quarta-feira, junho 01, 2011

Dicas de Paris, França




Paris é uma cidade grande cujas atraçoes estao bastante espalhadas. A forma mais pratica de explora-las é através do metro, que tem estaçoes proximas aos principais pontos turisticos da cidade. Mas, ca entre nos, chega a ser um pecado percorrer Paris somente por debaixo da terra! Deixe a preguiça de lado e caminhe o maximo que as pernas aguentarem! Além de ser saudavel e gratuito, boas caminhadas rendem lindas fotos, isso eu garanto!

Aos preguiçosos convictos existem 2 boas alternativas: os onibus de 2 andares que percorrem os lugares mais famosos da cidade (a passagem custa 22 euros, valida por 2 dias, com embarques e desembarques ilimitados) e o Batobus, barco que percorre o rio Sena e também para em pontos estrategicamente proximos as grandes atraçoes (a passagem custa 15 euros, valida por 1 dia e funciona no mesmo esquema do onibus).

O passeio no Batobus eu fiz e recomendo. Paris vista por este angulo mostra-se ainda mais bela!

Paris é cortada pelo rio Sena e passear por suas margens é programa obrigatorio. Observe o charme das construçoes, a beleza das pontes e a elegancia das pessoas. Em algumas pontes ha montes de cadeados que chamam a atençao: sao casais apaixonados que escrevem seus nomes nos cadeados e eternizam seu amor jogando as chaves dentro do rio. Realmente nao ha cenario mais perfeito para selar um grande amor do que Paris, definitivamente!

Na Ile de la Cité esta a catedral de Notre-Dame. A Cathédrale de Notre-Dame, que é o marco zero de Paris, é uma belissima catedral gotica de 1163 onde, dentre outros eventos importantes, Napoleao foi coroado. A construçao impressiona e nos faz sentir de volta a Idade Média. Confesso que me emocionei e cai no choro em Notre-Dame. Ela é certamente uma das mais lindas catedrais do mundo! A entrada em Notre-Dame é gratuita, porém para subir em suas torres paga-se 8 euros.

A Champs-Elysées é a avenida mais famosa da Europa (e talvez do mundo!), onde esta o comércio dos endinheirados. Mas todo mortal pode percorre-la e admirar seu charme unico. O Arc de Triomphe situa-se em uma das extremidades da Champs-Elysées e é o simbolo nacional da França. O Arco do Triunfo é uma linda construçao de 1836, gratis para ver de fora mas paga-se 9 euros caso queira subir e ve-lo por dentro.

A Tour Eiffel, provavelmente o mais famoso cartao postal da "Cidade Luz", é realmente colossal! Paga-se 14 euros para subir de elevador até o terceiro andar, mas a vista la de cima é simplesmente fabulosa: enxerga-se toda Paris em sua beleza singular! A torre, que foi construida em 1889 para comemorar os 100 anos da Revoluçao Francesa e servir de emblema para a Exposiçao Universal da Feira Mundial, tem 320 metros de altura e deveria ter sido desmontada apos o evento. Na época houve até protestos contra a permanencia definitiva da torre na cidade. Mas ainda bem que os parisienses tiveram o bom-senso em mante-la montada. Eu me senti uma criança quando vi a torre, e apesar da imensa fila, do assédio dos imigrantes africanos que vendem souvenir nos arredores dela e do clima de tensao constante com patrulhamento do Exército frances pesadamente armado por medo de atentados, digo com toda a convicçao que foi um dos maiores prazeres e melhores passeios da minha vida ver, conhecer e subir na famosa Torre Eiffel. Me senti no video "A view to a kill" do Duran Duran, que tem a torre como cenario.

Na regiao de Montmartre, norte de Paris (acesso facil com o metro), esta a bela (mais bela por fora do que por dentro, diga-se de passagem!) Basilique Sacré-Coeur. Como fica em um morro, tem-se uma bonita vista da cidade la de cima. Perto dali também fica o mais famoso cabaré de Paris, o Moulin Rouge, fundado em 1889. Para assistir ao show de can-can com jantar incluso paga-se 200 euros! Melhor so ver do lado de fora mesmo, fazer uma foto e basta, né?

Para as bibas que gostam de se jogar no fervo o lugar certo em Paris é a regiao de Marais, repleta de cafés, bares e discos GLBT, facilmente reconhecidos pelas chamativas bandeiras do arco-iris nas fachadas e pela diversa fauna presente nos arredores!

O Musée du Louvre é imenso e impossivel de ser completamente visto. Foi construido no final do século XII e sua entrada principal fica na grande e moderna piramide de vidro. O ingresso custa 15 euros. O museu é dividido em pavilhoes e a melhor dica aqui é ir diretamente as areas ou periodos de interesse de cada visitante, incluindo, é claro, as salas onde estao a Monalisa de Da Vinci e a Venus de Milo. Perto do Louvre esta o Jardin des Tuileries, bonita area verde com estatuas e fontes, ideal para descansar um pouco, fazer um pic-nic, observar e ser observado!

Como dica de hospedagem cito o simpatico Hotel Andrea Rivoli (3 Rue Saint-Bon), proximo da estaçao de metro Hotel de Ville. Diaria em suite limpa, confortavel, segura, bem mobiliada e com banheiro mega decente por 70 euros. Staff ultra prestativo. O hotel oferece gratuitamente informaçoes turisticas e mapas da cidade, assim como city tour e transfer aos aeroportos de Paris em parceria com outras empresas e por preços relativamente acessiveis.

Hotel de Ville è a prefeitura de Paris e trata-se de um prédio muito bonito. Perto dali esta o Centre Georges Pompidou, grande complexo cultural que conta com biblioteca, cinemas, salas de exposiçoes e museu. O prédio em si é espetacular: moderna estrutura metalica com tubulaçoes coloridas expostas. A entrada no prédio é gratuita mas cobra-se ingresso para acesso a algumas das areas mencionadas anteriormente.

Fora as dicas deste topico Paris oferece uma infinidade de outras opçoes, tais como museus, bairros tipicos, parques, mercados de pulga, praças e passeios no arredores (como a Eurodisney e o Palacio de Versailles). Portanto monte seu roteiro e bon voyage!