domingo, abril 19, 2009

Os piratas modernos...




De repente só se fala nisso: os piratas que atacam na costa da Somália.
A cada dia novas embarcações atacadas e mais pessoas saqueadas e sequestradas. Um drama em alto mar.
Mas longe daquela idéia de piratas de tapa-olho, perna de pau, papagaio no ombro e ataques com espadas, os piratas atuais são bem equipados, usam armas automáticas, facas e até granadas além de lanchas de alta velocidade para fazer a abordagem.
As áreas mais perigosas do mundo para se navegar são a Somália, o Golfo do Áden e a costa da Nigéria. Porém há relatos de ataques em outras áreas do planeta, incluindo o Brasil.
A região do Golfo do Áden e da Somália é uma importante rota entre o oceano Índico e o mar Mediterrâneo, estratégica para o transporte mundial. Por alí cruzam vários navios e outras embarcações que atravessam o Canal de Suez, no Egito.
Os piratas usam o território somali como base pois o país não tem governo desde 1991. Desde então, a Somália vive em guerra civil, que já matou milhares de pessoas. E a costa somali tornou-se local de pesca ilegal, crimes ecológicos e contrabando.
O modus operandi só se sofisticou: antes restrito à costa, agora os piratas atacam até em alto mar.
Já existe uma força multinacional que patrulha as águas da região, mas que não consegue, efetivamente, controlar todo o mar da região.

Nenhum comentário: