terça-feira, agosto 02, 2011

Dicas de Bruxelas, Bélgica




Desde que eu era criança sempre sonhei em conhecer a Bélgica! O pequeno pais europeu me chamava a atençao por nao ser muito falado. Raramente eu via ou lia noticias sobre algo que tivesse acontecido por la.
Ja na adolescencia eu tive uns 'pen pals' (amigos por correspondencia) belgas e começei a descobrir um pouco mais sobre o pais, como o fato da Bélgica ser um reino com alto padrao de vida e estar dividido em 2 comunidades com linguas distintas (frances e holandes), o que as vezes causa conflitos entre eles.
Mais tarde conheci alguns turistas belgas que mencionavam a delicia do chocolate e a variedade da cerveja produzidas no pais, e que até hoje sao os 2 produtos de exportaçao mais notaveis da Bélgica.
Descobri também que a Bélgica era lider mundial no comércio de diamantes e o pais de origem dos Smurfs e de bandas que eu gosto muito, como por exemplo Front 242 e Vive la Fete.
Com estas informaçoes que recebi ao longo dos anos e a boa impressao que meus 'amigos' belgas sempre me causaram desembarquei em Bruxelles, a capital.
Bruxelas é oficialmente a capital da Uniao Européia e por este motivo abriga prédios de instituiçoes da UE.
Trata-se de uma cidade muito bonita, limpa e agradavel. Apesar de ter mais de 1 milhao de habitantes as principais atraçoes turisticas ficam perto umas das outras, no miolo central da cidade, totalmente acessiveis através de agradaveis caminhadas.
Um detalhe que nao passa despercebido é que tudo é escrito nos 2 idiomas oficiais do pais, frances e holandes.
E a imagem boa que eu ja tinha do povo belga so se reforçou ainda mais: sao gentis, simpaticos, educados, prestativos e bonitos!
A maioria das atraçoes da capital belga estao ao redor da Gare Centrale, estaçao de trens e metros que, como o proprio nome indica, fica no centro da cidade. A partir da Gare Centrale e em belas e agradaveis caminhadas visita-se o principal:
- Grand Place/Grote Markt: centro historico de Bruxelas, esta praça abriga lindos edificios em estilo barroco e é considerada por muitos a mais bela praça européia! Sente-se em um dos cafés, admire a beleza da arquitetura e faça muitas fotos. Destaque para o Hotel de Ville (Prefeitura), construido no século XV, com esplendida fachada.
- Manneken Pis: estatua simbolo de Bruxelles, trata-se de um menininho fazendo xixi! A estatua é bem pequena, em bronze, e ja foi roubada, achada, destruida e reconstruida varias vezes desde que surgiu, em 1619. Conforme a época do ano vestem a estatua com roupas especificas. Ele tem 625 trajes diferentes, que podem ser vistos no Musée de la Ville de Bruxelles, na Grand Place.
- Cathedrale Saint-Michel: bela catedral gotica de 1220. Observe os magnificos vitrais do séc. XIV.

- Palacio Real: localizado em frente ao Parc de Bruxelles, pode ser visitado durante o verao.

- La Bourse: prédio onde funciona a Bolsa de Valores belga, construido em 1871, so pode ser visto por fora. Porém sua linda fachada em estilo neoclassico vale a visita.

- Galeries St. Hubert: complexo composto por 3 galerias (Galerie du Roi, Galerie de la Reine, Galerie des Princes), construido em 1874. Linda arquitetura. Nas lojas das galerias pode-se comprar souvenir ou provar o maravilhoso chocolate Godiva ou a famosa cerveja Deus, ambos produtos considerados por muitos os melhores do mundo!

- Atomium: construido em 1958 para a Feira Mundial de Bruxelas, o Atomium é certamente a construçao mais retratada em cartoes postais da capital belga. Trata-se de uma gigantesca construçao de ferro que representa um atomo. Suas esferas sao interligadas por escadas. La de cima tem-se uma vista preciosa da cidade inteira. Entradas custam 10 euros e é a unica atraçao importante que nao fica no centro de Bruxelles. Para chegar ao Atomium use o metro (linha 1A, descer na estaçao Heysel). O Atomium foi cenario do classico video Headhunter, da banda Front 242. Senti uma emoçao divina em visita-lo e digo ser um passeio imperdivel aos que estao ou pretendem ir a Bruxelles.

Além destas dicas, Bruxelles tem ainda varios museus e lindas contruçoes no estilo Art Nouveau, que nasceu na Bélgica. Portante aproveite bem a estadia!