segunda-feira, abril 26, 2010

Pela perda de alguém muito especial...





Como a maioria de vocês devem ter notado, e aos que presenciaram pessoalmente meu sofrimento, minha ausência de postagens no blog e meu desestímulo por muitas das coisas que me pareciam interessantes tem um motivo: o assassinato de um grande amigo.

Jefferson Vieira Santos era seu nome de batismo, ou Jepp como preferia ser chamado, ou ainda Chatinho como eu gostava de chamá-lo, embora na verdade eu fosse infinitamente mais chato do que ele na maioria das vezes!

Foi covardemente assassinado com 2 tiros a queima-roupa na zona norte da cidade do Recife, local onde morava, no dia 09/02/2010 (uma terça-feira, bem no início das comemorações carnavalescas).

A notícia de sua morte me pegou de surpresa (uma má surpresa, logicamente!), e me foi dada no dia 10/02, logo cedo, através de um amigo que tínhamos em comum, pelo MSN. Como imaginei tratar-se de uma brincadeira de mau gosto, liguei para ver se conseguia falar com ele. Sua tia atendeu e me confirmou a fatalidade.

Fiquei em estado de choque, por 2 motivos: por nunca ter perdido uma pessoa tao próxima, que estava comigo (ou que ao menos se comunicava comigo) praticamente todos os dias e pela bestialidade de sua morte. A violência urbana me apavora. Mata-se por futilidades, como se a vida humana nao tivesse nenhum valor, nenhuma importância. Me choca perceber o mundo desta forma!

A graca do Carnaval acabou para mim, e o Recife passou a ser uma cidade que me sufocava a cada minuto, pois todos os lugares por onde estivemos, que frequentamos juntos e por onde vivemos tantos momentos intensos de cumplicidade, felicidade e prazer faziam com que eu me lembrasse dele e me deprimisse amargamente mais e mais. Foi por causa desta dor que sentia, e que carregarei para sempre dentro de mim, que decidi sair do Recife e voltei para a Europa. Sei que minha atitude pode parecer covarde para muitos, e na verdade as fugas sao mais fáceis do que enfrentar a realidade mesmo, mas eu nao tinha forças para continuar no Recife.

Dia 05 de abril de 2010 ele faria 19 anos, partiu tão jovem, aos 18! É atroz!

Hoje, com mais serenidade, mas eternamente ferido pela perda, faço preces e sei que ele as recebe lá onde está. A saudade será eterna. E tento nao sofrer nem chorar mais, apesar de lamentar e questionar sua morte prematura. Para conseguir ter um pouco de mais estabilidade emocional guardo em minhas memórias apenas as boas lembrancas dos momentos que vivemos juntos, e daí tiro forças para seguir adiante. Desejo aos seus familiares e amigos muita fé, e peço que facam o mesmo que eu, que guardem e lembrem apenas da energia positiva que ele nos transmitia, pois ele viverá eternamente em nossos corações!



Jefferson Vieira Santos

05/04/1991

09/02/2010






PS: Chatinho, você foi uma das melhores e mais interessantes pessoas que conheci em minha vida. Você tinha uma das qualidades que mais admiro em um ser humano: atitude! Fosse para o que fosse, você estava pronto e fazia acontecer!

Embora muitos de nossos gostos nao fossem parecidos, você fazia com que cada encontro fosse especial e único, se divertia e me divertia. "Tirava onda", como você costumava dizer.

Eu confiava plenamente em ti, e você nunca me decepcionou. Me deu provas sinceras de amizade, carinho e respeito como poucas pessoas já fizeram até hoje. Nunca pilantrou comigo, embora tenha tido todas as chances de fazer o que bem entendesse de mal contra mim.

As pessoas costumam dizer que quando alguém morre, vira santo! Nao creio nisso... Também enxergava tuas falhas, mas todos somos seres humanos, e cometemos erros durante nossas caminhadas.

Eu, particularmente, intuia algo. Inclusive por intuir que alguma coisa estava errada em tua vida te fiz 2 propostas para que você saísse de onde morava, e você nao aceitou.

Disse-me que sentiria falta dos amigos, da família. Quando eu soube o motivo de tua morte, não vou negar que me chateei contigo por não ter aberto o jogo para mim. Eu jamais me negaria a te ajudar, da forma que fosse necessária. Mas exigiria mudanças, e como você me conhecia tão bem já sabia disso, daí resolveu encarar a situação sozinho, e pagou com a vida por tua teimosia. Mas até nisso te entendo, embora nao concorde com tua postura.

Quero te dizer - e sei que você sabe e sente aí onde está agora - que te amo e sinto uma falta tremenda de ti: do teu riso solto e fácil, das tuas brincadeiras, de nossas conversas regadas a muita cerveja, de tuas pequenas crises de ciúme que me faziam rir, do teu jeito "galeroso" de ser, de tua implicância com algumas pessoas que eventualmente cruzavam nosso caminho, de tua coragem em enfrentar quem quisesse "tirar onda" conosco, do meu "sentinela", que me cuidava quando eu ia ao banheiro para que ninguém mexesse comigo ou tentasse me roubar, da intimidade que era perfeita, enfim... Nos mínimos detalhes, você era o cara para mim!

Seguir sem ti é uma dura batalha diária. Mas agora terá que ser assim. Que nossa sintonia perdure para sempre, apesar de estarmos em planos diferentes agora. Que Deus te abençoe e cuide de ti aí! Fica com Deus, te levo dentro do meu coração, para sempre!


Dicas Madrid - (o restante)



Dentre várias outras atrações de Madrid, destaco ainda estas, que devem estar presentes no roteiro básico de todo viajante que passe por aqui:

Um grande e belo parque para ser visitado em Madrid é o Buen Retiro (estação Buen Retiro do metrô). Criado no séc. XVII para que a Corte Espanhola tivesse um lugar de diversão ao ar livre, é hoje em dia bastante popular entre madrileños e turistas. Tem um belo lago com pedalinhos, monumentos e estátuas, bares e o lindo Palácio de Cristal dentro de sua área. O único cuidado que deve-se tomar é com os vários imigrantes ilegais africanos, que podem ser vistos desde a saída da estação de metrô e andando dentro de todo o parque, sempre em atitude suspeita. A maioria comercializa drogas alí dentro. Caso tenha algum problema com eles, nao hesite em chamar a polícia ou buscar ajuda.
O Templo de Debod (estação Ventura Rodriguez do metrô) é uma construcao egípcia do séc II a. C. e que foi trazida do Egito e remontada em Madrid. Juram os espanhóis que ganharam o Templo do governo egípcio em troca da construção de uma represa. Acredite quem puder! Polêmicas a parte, a visita é bastante interessante e apresenta artefatos egípcios de grande beleza.
O mercado El Rastro (metrô La Latina) acontece aos domingos e é o local ideal para comprar "regalos" e produtos mais "alternativos" em suas barraquinhas. Um passeio bem legal!
E a Plaza Monumental de Las Ventas (estação Ventas do metrô) é o lugar para se assistir as polêmicas touradas, que geralmente acontecem aos domingos. Se quiser conferir vá cedo para pegar a fila e ver se consegue ingressos, sempre bastante disputados!
Desculpem-me pelo que nao foi mencionado ou simplesmente nao conheci. Estas dicas, que imagino serem de alguma forma úteis, valem apenas como sugestão aos que venham, para terem uma idéia sobre planejamento. Aproveitem Madrid!
PS: O bairro de Lavapiés é incrível, cosmopolita, cheio de imigrantes de todos os países imagináveis. Um ótimo lugar para caminhar, ver e ser visto. Ou comer algo e beber em um de seus muito barzinhos. Só nao se incomode com a ampla oferta de drogas. Os caras que vendem abordam os turistas o tempo todo para oferecer drogas. É só desconversar ou não dar atençao. Mas nao é uma região perigosa por causa disso e merece muito ser visitada.

domingo, abril 25, 2010

Dicas - Madrid (área central)



Em Madrid há a possibilidade de fazer um bom passeio e conhecer atraçoes imperdíveis da cidade com umas caminhadas, principalmente na área central, indicada obviamente aos não-preguiçosos.

Pode-se tomar como início a Puerta del Sol (estação Sol do metrô), uma praça grande onde está o símbolo da cidade, "El oso y el madroño" (O urso e o blueberry, em português). Ah, antes que me perguntem, blueberry é uma árvore frutífera típica da Europa que não tem tradução ao português...
Na Puerta del Sol sempre há artistas de rua em busca de uns trocados, centenas de turistas do mundo todo e uns estranhos michês (a maioria estrangeiros, da América Latina ou do Leste Europeu) em busca de clientes. Após a parada para tirar fotos na Puerta del Sol siga pela Calle Mayor até chegar na belíssima Plaza Mayor, de 1619.

A Plaza Mayor, com sua arquitetura majestosa, merece, além de muitas fotos, um café ou uma cervejinha (de acordo com o clima da época) em um dos muitos bares que a rodeiam. Esqueça do tempo, aproveite o visual do lugar e veja o povo passar!
Só por curiosidade, em uma rua próxima da Plaza Mayor, a Calle de los Cuchilleros, fica o Restaurante Botín, um dos melhores de Madrid e, segundo o Guiness Book, o mais antigo em funcionamento contínuo do mundo, desde 1725.

Perto da Plaza Mayor, um pouco mais adiante, ainda na Calle Mayor, está a Plaza de la Villa, que era um mercado mouro nós séculos X e XI. Na Plaza de la Villa, o portal gótico da Torre de los Lujanes impressiona, assim como a Casa de Cisneros e o jardim de flores em frente.

Do outro lado da rua, em frente a Plaza de la Villa, está o Ayuntamiento de Madrid (Prefeitura).

Se der fome, ainda na Calle Mayor, já de volta à Puerta del Sol, há o Museo del Jamón, loja especializada em sanduíches de presunto: bons, fartos e baratos!
Outro passeio legal e perfeitamente possível à pé é dar uma volta pela Calle Fuencarral (metrô Gran Via) e olhar vitrines de lojas de conceituadas (e caras) marcas mundiais. Se nao tiver dinheiro para comprar, ao menos percorra a Fuencarral e admire vitrines. Se achar sofrimento desnecessário ver e não poder comprar pule esta parte do roteiro e siga pela Gran Via.
A Gran Via é uma larga e pomposa avenida central, onde há belos edifícios, dentre os quais cito o prédio da Telefónica (na esquina da Calle Fuencarral com a Gran Via), o Edifício Metropolis, o Banco de España, o Palácio de Comunicaciones e o Instituto Cervantes.
Para se ver tudo isto nao se paga nada, basta ter disposição para caminhar um pouco! Programa para todos!

Dicas - Madrid (fervo gay!)



Madrid, como toda cidade grande e civilizada que se preze, tem boa programaçao GLS.

Basicamente todos, ou pelo menos os mais badalados, lugares (bares, clubs, saunas, etc...) para público gay estão situados no bairro de Chueca (estação Chueca do metrô), e são divididos de acordo com as várias nuances de público gay que existem na atualidade. Há lugares específicos para clubbers, para ursos e seus admiradores, para emos, para barbies, para queer rockers, etc...

Ao sair da estação já se vê "rainbow flags" penduradas na maioria das fachadas (ou dentro) dos estabelecimentos, o que indica que toda a área é "gay friendly".

Também é comum ver casais gays ou lésbicas de passeio pela área de mãos dadas ou se beijando, portanto aos que nao gostam ou se incomodam com demonstração de afetividade gay em público evitem o bairro de Chueca. Vale lembrar que na Espanha a lei anti-homofobia é rigorosamente aplicada e o respeito a diversidade sexual é cultuado com devoção. A Espanha é, inclusive, um dos países do mundo que prevê a legalizaçao do "casamento homossexual". Portanto aos que tenham preconceito contra a comunidade GLBT e pretendam visitar Madrid aconselho bastante cuidado para nao se complicarem com a lei.

A "Marcha del Orgullo Gay" acontece anualmente no bairro de Chueca todo mês de junho e os organizadores dizem que atualmente é a maior parada gay européia, com aproximadamente 1 milhão de participantes.

Aos interessados em conhecer gente, se integrar com a comunidade GLBT de Madrid, ou mesmo caso precisem de informaçoes úteis e específicas sobre temática gay, deixo-lhes como dica o grupo gay COGAM (Colectivo de Lesbianas, Gays, Transexuales y Bisexuales de Madrid), super bem organizado, com recepção primorosa e vários grupos com interesses específicos, que atuam para o bem da coletividade gay e em defesa dos direitos homossexuais. O site do grupo é o seguinte: http://www.cogam.org/

No próprio site há dicas de tudo o que acontece no grupo e na cidade. Como os lugares gays variam muito de nomes, localização e horário de funcionamento privo-me de listar estabelecimentos, mas é interessante informar-se melhor no site do COGAM, que é atualizado com bastante frequência por seus organizadores para poder aproveitar bem o fervo gay de Madrid.

sábado, abril 24, 2010

Dicas de viagem - Madrid (hospedagem, museus e Palácio Real)




Povo de Tebas, Madrid é uma cidade muito bonita!

É grande, mas tem um excelente sistema de transporte público, que facilita a locomoção por todos os lugares. E, o melhor, nao é tão cara!

Estou há um mês aqui e já deu para conhecer e aproveitar bastante das coisas boas que a cidade tem à oferecer. Deixo-lhes neste tópico algumas dicas, para os que pretendem visitá-la.


Inicialmente, o que cativa seja talvez a simpatia das pessoas, muito cordiais e prestativas (para quem estava acostumado com a indiferença dos ingleses, chegar aqui é uma benção). A língua facilita a comunicação, mesmo para quem nao domina o idioma, portanto nao há desculpas para nao tentar se integrar.


Há o fantasma do rigor da imigraçao na chegada ao aeroporto internacional de Barajas, que assusta os brasileiros e latino-americanos em geral, visto que nos últimos tempos aumentou em muito o número de deportações. Pessoas que planejam visitar o país, juntam dinheiro e não passam dos saguões do aeroporto e relatam humilhações. Nao posso opinar quanto a este detalhe, pois com meu passaporte italiano tenho livre acesso a todos os 27 países da União Européia, mas onde há fumaça há fogo, portanto aos portadores de passaporte brasileiro aconselho cautela e bom planejamento de viagem para nao passar dificuldades logo na entrada do país. O aeroporto é conectado com o centro da cidade por linha de metrô.


Madrid tem bons museus, cinemas, vida noturna agitada... a lista das atrações é bastante vasta, então é bom reservar ao menos uma semana para conhecer bem as mais importantes atrações.


Como dica de hospedagem cito o Hostal Naranco (Calle Puebla, 6 - Segundo andar - estação Gran Via do metrô). Diárias para quarto individual com banheiro privado por 20 euros. Bem localizado (central) e próximo de muitas atraçoes.
Se alguém pretende ficar na cidade por uma temporada maior (um mês ou mais tempo), tenho boa dica de hospedagem/moradia, basta consultar-me.


A cidade têm ao menos 3 museus imperdíveis: Museo del Prado, Museo Thyssen Bornemisza (estações Banco de España ou Atocha do metrô para ambos) e Museo Reina Sofia (estação Atocha do metrô). Para nao fazer uma maratona de museus e nao se cansar muito, aconselho a visitá-los em dias alternados, pois é muita coisa para ser vista nos 3 museus e muita informação sobre grandes mestres da pintura e escultura mundiais.

Aos que tenham cidadania de algum país da União Européia levem passaporte ou identidade e perguntem sobre descontos - sempre há - quando não há entrada gratuita em determinados dias da semana.


A visita ao Palácio Real é imperdível (quarta-feira gratuito para cidadãos da União Européia), com salas ricamente decoradas. Se tiver sorte dá até para pegar a troca da guarda, que não é tao pomposa como a do Palácio de Buckingham (Londres/Inglaterra) mas não deixa de ser interessante. Junto ao Palácio Real está a Catedral de Almudena. E a Plaza del Oriente em frente ao Palácio Real é impecavelmente bem cuidada e lotada de turistas. No outro extremo da Plaza del Oriente está o Teatro Real. O metrô mais próximo para visitar estas atrações é a estação Opera.


Madonna no fervo???



Esta semana, há 2 dias atrás, saiu uma nota na imprensa espanhola dando conta da passagem relâmpago de Madonna por Burgos.

A meiga foi vista em um posto de gasolina, onde parou o carro para abastecer e comprar algo na loja de conveniência, em uma estrada próxima a Burgos, com um "muchacho" misterioso e de identidade não relevada.

Já é sabido por todos que ela tem uma queda por homens espanhóis nao é de hoje...

Alguém sabe me dizer se Jesus Luz esteve durante toda a semana no Brasil, please??? Coitadinho dele!

Dica de viagem - Fátima/Portugal



Quem estiver em Lisboa pode aproveitar para conhecer o Santuário de Fátima, como fiz.

A cidade em sí nao tem outro atrativo além da Basílica e em uma tarde é possível ir, assistir uma missa e voltar à Lisboa (passagens a 10 euros cada trecho, 1:30 de percurso).

Independentemente da crença religiosa de cada um, é um passeio interessante, um grande centro de peregrinação e de manifestação de fé e devoção.

Na Capela das Aparições há uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, protegida por uma vidraça e uma faixa de isolamento, portanto não dá para se aproximar muito. Na Basílica há outra imagem, a peregrina. Desta sim dá para se aproximar. Há vários horários de missa durante o dia. Vale acompanhar uma e fazer orações, o lugar transmite uma paz incrível!

Dentro da Basílica estão enterrados os 3 pastorinhos que viram Nossa Senhora de Fátima.



Dicas de viagem - Lisboa



Estive recentemente em Portugal por alguns dias e me encantei com o país. Como sempre faço, comentarei brevemente minha estadia por lá e deixarei algumas dicas, que certamente serão úteis caso alguém decida fazer o mesmo passeio.

A primeira impressão que tive foi bastante curiosa pois cheguei justo em um dia quando houve um grande evento das comunidades luso-africanas e o que mais via-se em todas as partes eram negros portando orgulhosamente bandeiras ou camisas de seus países de origem: Angola, Moçambique, Guiné-Bissau, Sao Tomé e Príncipe e Cabo Verde! Imaginei que estava na África e não na Europa...

Lisboa é relativamente pequena se comparada com outras capitais européias e bastante fácil de se conhecer.

O metrô, com suas poucas linhas, é de pouca utilidade e a maneira mais elegante e divertida de se locomover é com os "eléctricos" (bondes). Compre, nas estações de metrô, o passe Viva Viagem válido por 24 horas e que dá acesso ilimitado à todos os meios de transportes da cidade e aos elevadores. Valide o bilhete nas máquinas existentes nos "eléctricos"(bondes), "comboios" (trens, caso os use!) e nas catracas do metrô.
Na Praça do Comércio há um excelente escritório de informações turísticas, onde ganham-se mapas e dicas preciosas, tudo grátis. É o Ask me Lisboa.

Lisboa é uma preciosidade! Passeios imperdíveis são:
- Em Belém: Padrão dos Descobrimentos (monumento em homenagem ao Infante D. Henrique e os portugueses desbravadores dos mares), Torre de Belém (cartão postal da cidade, com linda vista do Rio Tejo) e Mosteiro dos Jerónimos ( impecável arquitetura manuelina).

O acesso à Torre de Belém é gratuito aos domingos, nos demais dias 4 euros de entrada.

O acesso ao Mosteiro também é gratuito aos domingos, demais dias 5 euros. Vale lembrar, aos que como eu tem cidadania de algum país da União Européia, que muitos lugares oferecem descontos ou entrada gratuita. Não custa andar com o passaporte na mochila e perguntar na entrada se há desconto para "cidadão comunitário". É uma boa forma de economizar uns euros... Para chegar em Belém tome o eléctrico na Praça da Figueira.


- Castelo de S. Jorge: a vista esplendorosa que se tem de Lisboa lá de cima vale os 5 euros da entrada, já que o Castelo em sí não é tudo aquilo! Nem sonhe em não visitá-lo! Dá para subir caminhando ou de eléctrico, de acordo com a disposição física de cada um.


- Baixa, Chiado e Alfama: esqueça o mapa e perca-se nas belas ruas destas 3 áreas centrais da cidade, admire a arquitetura, os azulejos coloridos, as escadarias. Tome um café ou um chopp no Bar Restaurante Pic-Nic da Praça do Rossio, onde praticamente todos os funcionários são brasileiros e o atendimento é o melhor! E não se assuste com a imensa oferta de venda de drogas no Rossio, basta não aceitar e desconversar. Os "traficantes" são inofensivos se você nao der corda...
No Chiado um clássico é o café "A Brasileira", na Rua Garrett, com a estátua de Fernando Pessoa na entrada. E se não comer os divinos pastéis de nata é o mesmo que nao ter estado em Lisboa!
Esqueça das calorias extras e delicie-se!

- Parque das Nações Expo 98: área que destoa do resto de Lisboa por ser bastante moderna. Há várias atrações na área, mas imperdível mesmo é uma visita ao lindo Oceanário de Lisboa (12 euros) e dar uma volta, pelo menos de ida, nas Telecabines Lisboa (teleférico), para ter uma visão aérea do Parque - 6 euros ida e volta. Para chegar ao Parque das Nações o melhor acesso é o metrô, descer na estaçao Oriente (do terminal rodoviário).


Como dica de hospedagem, indico-lhes a Albergaria Residencial Insulana, na Rua da Assunção, 52. Perto de tudo, confortável, seguro, limpo, ótimo atendimento. Quarto individual amplo com banheiro por 50 euros/diária, com café da manha básico incluído.


E o demais fica a critério de cada viajante descobrir... Lisboa é uma bela surpresa que vale conhecer!

Quem se lembra de Elián González?








Há uma década atrás fomos surpreendidos por uma batalha diplomática entre Cuba e Estados Unidos por causa de um menino, chamado Elián González.


No ano de 1999 sua mãe fugiu de Cuba com o menino, em um improvisado bote, rumo a Florida. Durante a travessia a maioria das pessoas morreram, e o menino chega com mais 3 cubanos graças a um pneu usado como bóia, após ficarem vários dias a deriva no mar.


De acordo com a lei americana, os cubanos que atingem território americano podem pedir asilo político e isto foi feito. O menino foi recebido por seu tio-avô em Miami. E então veio o início da polêmica batalha diplomática pela guarda da criança entre os 2 países.


Cuba alegava que a mãe da criança o tinha tirado do país sem autorização do pai, o que caracterizava sequestro internacional de menores. E a comunidade cubana anticastrista residente nos Estados Unidos se mobilizava para pedir a permanência da criança em território americano. Houve diálogos bilaterais e uma imensa batalha judicial, até que ficou decidido em definitivo que a criança seria devolvida ao governo cubano. Como o prazo nao foi cumprido, armou-se um verdadeiro circo dos horrores para retirada forçosa do menino, com invasão da casa do tio-avô por oficiais americanos em uso de armas pesadas, tudo devidamente televisionado pela mídia, muito ao gosto dos norte-americanos.


O menino foi então entregue ao pai e repatriado. Virou uma espécia de "herói nacional" em Cuba sem ao menos entender muito bem o que se passava...


Pois bem, agora com quase 17 anos de idade, o rapaz Elián González torna-se um militar do Exército cubano...

Retomada do blog, agora da Europa...



Após mais uma ausência longa, voltarei a postar de acordo com a disponibilidade de tempo e conforme os temas apareçam...

Estou na Europa, e por conta disso a acentuação não será perfeita, portanto desculpem-me mas nao disponho de teclados em língua portuguesa onde estou.

Boa leitura, divirtam-se!