quarta-feira, agosto 01, 2007

BOLÍVIA (part I)







Povo de Tebas... no meu roteiro de volta ao Brasil vindo do Chile em 2005 a Bolívia estava no caminho.Foi minha segunda visita à Bolivia. Em 2001 também estive em La Paz. A cidade continua a mesma: caótica, suja, barulhenta, cheia de odores estranhos... coisas típicas que toda cidade grande têm, não?
Mas assim mesmo têm muitos encantos!!! Parece-me, à primeira vista, que o povo está mais pobre também. O país passou por muitas agitações políticas e sociais nos últimos tempos...
Desta vez só passei por Copacabana, onde também já estive em 2001, e por isso mesmo não parei. Minha idéia era dar uma volta pelo sul do país, pois não conheci nada naquela região durante a primeira visita.
Meu plano inicial era Oruro/Potosí/Sucre, depois Santa Cruz de la Sierra, para encarar o famoso Trem da Morte.
Em La Paz fiquei só uma noite, para dormir e descansar.

EL ALTO
Geralmente quem chega à La Paz vindo do Chile ou do Perú por via terrestre, e também quem chega de avião passa primeiramente por El Alto, um município acima de La Paz. Desde esse ponto pode-se ter uma bela vista da cidade. Dessa vez consegui tirar umas fotos que ficaram bem bonitas.

ALTITUDE
La Paz é a capital mais alta do mundo (3.650 m acima do nível do mar). Dessa vez, por estar vindo de uma região tão alta quanto, no Perú, nao sofri muito os efeitos (desagradáveis) da altitude. Mas lembro-me que da primeira vez, em 2001, saí de Arica (Chile, nível do mar) em direcao à Bolívia, também de ônibus. Quando cheguei na fronteira, para checar passaportes, era de madrugada, fazia um frio insuportável. Quando desci do ônibus parecia que eu ia morrer. Senti um peso nas pernas, como se os pés pesassem toneladas... e o simples ato de caminhar era um desafio! Me faltava ar, a cabeca doia... resolví ligar para casa para avisar onde estava, e meus pais ficaram muito preocupados, pois mal conseguia falar... De um modo geral, essa é uma sensação comum à quase todos os que se aventuram por essas bandas da Cordilheira dos Andes. Não estamos fisicamente acostumados com a altitude. É claro que cada corpo reage de uma forma diferente, alguns se adaptam mais rapidamente, outros levam uns 2 dias até total aclimatação.
Como disse antes, dessa vez nao senti tanto, porque vim subindo aos poucos, desde que saí do Chile. O único remédio é o MATE DE COCA mesmo. Lembrem-se que usar a folha de coca no Perú e Bolívia nao é ilegal. Faz parte da cultura dos povos andinos. Mas no Chile é considerada ilegal, portanto, se vocês compram a folha no Perú ou Bolívia e vão ao Chile, joguem as folhas fora antes de chegar à fronteira senão é confusão na certa com os rigorosos policiais chilenos...

MATE DE COCA
O mate de coca nada mais é do que uma infusão feita com as folhas de coca, nao têm efeitos colaterais, nao dá nenhum barato... (I´m so sorry to disappoint you, dudes!!!), mas corta totalmente o mal estar causado pela altitude...

FUI ROUBADO EM LA PAZ
Pois é, aconteceu!!! Fui trocar US$ 100 em uma casa de câmbio na Calle Comercio, perto da Plaza Murillo, centro de La Paz e quando saí com o dinheiro fui abordado por 2 caras, que me cercaram. Um deles tinham algo como um canivete (ou faca, sei lá!) na mão, e apertou contra minhas costas. Estava com minhas duas mochilas, uma das quais devia pesar uns 15 quilos. Foi tudo muito rápido, nao notei nenhum detalhe específico em nenhum dos dois. Fiquei nervoso e com muito medo. Carregando todo aquele peso seria impossível tentar correr ou reagir de qualquer maneira. Entreguei o dinheiro e eles se misturaram à multidao ... É claro que notaram o fato de eu ser estrangeiro e já sabiam que não reagiria, já que estava com mochilas e sozinho!!! Foi horrível, fiquei muito chateado, mas acontece... pode acontecer em qualquer lugar! É claro que a miséria que impera na Bolívia faz com que as pessoas se vejam em situações desesperadoras e ajam dessa maneira... Não deixei que esse triste episódio estragasse meus últimos dias de viagem, nem trouxe mágoas com relação ao povo boliviano!!!

ROUBOS EM LA PAZ
Conversei com outras pessoas que também foram roubadas em La Paz, principalmente no centro da cidade. Geralmente esse tipo de coisa acontece de dia, em lugares movimentados, porque é mais fácil para eles escaparem. Um brasileiro me contou que teve a máquina roubada do bolso e nem se deu conta!!! Meu medo maior era justamente que me levassem minha mochila menor, onde estavam minhas duas máquinas, disc man e cds, além do passaporte!!! Por sorte nao fui ferido e fui poupado de aborrecimento maior!!!

HOTEL EM LA PAZ
Dessa vez fiquei no HOSTAL MAYA (Calle Sagárnaga, 334). Bem central, perto da Iglesia San Francisco (linnnnnnnnnnnda!!!). O hostal é limpo, boas duchas quentes e camas confortáveis. Paguei US$10, com café da manha (básico) incluído. Bom preco, boa localização, legal mesmo!!! Da outra vez em que estive em La Paz fiquei no Hostal Florida, que é infinitamente mais barato (US$4) e relativamente interessante, por não estar longe do centro e ter quartos grandes e ducha quente, embora nao inspire muita confiança...

ORURO
Saí de La Paz magoado com o ocorrido e fui dormir em Oruro. Mas a cidade é totalmente desprovida de atrativos turísticos interessantes. Dizem que durante o Carnaval (que acontece na mesma época que o nosso!), a típica "Diablada" atrai milhares de turistas, e aí sim vale à pena visitar a cidade... anyway, fora da época de Carnaval, tire Oruro do planejamento!!! Fiquei hospedado no RESIDENCIAL TURISTA (Av. 6 de Agosto/esquina com Calle Villarroel). O quarto com banheiro, ducha quente e TV à cabo custou US$ 7/pernoite. Há opções mais baratas sem TV (US$ 4). Boas camas, limpo e seguro, staff simpático na recepção. Valeu para dormir gostoso e descancar do pesadelo...

POTOSÍ
O caminho de Oruro à Potosí é lindo, passando por regiões pouco povoadas, mas de extrema beleza no altiplano boliviano. Belas montanhas, um lago grandioso, cannyons profundos...Prepare-se também para aguentar uma centena de vendedores pentelhando durante a viagem!!! Sobem novos vendedores a cada momento, vendendo todas as coisas imagináveis... Se preferir, compre muitas pilhas pro discman ou equivalente (whatever!!!) e curta suas musiquinhas preferidas... Tente, durante todas as viagens de ônibus no Perú e Bolívia, comer e beber o mínimo possível, pois são praticamente inexistentes os ônibus que têm banheiros, por mais longo que seja o percurso!!! Às vezes da uma vontade louca de fazer algo e não há como!!! É um sofrimento ficar se contorcendo, esperando a boa vontade do motorista parar...

Potosí está acima dos 4.000 metros de altitude. Prepare-se para o frio, mesmo durante o dia, durante o ano inteiro. A cidade foi abençoada (ou seria amaldiçoada???) pela presenca do Cerro Rico, um morro de onde os colonizadores espanhóis saquearam tanta prata que, diz a lenda, seria possível construir uma ponte de prata ligando Potosí a Madrid!!!
Potosí foi uma das cidades mais ricas do mundo, daí se explicam as riquezas arquitetônicas que até hoje embelezam a cidade!!! No século XVII a cidade tinha uma população superior a de Madrid, Roma e Paris!!! Até as ferraduras dos cavalos eram de prata naqueles tempos de riqueza e poder!!! Hoje em dia Potosí está empobrecida devido a infinita crise boliviana e seus governantes ineficientes, corruptos e turbulentos. Mas resquícios das glórias do passado se encontram em todos os lugares...

HOSPEDAGEM EM POTOSÍ
Fiquei no ALOJAMIENTO SAN JOSÉ (Calle Oruro, 171). Paguei US$ 3, 50 pela diária!!! Mas vale lembrar que os quartos sao básicos messsssssssmo, camas pouco confortáveis, limpeza à desejar, duchas mornas (e nao realmente quentes, o que pode ser uma verdadeira tortura em um dia um pouco mais frio!!!). Mas é seguro, cheio de europeus, staff amabilíssimo e bem localizada, perto de todas as atrações centrais!!! Para quem não é cheio de frescuras é uma ótima pedida!!! Mas se você espera conforto e glamour, busque outro lugar, velhinho!!!

MÚSICA
Eu, sempre que viajo, levo meu discman e alguns CDs escolhidos à dedo. Prefiro fazê-lo por precaução mesmo, já que muitas vezes sofri com trilhas sonoras desagradáveis pelo caminho... Na Bolívia e também no Perú há muita música folclórica andina, que eu até gosto, mas não para ouvir todo o tempo...O pior mesmo são as regravações do tipo Zezé de Camargo & Luciano cantadas em espanhol!!! Isso, sim, mata!!!

POTOSÍ - CERRO RICO
Sei que a maioria dos viajantes que chegam à Potosí tem como objetivo uma visita às minas ainda em atividade no Cerro Rico. Fui à uma agência de turismo para obter maiores informações, já que meu guia de viagem deixa claro os riscos envolvidos na visita, o que é um pouco assustador para uma pessoa um pouco claustrofóbica como eu!!! É óbvio que me disseram não haver nenhum perigo, mas resolví conversar com outros turistas e descobri que os riscos são reais. Uma turista holandesa tinha sido atropelada dentro da mina por um carrinho que passou em alta velocidade. Ela foi arremessada contra a parede da mina e sofreu várias escoriações por todo o corpo.Achei que não valeria à pena arriscar, prncipalmente porque estava passando por um estágio muito forte de uma gripe que sugou minhas forças...De toda forma, o tour custa cerca de US$ 10. É hábito comprar presentes para os mineiros, que trabalham em condições muito adversas e ganham uma ninharia... Geralmente os turistas levam folhas de coca, refrigerantes e dinamite, que são vendidos nas redondezas do Cerro Rico.O Cerro é bonito, pode ser admirado mesmo do centro colonial de Potosí. Vale à pena fotografar e guardar algumas imagens para a posteridade...

MUSEO CASA DE LA MONEDA
Um dos lugares mais interessantes para visitação em Potosí é o Museo Casa de la Moneda. A visitação guiada custa menos de US$ 2 e dura umas 3 horas. Aí se tem uma noção geral da importância e riqueza que a cidade teve na época da colonização (ou seria exporação???) espanhola. O prédio, por sí só, já vale a visita. É belíssima a arquitetura. Além disso, o museu tem um acervo rico em obras de arte também.

AGÊNCIA IDÔNEA - POTOSÍ
Bom, recomendo a agência de turismo ANDES SALT EXPEDITIONS TOUR OPERATOR para todos os passeios em Potosí. Por ser a agência mais confiável e a que oferece os melhores serviços, os preços são um pouco mais elevados. Porém, compensa pela qualidade dos serviços prestados e pela simpatia do dono (Sr. Raul Braulio) e do staff todo!!! O endereço é Alonzo de Ibañez, 3 - Plaza Principal. Eles também organizam tours ao belíssimo SALAR DE UYUNI, além de trekking e passeios pelas lagoas próximas à Potosí, além de visita às minas e city tour.

BALADINHA EM POTOSÍ
Como não posso deixar de mencionar, aqui vai um endereço de um lugarzinho bem legal em Potosí. É um barzinho/pub chamado LA CHATARRA (Plaza 6 de Agosto). O lugar é muito legal, decoração moderninha, frequentado basicamente por gringos e os descolados locais (por isso mesmo espere preços mais elevados do que em outros lugares, porém não chegam a assustar!!!). Boa música, drinks pesados e muita gente bonita!!! Bom point para flertar um pouquinho...






Nenhum comentário: