quinta-feira, agosto 02, 2007

PARAGUAY (part I)








PARAGUAY!!!


Pode parecer piada para muitos, mas tenho uma relação muito especial com o Paraguay.
A fronteira Ponta Porã/Pedro Juan Caballero é um dos lugares + curiosos que já conheci, porque a única coisa que separa os dois países é uma avenida (fronteira seca), onde não há qualquer posto de controle de documentos. Pode-se entrar e sair em ambos territórios (brasileiro e paraguaio) sem se passar por nenhum controle aduaneiro, sem revistas, sem nenhum controle migratório. Basta cruzar uma rua e já se está no outro país. São cidades irmãs, embora sempre role aquela rivalidade besta quando o assunto é futebol.
Muitos brasileiros tem uma visão muito estereotipada sobre o Paraguay. Paraguay é sempre sinônimo de muamba, sacoleiros, contrabando, cultivo e apreensão de drogas e nada mais. É claro que tudo isso existe, sim. Mas meu objetivo aqui é mostrar um pouco o outro lado da moeda, um Paraguay desconhecido pela maioria dos brasileiros.

Na verdade muitos brasileiros que dizem conhecer o Paraguay nunca foram além de Ciudad del Este ou Pedro Juan Caballero, as cidades fronteiriças com maior atividade comercial e que atraem o maior número de consumidores brasileiros avidos por barganhas...

Já estive infinitas vezes no Paraguay, também já morei no país e conheço relativamente bem o território paraguaio de leste (Ciudad del Este) a oeste (Chaco), de norte (Pedro Juan Caballero) a sul (Encarnación), passando por vários pueblitos esquecidos por Deus além da capital Asunción.

Sinto-me totalmente em casa quando estou no Paraguay, embora não saiba falar guarani (só aprendi bobeiras e palavrões!). E uma das grandes peculiaridades no Paraguay é a língua guarani. No país fala-se, oficialmente, espanhol e guarani.Na prática fala-se muito mais guarani do que espanhol. Os paraguaios, quando conversam entre eles, preferem se comunicar em guarani. O espanhol é mais usado em Asunción, no comércio em geral e para comunicação com estrangeiros, basicamente. É o único país do mundo onde fala-se oficialmente guarani. É a pátria guarani. Guarani é tido como língua materna do povo, enquanto o espanhol é tido como língua dos colonizadores.

Em todo o território paraguaio as estações do ano são bem definidas, principalmente o verão e o inverno. Espere temperaturas em torno de 40 graus C durante o verão no país inteiro, assim como temperaturas baixíssimas no inverno, que chegam a ficar negativas em alguns lugares. No inverno as geadas são comuns (é lindo acordar cedo e ver tudo branquinho de gelo lá fora), assim como a neblina que chega intensa e dificulta a visibilidade mesmo durante o dia (chega a ser meio macabro, não devendo em nada aos cenários de filmes de terror, e eu acho um luxo!).

É claro que o Paraguay está longe de ser tão interessante e belo quanto o Chile, Perú, Argentina e Bolívia. Mas se tiver a oportunidade de ir algum dia, não deixe de conhecer o que há de melhor no nosso pequeno e simpático vizinho.. Deixo-lhes algumas sugestões...










Nenhum comentário: