segunda-feira, maio 17, 2010

17 de Maio



Há exatamente 20 anos atrás, na data de hoje, a Assembléia Geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou o homossexualismo da lista de doenças mentais.

Com isto pretendia-se acabar com atitudes homofóbicas médicas e discriminação social sistemática contra gays, lésbicas e bissexuais.

A data tornou-se um marco na luta contra a homofobia, e é considerado o Dia Internacional contra a LGTBfobia (homofobia, transfobia e bifobia).

Por esta razão a data de hoje é um dia importante de celebração e de reivindicações para o coletivo de lésbicas, gays, transexuais e bissexuais.

E ainda que 20 anos seja um período bastante curto de tempo, no entanto nestas duas décadas muitos avanços ocorreram em matéria de legislação e visibilidade positiva para o coletivo LGTB graças ao incansável grupo de militantes da causa, que merecem nossos aplausos e total respeito.

Celembrem, pois! E sejam felizes, todos, independentemente de orientação sexual!

quinta-feira, maio 06, 2010

Grace Jones X Lady Gaga



A polêmica das comparações entre grandes ícones mundiais da música com a "nova geração" que faz "releituras" de tudo o que já vimos (e muito melhor feito em suas versões originais, obviamente!) volta a tona, agora com a clássica jamaicana Grace Jones e a novata norte-americana Lady Gaga.

Só por esta breve introduçao ao tema, todos já perceberam de que lado estou, não? Por razões óbvias, é claro...
Mas para poupá-los de minhas palavras deixo-lhes o link do magnifico texto escrito pelo sábio Camilo Rocha sobre o assunto. Leiam e tirem suas próprias conclusões:
Precisava compartilhá-lo com vocês! Aos que apreciam boa música e artistas de real valor!

quarta-feira, maio 05, 2010

Algumas palavras e dicas sobre Milano, Itália...



Como a maioria de vocês já deve saber, estive recentemente em Milano, segunda cidade mais populosa da Itália (com aproximadamente 1,5 milhão de habitantes), localizada no norte do país e preciso comentar aqui no blog como foi minha passagem por lá e as impressões que tive...

Confesso que relutei um pouco em escrever este tópico, com medo de postar algo equivocado... mas agora sai!
O aeroporto de Malpensa, se comparado com outros aeroportos europeus, é feio e desorganizado. E esta minha impressão só se reforçou mais ainda no momento da saída do país, quando quase perdi meu vôo por causa da lentidão e da imensa fila composta por centenas de passageiros para passar em apenas 2 máquinas de raios-X que estavam em funcionamento!
Malpensa está a mais ou menos uma hora de distância (em ônibus) do centro de Milano, mas é conectada a Stazione Centrale com um bom serviço de shuttle bus (7 euros de passagem).
A Stazione Centrale, como o próprio nome indica, está no centro da cidade, é grande e também nao muito bem organizada. Há um posto de informações turísticas pouco útil junto as plataformas de embarque de trens. Alí pode-se conseguir um mapa da cidade. Da Stazione Centrale partem trens para as principais cidades da Itália e também algumas linhas internacionais.
Para uma exploração turística por Milano 2 ou no máximo 3 dias sao suficientes, já que a cidade nao tem lá grandes atrativos. É na verdade muito mais uma cidade industrial. Às vezes e em determinadas áreas lembra bastante São Paulo, tanto pelas construções quanto pelas pichações e ares urbanos caóticos. E também pelo mau-humor e antipatia da maioria das pessoas.
O metrô nao é muito útil para locomover-se em suas poucas linhas (e com suas estações um tanto feias e descuidadas). Talvez sirva muito mais aos que realmente moram na cidade ou caso o hotel de hospedagem fique longe do miolo central. Há charmosos e antigos bondes que cruzam as principais vias da cidade. Caso seja necessário usar o transporte público, dê preferência aos bondes!
Dentre as atrações, vale destacar as realmente imperdíveis:
- o Duomo, belíssima catedral gótica com 3.400 estátuas na parte externa e vitrais fabulosos. Oficialmente há anúncios na entrada que dizem ser proibido fotografar o interior da igreja, mas todo mundo faz suas fotos e nao ví ninguém ter problemas por causa disso. Delicie-se com cada detalhe e explore bem cada cantinho da igreja... Sempre há algo novo para se observar!
- Galeria Vittorio Emanuele II: junto ao Duomo está uma das galerias de compras mais chiques (e caras!) do mundo. Mas mesmo quem nao pretende fazer compras deve percorrer seu interior, que é lindo! Preste atençao na estrutura de vidro que cobre a galeria e um afresco na parte superior, quase junto aos vidros. Bárbaro!
- Castello Sforzesco: acessível à pé a partir do Duomo pela Via Dante em uma agradável caminhada ou através da estação de metrô Cairoli. O castelo, construido no século XIV, foi residência do Duque de Milano, Ludovico Sforza. Bastante obras de arte em seu interior e uma boa área verde atrás do castelo para sentar e admirar a construçao após a visita.
A cidade oferece uma ampla oferta de museus, a lista dos principais e das exibiçoes em cartaz poderá ser retirada gratuitamente no posto de informação da Stazione Centrale.
No Cenacolo Vinciano está a "Última Ceia", de Leonardo da Vinci, mas para visitá-la é necessário fazer um agendamendo prévio por telefone.
Pela área central, muitas opções de bares e restaurantes que oferecem, obviamente, comida italiana ou internacional.
E pencas de travestis sul-americanos que "trabalham" por aqui, onipresentes por toda a cidade. Acostumem-se com a presença deles por todos os lados!
Isto é Milano...