quinta-feira, maio 07, 2009

Peguei conjuntivite!

Pois é, caros leitores... bela nova, não? Terça-feira, dia 05/05, acordei com o olho direito totalmente irritado. Como nunca tinha tido conjuntivite, não tinha a minima idéia do que poderia ser. Mas logo que as pessoas com as quais convivo me viram já foi dado o diagnóstico certeiro: conjuntivite!
Antes mesmo do meio-dia o olho esquerdo já estava contaminado também, apesar de lavá-los com soro fisiológico. E desde então foi um grande martírio. Ontem passei com o oftalmologista, que me disse haver um surto na cidade. Disse-me também que meu caso inspirava cuidados pois os olhos estavam muito inflamados. Receitou-me 2 colírios e, felizmente, desde a primeira aplicação já houve grande melhora na irritação. Agora é só ter calma e deixar o tempo curar o restinho. Desejem-me boa recuperação! E caso apresentem os sintomas, procurem de imediato um oftalmologista!

Por curiosidade e por desconhecer qualquer coisa sobre a "doença", fui pesquisar na internet para saber do que se tratava. Achei informações gerais bastante interessantes, que repasso à todos abaixo:

A conjuntivite é uma inflamação da conjuntiva ocular, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular e o interior das pálpebras. Em geral, ataca os dois olhos. Geralmente dura uma semana e não costuma deixar seqüelas.

A causa da conjuntivite pode ser infecciosa, alérgica ou tóxica.

A conjuntivite infecciosa é transmitida, freqüentemente, por vírus ou bactérias e pode ser contagiosa. O contágio se dá, nesse caso, pelo contato com pessoa contaminada.

A conjuntivite alérgica é aquela que ocorre em pessoas predispostas a alergias e geralmente ocorre nos dois olhos. Esse tipo não é contagiosa mas pode ter períodos de melhoras e reincidências.

A conjuntivite tóxica é causada por contato direto com algum agente tóxico.A pessoa com conjuntivite tóxica deve se afastar do agente causador e lavar os olhos com água abundante.


Os principais sintomas são:

  • Olhos vermelhos e lacrimejantes, devido à dilatação dos vasos sanguíneos locais;
  • Inchaço do olho ou da pálpebra, devido ao acúmulo de líquido no local;
  • Sensação de areia ou de ciscos nos olhos;
  • Aumento do lacrimejamento com a presença de secreção;
  • Incômodo causado pela luz;
  • Em alguns casos, febre e dor de garganta.
  • Dor de cabeça

Nenhum comentário: