terça-feira, março 17, 2009

Clodovil




Morreu no dia de hoje Clodovil Hernandes, nascido em Elisário, interior de São Paulo, no dia 17 de junho de 1937.

Filho adotivo de um casal de imigrantes espanhóis (Domingo Hernández e Isabel Sánchez), nunca conheceu seus pais biológicos.

Foi educado em um colégio interno por padres católicos e falava francês e espanhol fluentemente, além de português.

Foi um polêmico apresentador de TV, e mais recentemente, político brasileiro (deputado federal).

Apesar da origem humilde, instruiu-se e começou a carreira de costureiro cedo, quando mudou-se definitivamente para São Paulo capital.

Teve uma carreira brilhante, consagrando-se como o maior estilista de sua geração. Seu talento foi reconhecido por mulheres de variadas origens sociais, desde artistas até empresárias e socialites. Em 1960 ganhou o cobiçado premio Agulha de Ouro.

Consagrado como estilista nas décadas de 60 e 70, foi chamado a trabalhar na televisão, onde também virou modismo imediato, permanecendo por mais de de quarenta anos na TV. Foi apresentador de vários programas em diversas emissoras.

Como estilista, tornou-se conhecido no país e no exterior.

Como premiado figurinista de teatro, Clodovil trabalhou como ator e possuia registro como cantor e ator.

Era inteligentíssimo e culto, e tinha como característica típica seu humor sarcástico, mas foi conhecido muito mais por suas polêmicas, não só por ser gay assumido, mas pricipalmente por suas declarações indelicadas, muitas vezes dirigidas contra outros famosos. Entre outras polêmicas, ficam acusações de racismo e antissemitismo.

Foi candidato ao cargo de deputado federal em 2006 e tornou-se o terceiro deputado federal mais votado do Brasil, com 493.951 votos.

Foi irônico em campanha, com frases como: "Vocês acham que eu sou passivo? Pisa no meu calo para você ver..."

Tornou-se então o primeiro homossexual assumido a ser eleito deputado federal.

Apesar de ser gay declarado, manifestou-se contra a Parada do Orgulho GLBTS e contra o casamento gay e o movimento homossexual brasileiro.

Após trocar de partido, quase perdeu o mandato, mas foi absolvido por unamidade.

Clodovil Hernandes foi encontrado desfalecido ao lado de sua cama ontem de manhã.

Foi levado ao hospital já com diagnóstico de AVC hemorrágico, em coma.

Hoje foi constatada sua morte cerebral.

Clodovil está sendo velado na Assembleia Legislativa de São Paulo e será sepultado amanhã no Cemitério do Morumbi, na capital paulista, amanhã, ao lado de sua mãe.

quarta-feira, março 11, 2009

06/03: o feriado pernambucano que ninguém conhecia!

Sexta-feira passada (06/03) foi feriado estadual em Pernambuco. Mas ninguém sabia me dizer que feriado era... por não ser daqui desconhecia totalmente a data, e achei curioso que os locais também não soubessem me informar. Daí fui em busca da informação...

Comemora-se a data Magna de Pernambuco, escolhida para homenagear a Revolução Constitucionalista de 1817, ocasião em que foi proclamada a República em Pernambuco, que entrava para a história por ser o primeiro estado brasileiro a garantir a independência provisória da metrópole Portugal.

A chamada Revolução Pernambucana, também conhecida como Revolução dos Padres, eclodiu em 6 de março na então Província de Pernambuco.

Dentre suas causas destacam-se principalmente: a crise econômica regional, o absolutismo monárquico português e a influência das idéias Iluministas, propagadas pelas sociedades maçonicas.

À medida que crescia a revolta contra a opressão portuguesa, crescia também o sentimento de pariotismo dos pernambucanos, ao ponto de passarem a usar nas missas aguardente no lugar do vinho e hóstia feita de mandioca em substituição ao trigo, como forma de marcar a sua identidade.

Portanto, aí está a resposta para a dúvida não só minha, mas de muitas pessoas que moram no estado de Pernambuco.

quinta-feira, março 05, 2009

Abuso sexual atroz!

Parece mentira, mas não é...

Uma menina de 9 anos de idade, moradora do agreste pernambucano, engravidou de gêmeos após ser estuprada pelo padrasto de 23 anos. A vítima sofria abusos sexuais desde os 6 anos de idade. O padrasto, um trabalhador rural, foi preso. Na delegacia confessou também abusar de uma irmã da vítima, portadora de deficiência.
Com autorização da mãe da criança e apoio de ONGs locais, foi realizado um aborto, induzido por medicamentos. Após a intervenção, o estado de saúde da garota é estável.


O aborto obviamente aconteceu em meio à polêmica envolvendo o pai da garota, evangélico e radicalmente contra o procedimento, e histeria generalizada por parte da igreja católica.
O arcebispo de Olinda e Recife, Dom José Cardoso Sobrinho, condenou a interrupção da gravidez.
Segundo ele, todos os envolvidos no aborto estão excomungados da igreja.

Até quando os hipócritas religiosos fecharão os olhos para a realidade nue e crua de nossa sociedade bárbara? Me assusto com tamanha mediocridade de pensamento...