quinta-feira, outubro 16, 2008

O Hinduísmo: informações gerais para principiantes

O Hinduísmo é uma religião que se originou, como o próprio nome sugere, na Índia.
De forma mais abrangente, o hinduísmo abrange o bramanismo, e de forma mais específica refere-se ao mundo cultural e religioso, ordenado por castas, na Índia.
Entre as suas raízes está a religião védica que é a mais antiga tradição religiosa do mundo.
É formado por diferentes tradições e composto por diversos tipos, e não possui um fundador.
Estes tipos, sub-tradições e variadas denominações fazem do hinduísmo a terceira maior religião mundial, com aproximadamente um bilhão de fiéis.
São vastas as escrituras sagradas do hinduísmo, e dividem-se em shruti ("revelado") e smriti ("lembrado"). Em geral discutem a teologia, filosofia e a mitologia hinduísta, e fornecem informações sobre a prática do dharma (vida religiosa).
Entre estes textos os Vedas e os Upanishads possuem a primazia na autoridade, importância e antiguidade. O Bhagavad Gītā é um tratado do Mahabarata, narrado pelo deus Krishna, e costuma ser definido como um sumário dos ensinamentos espirituais dos Vedas.
Os hindus acreditam num espírito supremo cósmico, que é adorado de muitas formas, representado por divindades individuais.
O hinduísmo é centrado sobre uma variedade de práticas que são vistos como meios de ajudar o indivíduo a experimentar a divindade que está em todas as partes, e realizar a verdadeira natureza de seu Ser.
A teologia hinduísta se fundamenta no culto aos avatares (manifestações corporais) da divindade suprema, Brahma.
Particular destaque é dado à Trimurti - a trindade sagrada constituída por Brahma, Shiva e Vishnu.
Tradicionalmente o culto direto aos membros da Trimurti é relativamente raro - em vez disso, costumam-se cultuar avatares mais específicos e mais próximos da realidade cultural e psicológica dos praticantes, como por exemplo Krishna, avatar de Vishnu e personagem central do Bhagavad Gita.

O hinduísmo contemporâneo pode ser subdividido em diversas correntes principais. Dos seis darshanas (divisões históricas originais), apenas duas escolas (a vedanta e a yoga) sobrevivem.
As principais divisões do hinduísmo hoje em dia são o Vishnuismo, o Shivaísmo, o Smartísmo e o Shaktísmo. A imensa maioria dos hindus atuais podem ser categorizados sob um destes quatro grupos, embora ainda existam outros, cujas denominações e filiações variam imensamente.
Alguns estudiosos dividem as correntes do hinduísmo moderno em seus "tipos":
- Hinduísmo popular, baseado nas tradições locais e nos cultos das divindades tutelares, praticado em nível mais localizado;
- Hinduísmo dharmico (moral diária), baseado na noção de karma, astrologia, nas normas de sociedade como o sistema de castas e os costumesde casamentos.
- Hinduísmo vedanta, baseado nos Upanishads e nos Puranas;
- Bhakti (devocional), especialmente o Vishnuísmo;
- Hinduísmo bramânico védico, tal como é praticado pelos brâmanes tradicionalistas;
- Hinduísmo iogue, baseado especialmente nos Yoga Sutras.

As crenças hinduístas incluem o dharma (ética hindu), samsāra (o contínuo ciclo do nascimento, morte e renascimento), karma (ação e consequente reação), moksha (libertação do samsara) e as diversas yogas (caminhos ou práticas).
O hinduísmo repousa sobre o fundamento espiritual dos Vedas, conjunto de escritos religiosos, sendo por isso mesmo conhecido como o Dharma Veda, além dos escritos meditativos destes, os Upanishads, e os ensinamentos de diversos gurus que viveram ao longo dos tempos.