domingo, maio 29, 2011

Paris, mon amour...




Paris é certamente um dos destinos turisticos mais sonhados e badalados do mundo! E torna-se muito facil entender a razao de tamanha fascinaçao apos a chegada: trata-se da cidade mais linda, elegante e fotogenica do mundo! Simples assim!




Verdade seja dita: como Paris nao ha! Chega a ser dificil adjetivar Paris: maravilhosa, sofisticada, unica, romantica, perfeita! Nos ultimos meses estive 3 vezes na capital francesa (privilégio divino!), em épocas distintas (outono, inverno e primavera), e quanto mais conheço mais adoro a cidade!




Dizem que aqueles que, como eu, nao exploram as demais regioes francesas e concentram-se unicamente em Paris nao devem nunca dizer que conhecem a França, pois a França vai muito além da capital. Porém é inegavel que a grande vedete do pais seja mesmo a "Cidade Luz". Aos que nao tem tempo (ou dinheiro!) para conhecer as outras nuances regionais francesas, digo sempre para explorarem ao maximo a deslumbrante capital, que vale cada centavo de euro gasto, e guardarao na mente uma imagem fabulosa da França como um todo!




Uma das lendas que existem sobre a França eu senti na pratica ser verdadeira: a dificuldade de comunicaçao para quem nao fala frances! Os franceses, por mera questao nacionalista, em geral negam-se a falar em outras linguas, principalmente em ingles, visto que a Inglaterra é historicamente um grande rival da França. Mas este detalhe nao deve desanimar os viajantes que nao falam frances: no setor de hotelaria e de turismo é possivel comunicar-se em ingles ou até mesmo em espanhol, ja que a França é o pais mais visitado do mundo e tem grande fonte de renda no turismo.




Outro ponto talvez negativo seja a questao de custos: Paris nao é uma cidade barata! Gasta-se muito com hospedagem, alimentaçao, passeios e baladas e as atraçoes gratuitas sao raras! A nivel de Europa, nao incluindo os paises escandinavos, sinto muito informar-lhes, Paris é provavelmente a capital mais cara! Deixarei alguns exemplos de preços no proximo topico, juntamente com as dicas dos principais pontos turisticos da cidade.




Se o bolso permitir, come-se e bebe-se divinamente na França! A variedade gastronomica impressiona! Os queijos sao fabulosos, os vinhos sao os melhores do mundo e a legitima champagne so é fabricada aqui. Portanto esqueça qualquer dieta e aproveite as delicias culinarias francesas. Vale também lembrar que Paris é a capital da moda, portanto lugar ideal para comprar roupas de marcas famosas e perfumaria de qualidade inigualavel.




Os franceses tem fama de esnobes e muitos podem realmente causar uma impressao antipatica, principalmente se nao falamos frances. Ha de certa forma uma certa aversao a tudo e a todos que venham do estrangeiro, apesar de Paris estar invadida principalmente por imigrantes negros e arabes das ex-colonias francesas na Africa e também por turistas do mundo todo que estao de passagem mas fazem parte deste imenso e vasto leque cultural que é a cara da cidade.




Pode ser meio cliché, mas realmente so nos sentimos em Paris apos avistarmos a Torre Eiffel. E a emoçao é instantanea! Além das atraçoes tipicas de Paris, que sao muitas e belissimas, diga-se de passagem, devemos tentar explorar ao maximo recantos que estao fora do roteiro turistico tradicional, dai sim observaremos a cidade em seu elegante cotidiano. A cidade encanta em cada detalhe, seja pelos seus museus, contruçoes, rio ou moradores. Sao tantas atraçoes turisticas, historicas e culturais que um ano seria tempo insuficiente para conhecer tudo! Entao devemos aproveitar ao maximo a estadia, seja ela curta ou longa. Afinal de contas so existe uma Paris no mundo e nao estamos nela todos os dias!




PS: No proximo topico dicas das principas atraçoes de Paris. Au revoir!









Nenhum comentário: