sexta-feira, agosto 14, 2009

Pão de Açúcar - Alagoas


Interessei-me em conhecer a cidade de Pão de Açúcar, em pleno sertão alagoano, por 2 curiosidades:

1) por ser a terra natal da ex-senadora e atualmente vereadora de Maceió, Heloísa Helena - uma mulher que admiro por sua história de vida e por sua postura política firme e limpa, o que é tão raro neste país de escândalos;

2) pela curiosidade do nome do município, aumentado pela presença na outra margem do rio São Francisco (no lado sergipano) do município de Niterói.

Como já estava relativamente perto resolvi passar por lá também.
A cidade é pequena, com moradores muito simpáticos e atenciosos.
Senti um calor absurdo em pleno "inverno" local, e fui alertado pelas pessoas que durante o verão a temperatura ultrapassa facilmente os 40 graus centígrados, o que faz de Pão de Açúcar a terceira cidade com temperaturas mais elevadas no país.
O ponto alto da visita é a subida ao morro onde está localizada a estátua do Cristo Redentor, uma versão diminuta da original carioca. A vista lá de cima é bárbara, com o rio São Francisco absoluto até onde as vistas alcançam.
É bom caminhar por debaixo das árvores na avenida principal, que é um misto de alameda e praça. Outra atividade boa é tomar banho de rio para refrescar um pouco o calorão.
Já a "orla" da praia (carinhosamente chamada de Rua da Frente por estar de frente para o rio) de noite torna-se o ponto de encontro de todos e é um excelente lugar para tomar um caldinho com cerveja e azarar. Procurem minha amiga Betânia, que tem o bar mais animado dalí.
Para comer, recomendo o restaurante de Tonho Baixinho: comida farta, barata, gostosa e caseira!A cozinha, comandada pela minha amiga travesti Paloma, é limpa e ela é uma cozinheira de mão cheia.
Aos que ousarem chegar em Pão de Açúcar, a diversão é garantida!

Nenhum comentário: