terça-feira, setembro 30, 2008

A reforma da língua portuguesa



Ontem ví nos noticiários novidades sobre as novas regras da língua portuguesa, que devem começar a ser implementadas imediatamente, porém de forma gradativa para que aspessoas se habituem com as modificações.
Haverá uma simplificação com respeito ao uso das pontuações, principalmente.
As mudanças incluem o fim do trema e devem trazer mudanças em até 2% do vocabulário brasileiro.

Cito abaixo detalhes sobre tais mudanças:

HÍFEN
Não se usará mais:
1. quando o segundo elemento começa com s ou r, devendo estas consoantes serem duplicadas, como em "antirreligioso", "antissemita", "contrarregra", "infrassom".
Exceção: será mantido o hífen quando os prefixos terminam com r -ou seja, "hiper-", "inter-" e "super-"- como em "hiper-requintado", "inter-resistente" e "super-revista"
2. quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com uma vogal diferente. Exemplos: "extraescolar", "aeroespacial", "autoestrada"

TREMA
Deixará de existir, a não ser em nomes próprios e seus derivados

ACENTO DIFERENCIAL
Não se usará mais para diferenciar:
1. "pára" (flexão do verbo parar) de "para" (preposição)
2. "péla" (flexão do verbo pelar) de "pela" (combinação da preposição com o artigo)
3. "pólo" (substantivo) de "polo" (combinação antiga e popular de "por" e "lo")
4. "pélo" (flexão do verbo pelar), "pêlo" (substantivo) e "pelo" (combinação da preposição com o artigo)
5. "pêra" (substantivo - fruta), "péra" (substantivo arcaico - pedra) e "pera" (preposição arcaica)
ALFABETO
Passará a ter 26 letras, ao incorporar as letras "k", "w" e "y"

ACENTO CIRCUNFLEXO
Não se usará mais:
1. nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos "crer", "dar", "ler", "ver" e seus derivados. A grafia correta será "creem", "deem", "leem" e "veem"
2. em palavras terminados em hiato "oo", como "enjôo" ou "vôo" -que se tornam "enjoo" e "voo"

ACENTO AGUDO
Não se usará mais:
1. nos ditongos abertos "ei" e "oi" de palavras paroxítonas, como "assembléia", "idéia", "heróica" e "jibóia"
2. nas palavras paroxítonas, com "i" e "u" tônicos, quando precedidos de ditongo. Exemplos: "feiúra" e "baiúca" passam a ser grafadas "feiura" e "baiuca"
3. nas formas verbais que têm o acento tônico na raiz, com "u" tônico precedido de "g" ou "q" e seguido de "e" ou "i". Com isso, algumas poucas formas de verbos, como averigúe (averiguar), apazigúe (apaziguar) e argúem (arg(ü/u)ir), passam a ser grafadas averigue, apazigue, arguem

GRAFIA
No português lusitano:
1. desaparecerão o "c" e o "p" de palavras em que essas letras não são pronunciadas, como "acção", "acto", "adopção", "óptimo" -que se tornam "ação", "ato", "adoção" e "ótimo"
2. será eliminado o "h" de palavras como "herva" e "húmido", que serão grafadas como no Brasil -"erva" e "úmido"

As alterações foram discutidas entre os oito países que usam a língua portuguesa como idioma oficial - uma população estimada hoje em 230 milhões - e têm como objetivo aproximar essas culturas. Se vai haver uma uniformidade maior só o tempo dirá. Eu mesmo precisarei voltar a estudar português para não virar uma pessoa arcaica.

sexta-feira, setembro 26, 2008

Ausência...

Povo de Tebas... tenho andado ausente do meu blog, sei bem. Desculpem-me pela falta de novas postagens e atualizações. O acúmulo de compromissos e a falta de tempo são as causas principais.
Talvez um pouco de falta de assunto também contribua, enfim...
Algumas decepções com pessoas, alguns problemas, algumas novidades, algumas certezas e algumas dúvidas... basicamente este é o resumo da ópera, que detalharei mais adiante, em outras ocasiões.
Vou tornar-me mais introspectivo e fechado ao mundo exterior, é assim que crio mais textos e me conheço melhor. Portanto aguardam e comentem os futuros assuntos.
Ci vediamo...

sexta-feira, setembro 12, 2008

Bullying



Nos últimos tempos tenho visto na mídia um bombardeio de notícias sobre bullying.

Não sabe do que se trata? Pois bem, são aquelas medonhas zombarias e perseguições que existem nas escolas ou nos locais de trabalho há anos.

Geralmente as vítimas de bullying destoam da maioria, seja de modo comportamental ou por algum detalhe físico. Então o que se segue são brincadeiras de mal gosto, agressões verbais e físicas, humilhações e tortura psíquica.

O termo bullying vem da palavra inglesa bully, que significa brigão, tirano, valentão.

Mas ganhou a conotação atualmente empregada de agressão física, verbal ou psicológica que um indivíduo exerce sobre o outro.

Na verdade é um nome novo para um problema antigo que foi sumariamente ignorado durante décadas.

O bullying reflete uma profunda crise de valores e total desrespeito ao que é diferente.

E vale lembrar que muitos dos valores pregados no lar refletem-se automaticamente na criação dos filhos e nas atitudes e posturas que eles adotam nas ruas. Família intolerante geralmente gera filhos intolerantes.

Eu mesmo fui vítima de bullying na escola por causa de minha sexualidade. Sofri em silêncio. Fui humilhado e agredido em várias ocasiões. Fui vítima das maiores atrocidades e não tinha à quem recorrer. Houve épocas em que não era nem sequer possível sair da sala de aula na hora do intervalo ou ir ao banheiro por conta das zombarias e das brincadeiras de mal gosto que me eram aplicadas.

Desisti de concluir o Segundo Grau (atual Ensino Médio) por causa da pressão, e tive que concluí-lo através de Supletivo (atual EJA).

Um conselho aos pais é que mantenham-se atentos ao comportamento de seus filhos no dia-a-dia, para que não sejam opressores nem oprimidos por bullying.

Não desejo que outros passem pelas mesmas experiências desagradáveis que já vivenciei.

segunda-feira, setembro 08, 2008

Programação da Parada Gay do Recife - 2008






Povo de Tebas... no próximo domingo, dia 14/09, é dia de fervo forte aqui em Boa Viagem, zona sul do Recife. Teremos a Parada da Diversidade Sexual para celebrar o Orgulho Gay.


Este ano o desfile vai levar para a avenida o tema "Pernambuco Sem Homofobia: Criminalização Já". O tema reforça a mobilização para que o PLL 122 que criminaliza a homofobia seja aprovado pelo Senado.


O lançamento oficial dos preparativos da parada acontece no dia 11 de setembro, na Assembléia Legislativa, a partir das 14h.


A programação da Parada Gay de Recife não é tão extensa como de outras capitais do Sul e Sudeste mas já vale como manifestação e serve para maior visibilidade da comunidade gay local.


Segue a programação completa dos eventos da semana:


VII PARADA DA DIVERSIDADE DO RECIFE


Data: domingo, 14 de setembro de 2008.


Concentração: Av. Boa Viagem em frente ao Hotel Savaroni


Horário de início: 9 horas


Horário de saída: 13 horas


Horário previsto para o final: 18 horas


Programação que antecede a Parada:


- 23 de agosto: SEMINÁRIO DIVERSIDADE SEXUAL Local: SINDSERPE - Av. Fernandes Vieira - 67 - Boa Vista Horário: das 9 h às 17 h
- 28 de agosto: AUDIÊNCIA PÚBLICA - FAMÍLIA E LESBIANDADE Local: Assembléia Legislativa de Pernambuco - 6º andar Horário: a partir das 14 horas (Celebrando o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, que é no dia 29 de agosto)
- 30 de agosto: TORNEIO DE FUTEBOL DE CAMPO FEMININO Local: na avenida do Forte - Na praça dos Torrões - Campo do 15
- 11 de setembro: LANÇAMENTO DA 7ª PARADA DA DIVERSIDADE DO RECIFE Local: Assembléia Legislativa de Pernambuco - 6º andar Horário: 14 horas


TRIOS DURANTE A PARADA:


- Trio da ONG Leões do Norte


- Trio da ONG PAPAI


- Trio do Programa DST AIDS


- Trio das Profissionais do Sexo e Lésbicas


- Trio Metrópole


- Trio Nosso Jeito Bar


- Trio Thânya Tumulto




Neste fim de semana pretendo conferir a movimentação, já que é novidade para mim, pois nunca participei de Parada Gay em Pernambuco. Torço um pouco o nariz para as Paradas atuais, acho que viraram grandes micaretas cheias de héteros equivocados, mas anda assim vou arriscar mais uma vez.




PS: Escolhi a foto do triângulo cor-de-rosa por ser o símbolo da comunidade gay mais antigo que se tem notícia, datado do período da Segunda Guerra Mundial.


Durante o regime nazista na Alemanha, o parágrafo 175 da lei germânica de 1935 proibia relações homossexuais. No âmbito dessa lei, estima-se que 25 mil pessoas tenham sido enviadas para prisão entre 1937 e 1939 e depois, para campos de concentração.


Naquela época a sentença aplicada era a esterilização, geralmente através da castração. Em 1942, Hitler ampliou a punição para morte.


Cada prisioneiro nos campos de concentração tinha um triângulo colorido invertido para indicar a razão de sua prisão. Algum dos mais comuns eram o vermelho para prisioneiros políticos, verde para criminosos comuns, dois amarelos para judeus, preto para crimes anti-sociais e rosa para homossexuais.


Aos prisioneiros com triângulos rosa eram dadas as piores tarefas e eram o foco de ataque de outros prisioneiros, assim como dos guardas da prisão. A estimativa de homens gays assassinados durante o regime nazista alcança mais de 100.000 pessoas.


Quando a guerra terminou, os prisioneiros homossexuais permaneceram encarcerados, já que o Parágrafo 175 ainda era lei vigente na Alemanha Ocidental até sua revogação em 1969.


Nos anos 70 o triângulo rosa começou a ser conhecido como símbolo do movimento de direitos gay. É um símbolo facilmente reconhecido e serve como recordação da opressão e preconceito constantes sofridos pelos gays.


O triângulo rosa é um símbolo da frase "Nunca esqueça, nunca de novo". O triângulo rosa também foi adotado pelo ACT-UP (AIDS Coalition To Unleash Power) como seu símbolo. Eles inverteram o triângulo para simbolizar "uma luta ativa é melhor do que um destino de resignação passiva".


______________________________________

Fui à Parada do Recife. Achei interessante, animada como todas as Paradas Gay mundo afora. É quando elas se soltam. A estimativa de público girou entre 50 e 80 mil pessoas no total. Apesar do clima "micareta hétero" que todas as Paradas tem na atualidade ainda simpatizo com o evento. Rí, me diverti, bebi e foi bom meu debut na Parada Gay em Pernambuco, após 3 anos sem participar de nenhuma. A última tinha sido em Santiago do Chile, em 2005.

Fervo, close e alegria para celebrar a ampla diversidade sexual humana.

Viva!