domingo, abril 26, 2009

Quem tem medo de Caio F.?




Se estivesse vivo agora em 2009, Caio Fernando Abreu, nascido em Santiago do Boqueirão, cidade do interior gaúcho, completaria, no próximo dia 12 de setembro, 61 anos.
Caio F., forma que usava para se auto-intitular, em clara referência ao romance Cristiane F., morreu no dia 25 de fevereiro de 1996, vítima de complicações decorrentes do vírus HIV.
Em vida foi brilhante escritor e jornalista, ganhador de vários prêmios literários no Brasil e no exterior.
Escreveu poemas, peças teatrais, romances, novelas, crônicas e contos.
Brindou-nos com fabuloso legado literário, ainda não muito reconhecido e prestigiado como realmente merecia sê-lo.
Caio foi um gênio mal compreendido tanto pelo público quanto pela crítica.
Foi censurado por várias vezes e após ser perseguido pela ditadura militar, exilou-se na Europa.
Era extremamente inteligente. Leu e escreveu compulsivamente até sua morte.
Marginal e um tanto auto-biográfica, sua obra nos fala sobre
a angústia, a solidão e a confusão ideológica que marcaram as décadas de 70, 80 e 90, as fraquezas humanas, os desejos sexuais mais ocultos e vulgares, os vazios existenciais de personagens cheios de conflitos psicológicos, a maçante rotina das grandes cidades, a frieza do ser humano.
Abertamente homossexual, fez de sua obra um espaço de culto ao amor sem preconceitos. Rompia totalmente com esses valores pré-estabelecidos por nossa hipócrita sociedade judaico-cristã. Falava de amor de uma forma linda, mas quase nunca com final feliz.
E mantinha uma postura firme com relação aos detalhes de sua vida privada, sem medo de opiniões alheias nem das consequências do que falava ou escrevia.
Foi um dos
um dos grandes expoentes da literatura brasileira contemporânea ao expôr cruamente toda a verdade e a sujeira que a maioria das pessoas teimam em ocultar.
Caio F. vende hoje mais do que vendia em vida. Sua obra tem sido republicada, várias encenadas nos teatros. Talvez as pessoas estejam a acordar para o imenso talento que perdemos. Antes tarde do que nunca. Que falta você nos faz, Caio!

domingo, abril 19, 2009

Os piratas modernos...




De repente só se fala nisso: os piratas que atacam na costa da Somália.
A cada dia novas embarcações atacadas e mais pessoas saqueadas e sequestradas. Um drama em alto mar.
Mas longe daquela idéia de piratas de tapa-olho, perna de pau, papagaio no ombro e ataques com espadas, os piratas atuais são bem equipados, usam armas automáticas, facas e até granadas além de lanchas de alta velocidade para fazer a abordagem.
As áreas mais perigosas do mundo para se navegar são a Somália, o Golfo do Áden e a costa da Nigéria. Porém há relatos de ataques em outras áreas do planeta, incluindo o Brasil.
A região do Golfo do Áden e da Somália é uma importante rota entre o oceano Índico e o mar Mediterrâneo, estratégica para o transporte mundial. Por alí cruzam vários navios e outras embarcações que atravessam o Canal de Suez, no Egito.
Os piratas usam o território somali como base pois o país não tem governo desde 1991. Desde então, a Somália vive em guerra civil, que já matou milhares de pessoas. E a costa somali tornou-se local de pesca ilegal, crimes ecológicos e contrabando.
O modus operandi só se sofisticou: antes restrito à costa, agora os piratas atacam até em alto mar.
Já existe uma força multinacional que patrulha as águas da região, mas que não consegue, efetivamente, controlar todo o mar da região.

quinta-feira, abril 16, 2009

O papai Fernado Lugo



Em 2008, foi eleito no Paraguai o presidente Fernando Lugo.

Ex-bispo católico e teólogo, mexeu com a cena política local. Renunciou ao cargo religioso para candidatar-se ao cargo político e acabou com um longo período de governo do Partido Colorado.

Pois agora surge nas manchetes de jornais mundo afora um pequeno escândalo: a existência de um filho do ex-religioso, fruto de um relacionamento que manteve enquanto ainda era bispo da província de San Pedro.

Lugo já reconheceu a paternidade da criança de quase dois anos.

A Igreja Católica paraguaia pediu perdão pelos pecados dos seus membros, numa clara referência ao presidente do país.

As opiniões nas ruas do país se dividem. Alguns se dizem envergonhados, outros elogiam a coragem de Lugo em assumir e enfrentar a questão.

Eu, por ter morado durante tempos em território paraguaio, sei exatamente o que esse escândalo significa para uma sociedade ainda bastante hipócrita e supostamente católica fervorosa.

segunda-feira, abril 06, 2009

O babado é certo: A morte de Vanessão!











Virou hype no www. youtube.com o vídeo com a travesti Vanessão, de Rondônia.

O vídeo, muito engraçado pela situação inusitada e recheado de bordões gays falados pela meiga em sí, deliciou internautas e tornou-se sucesso instantâneo na internet. Muitas comunidades foram criadas no orkut em homenagem à diva pop e várias versões remixadas do vídeo foram lançadas.

http://www.youtube.com/watch?v=OjdFsDo3hjY

Mas o que pouca gente sabe é que ela foi assassinada há quase um ano em Ariquemes, cidade vizinha de Ji-Paraná (RO).

Ela ganhou seus 5 minutos de fama após ter a vídeo-reportagem policial publicada na internet.

Segundo o vídeo com o relato da mesma, ela teria cobrado R$ 40,00 para fazer sexo oral com um rapaz embaixo de uma árvore, em uma BR. Ele pagou apenas R$ 20,00 e ela quebrou a moto dele, o que os fez serem levados à delegacia onde o vídeo foi gravado.

Vanessão entra para a vergonhosa lista de assassinatos de homossexuais e travestis no Brasil, crime corriqueiro e quase sempre sem punição.

Vanessão nos fez rir de sua própria vida nada fácil e era um retrato fiel do lado B que muitos teimam em não enxergar. Marginalizada e vítima de escárnio, sem expectativa de futuro melhor, batalhava para ganhar uns trocados em busca da própria sobrevivência, mas não sem perder o ar de alegria que caracteriza a maioria dos gays, apesar do preconceito e ignorância alheias.

Descanse em paz, Vanessão. Você foi em vida você mesma, atitude que muitos não tem.

PS: Surgiu um novo vídeo, também no youtube, e também filmado em uma delegacia, que pode pôr em dúvida a morte de Vanessao. Agora já nao sei mais de nada! Se alguém souber ou conhecer essa trava-diva, avise-me por favor!!!

quinta-feira, abril 02, 2009

Brasil anistia estrangeiros ilegais

Já foi aprovado pelo Senado o projeto de lei que garante residência provisória aos estrangeiros que moram irregularmente no Brasil.
O mesmo projeto de lei já tinha sido aprovado anteriormente pela Câmara dos Deputados.
De acordo com o texto, terá direito a residência provisória o estrangeiro que tenha ingressado no Brasil até 1º de novembro de 2008. O requerimento de residência provisória será expedido pelo Ministério da Justiça e terá validade de dois anos.
Neste prazo, o imigrante que desejar permanecer no Brasil deverá dar entrada ao processo de residência permanente.
Por causa das modificações feitas pelo Senado, a anistia terá de ser novamente apreciada pela Câmara.
Serão beneficiados pelo projeto estrangeiros que ingressaram clandestinamente no país, os admitidos regularmente, mas que estejam com prazo de permanência vencido, e imigrantes que não completaram os trâmites burocráticos necessários para obter a condição de residente permanente.
O projeto prevê uma série de exigências para a obtenção do benefício. Entre elas, que o estrangeiro apresente declaração, sob as penas da lei, de que não responde a processo criminal ou foi condenado criminalmente, no Brasil ou no exterior.
O requerimento de residência permanente só poderá ser efetuado 90 dias antes do término da validade da Carteira de Identidade de Estrangeiro provisória. Para a efetivação da permanência no país o imigrante terá, também, que preencher uma série de requisitos, tais como: exercício de profissão ou emprego lícito ou a propriedade de bens suficientes à manutenção própria e de sua família; inexistência de débitos fiscais e de antecedentes criminais no Brasil e no exterior; ou não ter se ausentado do território nacional no prazo superior a 90 dias consecutivos durante o período de residência provisória.
A residência provisória ou permanente, de acordo com o projeto, será anulada se, a qualquer tempo, seja constatada a falsidade nas informações prestadas pelo estrangeiro.
Muitos estrangeiros, principalmente latino-americanos, enxergam na anistia uma possibilidade de regularização e permanência definitiva em território brasileiro. É a chance que muitos aguardavam...