segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Morro da Conceição - Recife



Fui conhecer o Morro da Conceição na semana passada.

Ele fica na zona norte do Recife, era parte do bairro de Casa Amarela, mas tornou-se bairro autônomo há algum tempo. Para se chegar lá em cima pode-se ir de carro, táxi ou tomar o ônibus Morro da Conceição próximo do Cais de Santa Rita. O local é bastante movimentado durante o dia e aparentemente não há perigo em relação a segurança. Há um módulo policial perto da imagem da santa.

O nome Morro da Conceição deve-se ao monumento em honra à Virgem da Conceição.
Populares, moradores do bairro, me informaram que a bonita imagem de Nossa Senhora da Conceição tem 5,5 metros de altura, pesa mais de uma tonelada e foi trazida da França.

O lugar é ponto de peregrinação para fiéis, um lugar de romaria que reune milhares de devotos, principalmente no início do mês de dezembro. Essa é uma das maiores festas religiosas de Pernambuco. Dizem que a programação é extensa e mistura novenas, missas e procissão com festa profana, como não poderia deixar de ser.

Lá de cima tem-se uma bonita vista da cidade do Recife.

Deixo como dica para almoço ou lanche o Bar da Geralda, perto da quadra de futebol. A propietária, simpática e gentil, faz o atendimento nas mesas e conversa com os clientes. Comida farta, caseira, gostosa e barata. É também um ambiente agradável para se tomar uma cerveja gelada nos dias mais quentes.

domingo, fevereiro 24, 2008

Revivescer é o verbo!

Findo o Carnaval, o ano realmente começa em todo o Brasil. E surgem as novidades também em minha vida.
Desde o fim de 2007, em busca de emprego, enviei uma centena de curricula vitae. Algumas escolas me chamaram. Fiz provas, entrevistas e participei de treinamentos em algumas delas. Por fim, me dei ao luxo de poder escolher onde trabalhar!
Optei por duas escolas de idiomas nas quais me senti mais à vontade. Gosto de trabalhar e estar onde sinto-me bem, onde percebo que o ambiente de trabalho é agradável. Rendo mais dessa forma.
Retomar minha vida profissional como professor de inglês, após 2 anos sem lecionar, é fantástico.
É uma troca muito enriquecedora. Estou feliz, verdadeiramente. Sinto-me útil novamente. E gosto de ter compromissos e demonstrar que sou responsável, confiável e capaz. Os elogios já começam a surgir e me motivam a seguir adiante e dedicar-me cada vez mais.
Além disso tenho um projeto paralelo ainda meio secreto, comentei com poucas pessoas porque gosto de ver as coisas acontecerem antes de alardear.
No âmbito pessoal tenho feito novas amizades e tenho aproveitado meu tempo livre para conhecer lugares novos.
Todas essas atividades me afastaram um pouco da internet, principalmente do blog, que exige maior concentração. Mas voltarei a escrever com maior frequência, como fazia antes, a partir de agora. É isso, pessoal, até breve!

domingo, fevereiro 17, 2008

Carnaval 2008
















Pois bem, o Carnaval desse ano foi bastante atípico para mim.
Não sou o tipo de pessoa que gosta de brincar Carnaval. Na verdade essa sempre foi uma festa que me causou certa ojeriza, um período do ano no qual aproveitava para ler um bom livro ou simplesmente para desconectar-me do mundo.
Mas esse ano, um pouco movido pela insistência de algumas pessoas e um tanto pela curiosidade, resolvi sair da toca e participar de alguns festejos carnavalescos. Fui como mero espectador, já que não brinco Carnaval, mas estive lá, de corpo presente, em meio ao povo. E foi uma experiência interessante.
Fui ao famoso Galo da Madrugada, considerado o maior bloco de Carnaval do mundo, e que esse ano reuniu cerca de 2 milhões de foliões na área central do Recife. Engana-se quem imagina que fiquei em um camarote. Não! Estava no meio do povo, na multidão mesmo. A sensação inicial é um misto de receio, euforia, desconforto e emoção. Mas pega-se o jeito rapidamente e depois é só aproveitar.
Fui também conferir a folia em Olinda. Estive no desfile do bloco das Virgens de Olinda e em alguns shows e apresentações interessantes, tanto em Olinda quanto nos pólos descentralizados do Recife.
O Carnaval daqui caracteriza-se pela multiculturalidade e pelo acesso universal e democrático. Todos se divertem igualmente, lado a lado - brasileiros e gringos, brancos, negros e índios, ricos e pobres, gays e héteros. Outra particularidade do Carnaval daqui é a vastidão de rítmos e sons, meticulosamente planejado para agradar a todos os gostos. Além dos predominantes frevo, maracatu e blocos líricos (com marchinhas antigas), houve também samba, MPB, caboclinhos, reisado, ciranda, world music, forró, música eletrônica, afoxé, manguebeat, etc... Vale mencionar os shows gratuitos de grandes nomes da música brasileira, tais como: Marisa Monte, Elza Soares, Elba Ramalho, Paralamas do Sucesso, Alcione, Alceu Valença, Moraes Moreira, Chico César, Vanessa da Mata, Nação Zumbi dentre outros. E até mesmo uma participação especial do francês Manu Chao!
Houve policiamento ostensivo, o que inibiu bastante brigas e outros delitos comuns em grandes festas populares. Eu, particularmente, não presenciei nada do gênero durante meu intenso tour pelos lugares de grande aglomeração.
O Carnaval no Recife é bonito de se ver! As pessoas se fantasiam e brincam, as famílias e amigos se reunem e se divertem. Definitivamente é uma festa de paz e riso, bem organizada e que ganha maior destaque na mídia nacional e internacional a cada ano que passa. Felizardos somos nós, que moramos aqui e fazemos parte disso tudo.
www.carnavaldorecife.com.br

PS: Estou duplamente feliz, porque além de tudo o que relatei e vivi aqui, minha escola de samba favorita do Rio de Janeiro, a Beija-Flor de Nilópolis, ganhou novamente o título lá na Sapucaí. Salve Beija-Flor!

quarta-feira, fevereiro 13, 2008

Delay!


Novamente desapareci, não? Postagens atrasadas, mas muitos assuntos pendentes acumulados. Minha vida sofreu mudanças consideráveis desde o início desse novo ano, e isso é o motivo principal de minha longa ausência. São os obrigações da vida real a consumir meu tempo. Mas em breve organizarei tudo e aos poucos retomarei a contrução desse blog. Portanto, aguardem novidades em breve. Abraços aos leitores fiéis e também aos meros curiosos que acessam frequentemente.