segunda-feira, setembro 08, 2008

Programação da Parada Gay do Recife - 2008






Povo de Tebas... no próximo domingo, dia 14/09, é dia de fervo forte aqui em Boa Viagem, zona sul do Recife. Teremos a Parada da Diversidade Sexual para celebrar o Orgulho Gay.


Este ano o desfile vai levar para a avenida o tema "Pernambuco Sem Homofobia: Criminalização Já". O tema reforça a mobilização para que o PLL 122 que criminaliza a homofobia seja aprovado pelo Senado.


O lançamento oficial dos preparativos da parada acontece no dia 11 de setembro, na Assembléia Legislativa, a partir das 14h.


A programação da Parada Gay de Recife não é tão extensa como de outras capitais do Sul e Sudeste mas já vale como manifestação e serve para maior visibilidade da comunidade gay local.


Segue a programação completa dos eventos da semana:


VII PARADA DA DIVERSIDADE DO RECIFE


Data: domingo, 14 de setembro de 2008.


Concentração: Av. Boa Viagem em frente ao Hotel Savaroni


Horário de início: 9 horas


Horário de saída: 13 horas


Horário previsto para o final: 18 horas


Programação que antecede a Parada:


- 23 de agosto: SEMINÁRIO DIVERSIDADE SEXUAL Local: SINDSERPE - Av. Fernandes Vieira - 67 - Boa Vista Horário: das 9 h às 17 h
- 28 de agosto: AUDIÊNCIA PÚBLICA - FAMÍLIA E LESBIANDADE Local: Assembléia Legislativa de Pernambuco - 6º andar Horário: a partir das 14 horas (Celebrando o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, que é no dia 29 de agosto)
- 30 de agosto: TORNEIO DE FUTEBOL DE CAMPO FEMININO Local: na avenida do Forte - Na praça dos Torrões - Campo do 15
- 11 de setembro: LANÇAMENTO DA 7ª PARADA DA DIVERSIDADE DO RECIFE Local: Assembléia Legislativa de Pernambuco - 6º andar Horário: 14 horas


TRIOS DURANTE A PARADA:


- Trio da ONG Leões do Norte


- Trio da ONG PAPAI


- Trio do Programa DST AIDS


- Trio das Profissionais do Sexo e Lésbicas


- Trio Metrópole


- Trio Nosso Jeito Bar


- Trio Thânya Tumulto




Neste fim de semana pretendo conferir a movimentação, já que é novidade para mim, pois nunca participei de Parada Gay em Pernambuco. Torço um pouco o nariz para as Paradas atuais, acho que viraram grandes micaretas cheias de héteros equivocados, mas anda assim vou arriscar mais uma vez.




PS: Escolhi a foto do triângulo cor-de-rosa por ser o símbolo da comunidade gay mais antigo que se tem notícia, datado do período da Segunda Guerra Mundial.


Durante o regime nazista na Alemanha, o parágrafo 175 da lei germânica de 1935 proibia relações homossexuais. No âmbito dessa lei, estima-se que 25 mil pessoas tenham sido enviadas para prisão entre 1937 e 1939 e depois, para campos de concentração.


Naquela época a sentença aplicada era a esterilização, geralmente através da castração. Em 1942, Hitler ampliou a punição para morte.


Cada prisioneiro nos campos de concentração tinha um triângulo colorido invertido para indicar a razão de sua prisão. Algum dos mais comuns eram o vermelho para prisioneiros políticos, verde para criminosos comuns, dois amarelos para judeus, preto para crimes anti-sociais e rosa para homossexuais.


Aos prisioneiros com triângulos rosa eram dadas as piores tarefas e eram o foco de ataque de outros prisioneiros, assim como dos guardas da prisão. A estimativa de homens gays assassinados durante o regime nazista alcança mais de 100.000 pessoas.


Quando a guerra terminou, os prisioneiros homossexuais permaneceram encarcerados, já que o Parágrafo 175 ainda era lei vigente na Alemanha Ocidental até sua revogação em 1969.


Nos anos 70 o triângulo rosa começou a ser conhecido como símbolo do movimento de direitos gay. É um símbolo facilmente reconhecido e serve como recordação da opressão e preconceito constantes sofridos pelos gays.


O triângulo rosa é um símbolo da frase "Nunca esqueça, nunca de novo". O triângulo rosa também foi adotado pelo ACT-UP (AIDS Coalition To Unleash Power) como seu símbolo. Eles inverteram o triângulo para simbolizar "uma luta ativa é melhor do que um destino de resignação passiva".


______________________________________

Fui à Parada do Recife. Achei interessante, animada como todas as Paradas Gay mundo afora. É quando elas se soltam. A estimativa de público girou entre 50 e 80 mil pessoas no total. Apesar do clima "micareta hétero" que todas as Paradas tem na atualidade ainda simpatizo com o evento. Rí, me diverti, bebi e foi bom meu debut na Parada Gay em Pernambuco, após 3 anos sem participar de nenhuma. A última tinha sido em Santiago do Chile, em 2005.

Fervo, close e alegria para celebrar a ampla diversidade sexual humana.

Viva!


Nenhum comentário: