sexta-feira, setembro 14, 2007

Da Patria Guarani...




"La patria es el lugar donde uno es feliz"
Augusto Roa Bastos

Continuo "exilado". Exílio forçado, de certo modo. E voluntário de certo modo também. Mas é um exílio, sem sombra de dúvidas. A sensação agora é boa, foi mesmo a alternativa mais inteligente.

O frio intenso deu lugar ao calor extremo, o que me faz pensar que esse verão será de temperaturas altíssimas aqui na fronteira, terra de clima complicado - frio demais no inverno, calor demais no verão, sem mencionar a baixíssima umidade relativa do ar nessa época do ano, quase semelhante aos níveis de regiões desérticas, o que judia muito de nossas vias respiratórias. Desde que aqui cheguei há um mês tenho sido massacrado pelo clima infame... e a saúde já foi para o brejo...

Porém, apesar dos pesares, tem sido uma experiência agradável. Meus parentes que moram aqui são amáveis e divertidos, além dos amigos e conhecidos que sempre aparecem para um bate-papo regado a tereré, o "mate gelado" paraguayo. Ou em ocasiões mais boêmias, farras despretenciosas com alguns litros de Brahma para animar... (sim, babies... aqui no Paraguay a garrafa de cerveja é de litro!!! Adoooooooooooro!!!).

Novamente reafirmo que quase não tenho acessado a internet, e esse é o principal motivo pelo qual não tenho respondido e-mails e recados do orkut e hi5 tão frequentemente como antes. Portanto, peço-lhes perdão pela demora em responder-lhes e sei que todos entenderão.

Estou introspectivo, na verdade. E não tenho saído tanto nem feito as extravagâncias que costumava fazer durante minhas outras passagens por essas bandas. Estou caseiro. Estou centrado. Estou racional.

Claro que sinto saudade da vida que tinha. Mas às vezes o distanciamento (até mesmo físico) é um mal necessário para amenizar situações delicadas. C´est la vie!

Creio que o mais sábio nessa vida seja mesmo saber desfrutar cada momento, e é o que tento fazer sempre, onde quer que esteja.

Nenhum comentário: