sexta-feira, janeiro 30, 2009

O caso Cesare Battisti



Nos últimos dias temos visto notícias sem fim nos meios de comunicação brasileiros sobre o italiano Cesare Battisti.
A polêmica toda é causada pela decisão do governo brasileiro em conceder status de refugiado político ao ex-militante de esquerda.
O governo e o povo italiano protestam duramente, mas o presidente Lula diz que não voltará atrás com relação ao asilo político de Battisti.

Para entender melhor o caso Battisti, basta dar uma olhada na cronologia histórica que cito abaixo:

Battisti nasce no ano de 1954.

No ano de 1976 nascia na Itália o grupo guerrilheiro radical de esquerda Proletários Armados Pelo Comunismo (PAC). Fundado em oposição às Brigadas Vermelhas, conta com inúmeros dissidentes das brigadas. Seus principais líderes e idealizadores são Sebastiano Masala e Arrigo Cavallina.

Em 1978 acontece o sequestro e assassinato do líder democrata-cristão Aldo Moro pelo grupo guerrilheiro Brigadas Vermelhas. Battisti integrava o Proletários Armados Pelo Comunismo (PAC). Após o assassinato de Aldo Moro a opinião pública italiana volta-se em peso contra os grupos armados.

Em 1979 Battisti é preso em Milão, acusado pela morte de um joalheiro. Dois anos depois, em 1981 é condenado na Itália a 12 anos e 10 meses de prisão por "participação em bando armado" e "ocultação de armas". No mesmo ano, ele foge para França, onde permanece por um breve período.

Em 1982 foge para o México. Durante sua temporada no país colabora com jornais, funda a revista literária Via Libre e organiza a primeira Bienal de Artes Gráficas no México.

Em 1985 o então presidente francês François Mitterrand se compromete a não extraditar os ex-ativistas de extrema esquerda italiana sob a condição de que abandonem a luta armada e em 1991 a França nega o pedido italiano de extradição de Battisti .

Em 1993 Battisti é condenado à prisão perpétua pela Justiça de Milão por quatro "homicídios hediondos", contra um guarda carcerário, um agente de polícia, um militante neofascista e um joalheiro.

Em 2001 Battisti pede naturalização francesa e um ano depois a Itália pede a extradição de Battisti ao governo francês.

Em 2004 a justiça francesa decide pela extradição de Battisti, o que gera grandes protestos de intelectuais, artistas e políticos franceses de esquerda. A sentença tem apoio do presidente Jacques Chirac. Inicia-se uma longa discussão jurídica sobre a extradição, alimentada por infinitos recursos de advogados, até que Battisti é libertado e mantido sob vigilância. Porém por não se apresentar à polícia, Battisti cai na clandestinidade e foge para o Brasil.

Daí sim o país passa a ser o cenário do caso que tem causado tanta polêmica e ganho tanto espaço na mídia nacional. Advogados entram com recursos, que são rejeitados, e a ordem de extradição para a Itália torna-se definitiva.

Em 2005 o Conselho de Estado da França autoriza a extradição e seus advogados recorrem à Corte Européia de Direitos Humanos.

Em 2006 é feita a anulação do pedido de naturalização francesa, que havia recebido uma decisão favorável.

Em 2007 Battisti é preso no calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro.

Em 2008 o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) rejeita por 3 votos a 2 o pedido de refúgio de Battisti. A defesa do italiano recorre ao ministro da Justiça, Tarso Genro, para tentar obter o status de refugiado, o que poderia garantir-lhe o direito de viver livremente no Brasil.

Agora em 2009 acontecem as cenas dos próximos capítulos do caso Battisti: o ministro Tarso Genro concede refúgio político a Battisti e autoridades italianas reagem com indignação.

O presidente da Itália, Giorgio Napolitano, envia carta ao presidente Lula dizendo-se 'espantado' com a decisão da justiça brasileira. Lula é alvo de protesto na Itália, porém alega que decisão está amparada pela Constituição Federal Brasileira.

Procurador brasileiro opina e recomenda que pedido de extradição seja arquivado e por fim a Itália chama embaixador de volta à Roma para discutir o caso, o que dá a entender um início de turbulências nas relações diplomáticas tão fraternas entre Brasil e Itália.

quarta-feira, janeiro 28, 2009

Boy George é condenado...


Um de meus ídolos de adolescência, o cantor britânico Boy George foi condenado agora em janeiro de 2009 pela justiça inglesa a cumprir 15 meses de prisão por manter em cárcere privado o garoto de programa norueguês Audun Carlsen, que ele conheceu através da internet.

O julgamento do ex-vocalista do Culture Club ocorreu em dezembro, mas o juiz David Radford só deu a pena nesta sexta.

O episódio aconteceu em 2007 e ganhou espaço na mídia sensacionalista mundo afora.

Boy George teria acorrentado Carlsen ao muro de sua casa em Londres e o teria agredido. O cantor, obviamente, nega as acusações.

Boy George alcançou o auge da fama nos anos 80. Era vocalista da banda Culture Club e sua imagem andrógina não passava desapercebida. A banda produziu hinos que tocam até hoje em rádios e casas noturnas, tais como Karma Chameleon e Do you really want to hurt me?

Boy tem um longo histórico de escândalos sexuais e problemas relacionados ao uso abusivo de drogas. Em 2006 já tinha sido condenado a prestar serviços comunitários em Nova York por ter feito uma denúncia falsa de furto e ter sido pego com cocaína.


quinta-feira, janeiro 15, 2009

A perpetuação de Chávez?



A Assembléia Nacional da Venezuela aprovou por maioria uma proposta de emenda constitucional que permitirá que o atual e polêmico presidente Hugo Chávez concorra à reeleição sem limite de mandatos.

O atual mandato de Chávez, seu segundo consecutivo, terminará em 2012.

A emenda também termina com as restrições ao número de vezes em que os políticos locais podem concorrer à reeleição.

A proposta vai para o Conselho Nacional Eleitoral, que tem um mês para convocar um referendo e legitimar ou não tal emenda.

O resultado da votação já era esperado, visto que o legislativo é majoritariamente controlado pelo Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV).

Os partidos de oposição ao governo Chávez argumentam que a votação foi inconstitucional, pois uma proposta similar para reeleição ilimitada já tinha sido votada e rejeitada em dezembro de 2007.

Chávez e seus partidários alegam que sua continuação no governo é necessária para garantir o futuro da revolução socialista no país.

Será a perpetuação de Chávez no poder? É um claro indício de nova ditadura sul-americana? Violação ao princípios da democracia? Polêmica no ar novamente...

quinta-feira, janeiro 08, 2009

Shows internacionais no Recife - 2009



O Brasil este ano recebe grandes artistas internacionais. E a cidade do Recife sedia alguns destes shows. Há alguns já confirmados e outros meramente especulados. De toda forma basta torcer para que seja verdade e que a lista se amplie mais e mais. Vale lembrar que agendas de shows podem eventualmente mudar, portanto a lista abaixo serve apenas como referência básica.

CONFIRMADOS
IRON MAIDEN - 18 DE MARÇO
ALANIS MORISSETTE - 30 DE JANEIRO
SIMPLE PLAN - 21 DE MARÇO
MOTORHEAD - 17 DE ABRIL
BLAZE BAYLEY - 16 DE JANEIRO



ESPECULADOS

RANCID -ABRIL
SONIC YOUTH - ABRIL
DANKO JONES - NOVEMBRO
ALICE IN CHAINS - NOVEMBRO
WILCO - ABRIL
PENNYWISE - NOVEMBRO

Confesso que gostei de Alanis e Sonic Youth. São 2 shows que devem valer à pena. O resto não me agrada ou não faz meu gênero. Pena que Radiohead fique restrito ao circuito Rio/São Paulo... eles sim eu queria ver ao vivo... sonho de consumo!