domingo, maio 29, 2011

Paris, mon amour...




Paris é certamente um dos destinos turisticos mais sonhados e badalados do mundo! E torna-se muito facil entender a razao de tamanha fascinaçao apos a chegada: trata-se da cidade mais linda, elegante e fotogenica do mundo! Simples assim!




Verdade seja dita: como Paris nao ha! Chega a ser dificil adjetivar Paris: maravilhosa, sofisticada, unica, romantica, perfeita! Nos ultimos meses estive 3 vezes na capital francesa (privilégio divino!), em épocas distintas (outono, inverno e primavera), e quanto mais conheço mais adoro a cidade!




Dizem que aqueles que, como eu, nao exploram as demais regioes francesas e concentram-se unicamente em Paris nao devem nunca dizer que conhecem a França, pois a França vai muito além da capital. Porém é inegavel que a grande vedete do pais seja mesmo a "Cidade Luz". Aos que nao tem tempo (ou dinheiro!) para conhecer as outras nuances regionais francesas, digo sempre para explorarem ao maximo a deslumbrante capital, que vale cada centavo de euro gasto, e guardarao na mente uma imagem fabulosa da França como um todo!




Uma das lendas que existem sobre a França eu senti na pratica ser verdadeira: a dificuldade de comunicaçao para quem nao fala frances! Os franceses, por mera questao nacionalista, em geral negam-se a falar em outras linguas, principalmente em ingles, visto que a Inglaterra é historicamente um grande rival da França. Mas este detalhe nao deve desanimar os viajantes que nao falam frances: no setor de hotelaria e de turismo é possivel comunicar-se em ingles ou até mesmo em espanhol, ja que a França é o pais mais visitado do mundo e tem grande fonte de renda no turismo.




Outro ponto talvez negativo seja a questao de custos: Paris nao é uma cidade barata! Gasta-se muito com hospedagem, alimentaçao, passeios e baladas e as atraçoes gratuitas sao raras! A nivel de Europa, nao incluindo os paises escandinavos, sinto muito informar-lhes, Paris é provavelmente a capital mais cara! Deixarei alguns exemplos de preços no proximo topico, juntamente com as dicas dos principais pontos turisticos da cidade.




Se o bolso permitir, come-se e bebe-se divinamente na França! A variedade gastronomica impressiona! Os queijos sao fabulosos, os vinhos sao os melhores do mundo e a legitima champagne so é fabricada aqui. Portanto esqueça qualquer dieta e aproveite as delicias culinarias francesas. Vale também lembrar que Paris é a capital da moda, portanto lugar ideal para comprar roupas de marcas famosas e perfumaria de qualidade inigualavel.




Os franceses tem fama de esnobes e muitos podem realmente causar uma impressao antipatica, principalmente se nao falamos frances. Ha de certa forma uma certa aversao a tudo e a todos que venham do estrangeiro, apesar de Paris estar invadida principalmente por imigrantes negros e arabes das ex-colonias francesas na Africa e também por turistas do mundo todo que estao de passagem mas fazem parte deste imenso e vasto leque cultural que é a cara da cidade.




Pode ser meio cliché, mas realmente so nos sentimos em Paris apos avistarmos a Torre Eiffel. E a emoçao é instantanea! Além das atraçoes tipicas de Paris, que sao muitas e belissimas, diga-se de passagem, devemos tentar explorar ao maximo recantos que estao fora do roteiro turistico tradicional, dai sim observaremos a cidade em seu elegante cotidiano. A cidade encanta em cada detalhe, seja pelos seus museus, contruçoes, rio ou moradores. Sao tantas atraçoes turisticas, historicas e culturais que um ano seria tempo insuficiente para conhecer tudo! Entao devemos aproveitar ao maximo a estadia, seja ela curta ou longa. Afinal de contas so existe uma Paris no mundo e nao estamos nela todos os dias!




PS: No proximo topico dicas das principas atraçoes de Paris. Au revoir!









Caros leitores...

Apos mais um longo periodo de ausencia retomarei - aos poucos e na medida do possivel - a produçao de novos topicos para este blog. Inicialmente darei prioridade aos assuntos pendentes, principalmente com relaçao as mais recentes viagens que fiz, com as ja tradicionais dicas que sempre deixo aos que forem visitar os mesmos lugares por onde estive. Aguardem, pois, novidades!