segunda-feira, fevereiro 25, 2008

Morro da Conceição - Recife



Fui conhecer o Morro da Conceição na semana passada.

Ele fica na zona norte do Recife, era parte do bairro de Casa Amarela, mas tornou-se bairro autônomo há algum tempo. Para se chegar lá em cima pode-se ir de carro, táxi ou tomar o ônibus Morro da Conceição próximo do Cais de Santa Rita. O local é bastante movimentado durante o dia e aparentemente não há perigo em relação a segurança. Há um módulo policial perto da imagem da santa.

O nome Morro da Conceição deve-se ao monumento em honra à Virgem da Conceição.
Populares, moradores do bairro, me informaram que a bonita imagem de Nossa Senhora da Conceição tem 5,5 metros de altura, pesa mais de uma tonelada e foi trazida da França.

O lugar é ponto de peregrinação para fiéis, um lugar de romaria que reune milhares de devotos, principalmente no início do mês de dezembro. Essa é uma das maiores festas religiosas de Pernambuco. Dizem que a programação é extensa e mistura novenas, missas e procissão com festa profana, como não poderia deixar de ser.

Lá de cima tem-se uma bonita vista da cidade do Recife.

Deixo como dica para almoço ou lanche o Bar da Geralda, perto da quadra de futebol. A propietária, simpática e gentil, faz o atendimento nas mesas e conversa com os clientes. Comida farta, caseira, gostosa e barata. É também um ambiente agradável para se tomar uma cerveja gelada nos dias mais quentes.

Nenhum comentário: