quinta-feira, agosto 02, 2007

PARAGUAY (part II)











ASUNCIÓN, a capital do Paraguay, é uma cidade relativamente grande (com + ou - 1 milhão de habitantes), porém difere de outras grandes cidades por não ter muitos edifícios, viadutos, congestionamentos... O centro é definitivamente a parte + interessante e bonita da cidade, e está localizado às margens do Rio Paraguay. Na capital não deixe de visitar:
* Palacio de Gobierno - prédio bonito e bem cuidado, onde o presidente despacha. Atrás há um mirador de onde se tem uma bela vista do rio.
* Pantheón de los Héroes - localizado na Calle Palma, centrão da cidade, o Pantheón homenageia os heróis nacionais.
* Museo del Barro - Na verdade é um interessante complexo cultural composto por 3 museus (del Barro, de la Cultura Indigena y de Arte Contemporanea Paraguaya). Aí se pode apreciar materiais sobre as diversas sociedades indígenas paraguaias, pré e pós-colônia.
* Museo Postal - Se vc gosta de selos tanto quanto eu (tenho uma grande coleção!), não deixe de visitar esse museu, no Correo Central.
O povo paraguaio em geral é simpático, simples e humilde. Gostam de fazer amizades, tomar uma cervejinha ou um tereré e jogar conversa fora.

TERERÉ é como se fosse a versão fria do mate (chimarrão), com água muito gelada e ervas medicinais ou aromáticas. Uma delícia para refrescar o corpo nos dias de calor absurdo. Só que a erva usada para o tereré é diferente da erva-mate. O mate (quente) também é comum no Paraguay.
E há ainda o mate doce, quente, feito com leite, coco ralado, canela e cravo da Índia. Maravilhoso para espantar o frio no inverno e fica muito gostoso se bem preparado!





CULINÁRIA
Há pratos típicos da cozinha paraguaia que são deliciosos. Não deixe de provar a CHIPA recém saída do forno(parecida com o pão de queijo mineiro, por assim dizer), a SOPA PARAGUAYA (que é um delicioso "bolo" salgado com milho e queijo, e não tem nada de caldo como se imagina por causa do nome), a CHIPA GUAZÚ, as EMPANADAS (pastéis), as MILANESAS (bifes), as TORTILLAS, os PANCHOS (hot dog), o BORÍ BORÍ (este sim, um caldo!) e os deliciosos PESCADOS (peixes) dos rios paraguaios...











MÚSICA E DANÇA
Vale à pena ver uma apresentação de música e dança folclórica. Os rítmos típicos são a POLKA e a GUARANIA. A polka de rítmo rápido também se chama GALOPA ou GALOPEADA, e daí vem o nome "GALOPERA", que é a apresentação de uma dançarina só ou em grupo, dançando com suas lindas saias longas e muitas vezes com um jarro na cabeça.O instrumento + típico da cultura paraguaia é a HARPA.











LA VIRGEN DE CAACUPÉ
A maioria da população é católica praticante. As famílias vão às missas reunidas, respeitam os feriados religiosos e tem uma devoção grandiosa pela padroeira do país, a Virgen de Caacupé. No dia 08 de Dezembro o país pára para celebrar o dia da Virgen. Muitas pessoas fazem peregrinações à pé ou de bicicleta, de suas cidades de origem até a Basílica, que se encontra na pequena cidade de Caacupé, localizada a 54 km de Asunción. Vale uma visita!











LAGO YPACARAÍ
Quem nunca ouviu falar do Lago Ypacaraí??? Não é o maior nem o único do Paraguay, mas é o ponto turístico + famoso e querido dos paraguaios. Como todos sabem, o Paraguay não tem saída para o mar, então as pessoas se divertem com os muitos rios e lagos disponíveis na maior parte do território, com excessão do Chaco, que é seco e desértico.O Lago Ypacaraí passou a servir como balneário + badalado para a maioria dos paraguaios que vivem en Asunción, já que dista cerca de 45 km da capital. Pode-se chegar ao lago por cidadezinhas diferentes, todas às margens do lago, mas em minha opinião a + charmosa e com melhor infra-estrutura é SAN BERNARDINO. No verão a cidade vira point favorito da juventude dourada e endinheirada, com direito a muita bebida dia e noite nos bares, festas sem hora para terminar e muita azaração. No inverno, por causa do frio intenso, o movimento morre. E é ótimo visitar o lago nessa época (eu prefiro!) porque fica parecendo que aquele cenário lindo foi feito somente pra você. Não hesite em fazer um passeio de barco ou lancha pelo lago (há passeios baratos, quando vêem turistas se aproximando os barqueiros já correm oferecer, daí é só pechinchar e pegar o + barato, já que o roteiro é o mesmo!). Aprecie o pôr-do-sol em frente ao lago e tire fotos de cartão postal! Vale totalmente à pena! O Ypacaraí é um dos pontos altos de uma viagem ao Paraguay!






RUÍNAS JESUÍTICAS
Outro passeio imperdível é visitar pelo menos algumas das ruínas jesuíticas, localizadas no sul do país. As missões jesuíticas, além de catequizar os índios, desenvolveram atividades culturais, artísticas, religiosas e educacionais muito avançadas para a época, além de terem construido lindas edificações em pedra, que podem ser apreciadas até hoje. É difícil conseguir tours saindo de Asunción, porque dependem de um certo número de interessados (o que é raro!). Eu fui por conta própria mesmo, e não foi tão difícil quanto parecia (de acordo com meu guia de viagem). Em quase todas é preciso descer na estrada e caminhar um pouco ou pegar outro transporte menor para chegar às ruínas, mas nada que um bom espírito aventureiro impeça. As Ruínas estão divididas entre 2 Departamentos (estados) paraguaios: Misiones e Itapúa. Perto de ENCARNACIÓN, capital de Itapúa, estão as 3 ruínas + importantes, interessantes e melhor preservadas:- TRINIDAD- JESÚS- SAN COSME Y DAMIÁN. Uma boa idéia é usar a cidade de Encarnación como base para se conhecer as 3 ruínas, o que dá para se fazer em 2 dias com folga! Também há outras ruínas jesuíticas em territórios brasileiro (no RS) e argentino (perto da cidade de Posadas, que faz fronteira com Encarnación).






TRINIDAD é a maior de todas as "reducciones" e aí pode-se observar as estátuas, anjos e púlpitos em pedra no que foi a igreja da redução. Há um pequeno museu que guarda vários artefatos referentes a ocupação, que foi declarada pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade. Para se chegar aí, toma-se um ônibus no terminal de Encarnación e pede-se para descer em Trinidad. O motorista pára em frente do caminho. Da estrada é necessário caminhar um pouquinho e já se atinge a entrada (paga-se G$ 2.000 = + ou - R$ 1). Na estrada e na portaria da ruína sempre há "guias" (na maioria adolescentes que moram por alí) que se oferecem para te mostrar o lugar. Negocie o preço (geralmente pedem uma ninharia!) e leve um consigo. Embora só disponham daquelas informações decoradas, podem ser úteis para tirar uma foto sua (caso esteja desacompanhado!).










JESÚS
O acesso às Ruínas de Jesús ficam do lado oposto da estrada, quase em frente de Trinidad. Da estrada até Jesús são + ou - 10 km por uma estrada não pavimentada. A melhor maneira de se chegar é pegar um dos carros (particulares, que atuam como táxi) que ficam esperando interessados aí na beira da estrada. Se não quiser pagar a corrida sozinho e não estiver com pressa, espere até o "táxi" lotar com outros passageiros, daí paga-se bem baratinho pela "corrida". O "táxi" pode te deixar na pracinha do pueblito chamado Jesús (sim, na verdade é uma vila sem asfalto, Internet e agitos, que parece parada no tempo!) e daí se caminha até as ruínas ou peça para o taxista te levar até a entrada (mas geralmente eles cobram um pouco + pelo "favor"). Em todas as ruínas paga-se o mesmo valor (G$ 2.000) de entrada - baratinho! Jesús, para mim, é a mais bonita e bem preservada das ruínas. Ela não chegou a ficar totalmente pronta. A igreja é um primor...100% IMPERDÍVEL MESMO!!!


SAN COSME Y DAMIÁN
As ruínas de San Cosme Y Damián ficam a 60 km de Encarnación, em sentido oposto ao das outras ruínas citadas. Essa ruína foi um centro científico importante e os estudos aí desenvolvidos foram reconhecidos (com assombro, é verdade!) até por universidades européias. Para se chegar é necessário pegar um ônibus em Encarnación para GENERAL DELGADO. Mesmo esquema: é só pedir ao motorista que ele te deixa na estrada, em frente ao caminho que leva até as ruínas. Da estrada são 25 km até as ruínas por uma estradinha de chão. Também há "táxis" que fazem o percurso. Não se assombre com o provável estado de conservação dos carros nem com a "pinta" dos motoristas... No fim dá tudo certo!

As outras ruínas (paraguaias) ficam no Departamento de Misiones e são elas: SAN IGNACIO (KM 226 da Ruta 1, partindo de Asunción), SANTA MARIA (KM 237), SANTA ROSA (KM 248) e SANTIAGO (KM 279). Todas essas estão localizadas em cidadezinhas ou pueblitos maiores, o que faz o acesso ser + fácil, porém são menos interessante do que as citadas anteriormente.










ENCARNACIÓN
Se for ficar em Encarnación para visitar as ruínas (como eu fiz!), hospede-se no Hotel Itapúa, pertinho da rodoviária, que oferece suítes confortáveis, limpas e seguras por preços justos (cerca de US$ 7). Drible os milhares de vendedores ambulantes que saltarão em cima de você assim que se desce do ônibus no terminal. Querem te vender de tudo, querem te levar para os lugares, mas na verdade querem mesmo é algum dinheiro. Não chegam a ser perigosos, mas sim incômodos, principalmente quando notam que você é estrangeiro. Dizem que o Carnaval de Encarnación é o fervo... fora isso a cidade não tem grandes atrativos, a não ser a proximidade com as ruinas.










GUERRA DO PARAGUAY
Todos estudamos na escola algo sobre a Guerra da Tríplice Aliança, ou Guerra do Paraguay. Bom, em meados do século XIX o Paraguay era o país + desenvolvido da região, com distribuição de renda justa, analfabetismo zero, malha ferroviária ativa e muito bem desenvolvida, etc etc etc... Mas Solano López almejava uma saída para o mar e tinha pretensões de expansão territorial, que incluiria incorporação de terras brasileiras, uruguaias e argentinas. Daí os 3 países se uniram, com o apoio da poderosa Inglaterra, e entraram em guerra contra o Paraguay. Resultado: os paraguaios perderam a guerra, perderam território e grande parte da população foi dizimada em combate. Em muitos lugares dizem que só restaram crianças, mulheres e idosos. Muitos historiadores apontam a guerra como causadora do fracasso econômico e industrial do Paraguay, que perdura até os dias de hoje. Até que ponto o Brasil tem culpa no cartório???











Nenhum comentário: