segunda-feira, janeiro 25, 2010

Ingá - Paraíba




Ingá, cidade do semi-árido paraibano, encontra-se a aproximadamente 96 km da capital João Pessoa, e é uma micro cidade, com população extremamente simpática e cordial.

O grande motivo para uma visita ao município é provavelmente uma visita às itacoatiaras, inscrições rupestres feitas em um grande bloco de pedra.

Sua origem e significado ainda são um mistério: o mais lógico é que tenha sido feito por indígenas, antes da chegada dos europeus. Há quem defenda que tenha sido feito até mesmo por extra-terrestres.

A Pedra do Ingá é um dos monumentos arqueológicos mais interessantes e intrigantes do mundo. Foi tombado pelo IPHAN, mas lastimavelmente encontra-se em total abandono.

Quando da minha visita, o museu, na entrada da pedra, estava fechado. Foi necessário passar por uma trilha em meio ao mato e atravessar uma abertura na cerca para chegar a pedra. Crianças brincavam tranquilamente no riacho que passa ao lado da pedra e que chega a cobrí-la durante o período das chuvas. Havia um rapaz, morador dos arredores, que servia de guia mas não sabia dar nenhuma informação sobre a história da pedra. Entristeceu-me profundamente o abandono e o descaso das autoridades competentes.

A cidade também não tem nenhuma infra-estrutura para receber visitantes: passei uma noite em uma pousada, que é também pizzaria, restaurante, padaria... Péssimo atendimento, pencas de mosquitos, um drama. O melhor é visitar a pedra durante o dia e pernoitar em Campina Grande.

Nenhum comentário: