domingo, maio 04, 2008

Marcha da maconha no Recife



Recife foi a única capital brasileira a sediar a polêmica Marcha da Maconha, neste domingo. A manifestação foi proibida judicialmente nas outras nove capitais do país onde deveria acontecer (Curitiba, João Pessoa, Cuiabá, Brasília, Salvador, Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo).
A marcha é a parte mais visível de uma mobilização internacional pela legalização e descriminalização do consumo da maconha.
A imprensa local disse que houve presença de 1.000 manifestantes no local, já os dados da polícia indicam a presença de 3.000 pessoas pelas ruas do Recife Antigo, um dos bairros que integram o miolo central da cidade do Recife.
Houve performances artísticas e distribuição de material informativo sobre a causa e sobre vários estudos científicos relacionados ao tema realizados em vários países. Até onde soube não houve nenhum tipo de incidente mais grave durante a realização do evento.
A organização da marcha distribuiu máscaras com rostos de personalidades que defendem publicamente a causa para serem usadas por aquelas pessoas que não queriam se expôr publicamente.
A marcha é realizada em mais de 200 cidades mundo afora.
As vozes contrárias alegam que a marcha incita o uso e o tráfico da droga.
Já os organizadores afirmam que a manifestação é uma maneira de trazer o assunto ao grande público e debater abertamente sobre a possibilidade de uma mudança na legislação anti-drogas e nas políticas públicas relacionas a questão.
Para aqueles que buscam maiores informações sobre o tema e a idéia da marcha, deixo-lhes o link oficial do evento:

Nenhum comentário: