sexta-feira, agosto 03, 2007

MI CHILE LINDO... (part I)



















Povo de Tebas... agora vou relatar minhas impressões sobre o país mais lindo da América do Sul (desculpem-me aqueles que não concordam comigo, mas essa é minha opinião definitiva!)... mi Chile lindo!!!

Bom, conheço relativamente bem o país, desde o extremo norte (Arica, fronteira com o Perú) até a Isla Chiloé, lá embaixo, um pouco depois de Puerto Montt. Só me falta conhecer mesmo o extremo sul. O Chile têm paisagens naturais magníficas! Tudo o que não há no Brasil há no Chile... montanhas altíssimas, neve, deserto, vulcões, geiseres, fiordes, lindos lagos, salares... a única coisa que não discuto é o seguinte: as praias brasileiras são infinitamente mais bonitas! Mas de resto o Chile dá um banho...

Preparem-se para 2 coisas típicas, caso pensem em visitar o Chile: o frio e os preços salgados. Santiago está mais cara do que Buenos Aires. O que calculava gastar em um mês, gastei em 15 dias...

Há poucas coisas baratas, como por exemplo:
- 1 hora de Internet ($ 400 pesos)
- Ligação p/ o Brasil ($ 100 por minuto)
- roupas em geral

Mas há coisas divinas, que compensam, como por exemplo o PISCO SOUR, um destilado maravilhoso, que não é muito barato, mas é ótimo pra encher a cara.

Mas cada centavo gasto vale à pena! O Chile é uma excelente escolha de destino turístico.

Em Santiago uma dica legal de comida é o restaurante CHIFA, na Calle Santo Domingo, 1148 - perto do Hostal Indiana, onde morei - mas que não funciona mais. Um prato de Combinado Chifa (seria como metade Yakisoba, metade Yakimeshi), bem servido, com deliciosos molhos, sai por $ 1.900 pesos (pouco mais de US$ 3). O Mercado Central vale como visita, é interessante, mas para comer todos os dias sai mais caro.

Mais algumas dicas de Santiago:

- LAVANDERIA Wash Service (Calle General Brayer, 2015 - Quinta Normal). Há muitas lavanderias aqui no centro, mas essa, além de entregar a roupa no mesmo dia e ter recepcionistas muito simpáticas, cobra barato (2.500 pesos - pouco menos de US$ 5) para lavar/secar/passar 5 quilos de roupa!!!

- Há outro lugar onde a comida é ainda mais barata e boa.
Fui levado por 2 garotas alemãs que estavam nos hostal... O lugar chama-se CAFETERIA IPANEMA, fica na Calle Teatinos, 493 - Centro. Por um PF paga-se apenas 1.000 pesos (+ ou - 2 dólares), sempre há 3 boas opções, com um pratinho de salada e um copo de refrigerante inclusos. Barbada total para os que gostam de economizar ao máximo. Detalhe: a comida é realmente boa, o lugar é bem frequentado e costuma-se deixar uma moeda de 50 pesos de gorjeta para a garçonete Soraya, que recolhe os pratos e limpa as mesas...
A vida noturna em Stgo têm boas opções de diversão, mas a BLONDIE virou minha disco favorita. Som dos anos 80, pra quem gosta. A Blondie fica na Alameda, o modo mais fácil para chegar é o bom/barato/eficiente/moderno metrô, estação U.L.A. (Unión Latino Americana). Saindo da estação, já se vê o letreiro da BLONDIE... se joguem!
Aos que pretendem ir ao Chile, recomendo uma esticada até o sul (Región de los Lagos ou X Región). Lá há lindas cidadezinhas, com arquitetura alemã. PUERTO VARAS e FRUTILLAR são obrigatórias, pois estão situadas às margens do Lago Llanquihue, com linda vista do vulcão e seu eterno pico nevado. Também vale à pena visitar a ISLA CHILOÉ, que é totalmente diferente do Chile continental em sua cultura, folclore, modo de vida dos nativos... Na Isla Chiloé vale conhecer as palafitas coloridas de Castro e tirar muitas fotos das casas de tejuelas... Prepare-se para o frio intenso, e durante o inverno, chuvas diárias!!!

Nenhum comentário: