domingo, maio 11, 2008

Novidades

Povo de Tebas... ontem tive um dia de cão! Como sempre, meus sábados são complicados pois é o dia que mais trabalho mesmo. Leciono das 8 da manhã às 9 da noite. É uma maratona.
Mas há algum tempo já não estava satisfeito lá na escola por alguns motivos específicos e decidi sair. Ontem foi meu último dia lá.
Apesar da falta tremenda que sentirei dos divertidos alunos das minhas 4 turmas de inglês e dos ótimos colegas de trabalho, sinto-me de certa forma aliviado, com a tranquilidade para afirmar que foi uma sábia decisão.
Posso citar alguns motivos que me fizeram abandonar o barco para que vocês entendam melhor o contexto e também para justificar minha decisão:

- trabalhávamos sob pressão total (cronograma apertado, muitas cobranças e nenhum reconhecimento ou valorização profissional)
- anti-ética educacional (turmas demasiadamente grandes, pouca preocupação com qualidade e atenção individual ao aluno, políticas equivocadas de aplicação gramatical)
- infra-estrutura decifiente
- baixíssimos salário (apesar de pagos corretamente e na data certa, salários muito defasados, muito aquém do que eu mereço ganhar)
- pouca flexibilidade (no sentido de que o método deveria ser aplicado exatamente da maneira determinada pelo dono/diretor, independentemente de falhas que observássemos e nem sequer tinhamos a liberdade de determinar datas para realização de provas, o que parece-me um tanto ilógico pois somente o professor que sente e conhece a turma sabe se realmente estão prontos ou não para a aplicação de provas)
- péssima comunicação (muita conversinha de bastidores, pouca maleabilidade do dono/diretor, visto que ele era o dono da verdade sempre, baixo trabalho em equipe)
- distância e tempo (por morar do outro lado da cidade perdia muito tempo no trânsito e havia um intervalo de tempo muito grande entre as aulas, tempo perdido para mim, que poderia ter mais alunos particulares nesses períodos)
- clima (já há algum tempo não me sentia confortável no ambiente de trabalho por conta desse acúmulo de tensões e divergências)
- um suposto "contrato de trabalho" mal formulado e muito dúbio em alguns pontos, o qual me neguei a assinar

Bom, talvez tenha me esquecido de citar mais coisas mas creio que essas bastam para deixar claro as razões pelas quais decidi sair. Conto com a compreensão de alunos e colegas de trabalho. Vocês sabem que nada do que escrevi aqui é mentira. Boa sorte aos que ficam, pois eu estou fora, definitivamente!

Nenhum comentário: