem mencionar, é claro, a apresentação do saxofonista Jurandy, ao pôr-do-sol, na praia do Jacaré em João Pessoa. Uma experiência emocionante!

Passeios altamente recomendados aos que visitam o estado. Fica aí a dica. E também algumas fotos para ilustrar esses momentos, já que dizem por aí que uma imagem vale mais que mil palavras.

quarta-feira, janeiro 09, 2008

Ano novo, vida velha?!?!?

"... caminante, no hay camino
se hace camino al andar..." - Antonio Machado

Mais um novo ano se inicia. E após o fim da euforia dos festejos a sensação que permeia todo o meu ser é um grande dissabor com relação as pessoas e uma tremenda desesperança.
O ano é novinho em folha, porém os problemas - já antigos - migraram para 2008 e sarcasticamente teimam em me importunar. Estou intensamente infeliz enquanto nada acontece. Vida empacada, rotina tediosa, relações pessoais desgastadas e fragilizadas. Tudo isso exerce uma pressão muito negativa sobre mim. E já não tenho paciência para aguardar melhoras, pois opino que não há mais nada a ser esperado mesmo. Creio que é chegada a hora de fazer escolhas, tomar atitudes, romper laços rotos, efetuar mudanças significativas. Não pretendo desperdiçar mais tempo em tamanha mesmice. Aqui sinto-me acuado, tolhido. E isso é uma grande ofensa para meu espírito, que é livre por natureza e convicção. Mudanças virão, definitivamente. Se serão acertadas ou equivocadas só o tempo dirá. Impossível e intolerável é manter-me imóvel / imobilizado como estou nesse momento, oprimido por essas circunstâncias desagradáveis. Cansei. Quero um 2008 diferente, mais simples, mais feliz, mais meu!