quarta-feira, agosto 12, 2009

Laranjeiras / Sergipe


Dista cerca de 20 km da capital e é considerada "o berço da cultura negra de Sergipe".
Laranjeiras é um pequeno município com grandes tradições culturais e folclóricas. Têm belas construções coloniais e algumas igrejas interessantes, dentre elas a Matriz (Sagrado Coração de Jesus), a Senhor do Bonfim e a que tornou-se cartão postal da cidade, talvez por sua localização - já que está em uma parte elevada de onde se tem uma maravilhosa vista da cidade - a Bom Jesus dos Navegantes.
Vale visitar o Museu de Arte Sacra local, que é pequeno mas reune belas peças.
E para entender o que foi o período da escravidão e saber um pouco mais sobre a cultura negra é obrigatório fazer uma visita ao Museu Afro-Brasileiro de Sergipe, em cujo acervo há instrumentos de tortura, mobília da casa grande e objetos da produção de cana-de-açúcar. A sala dedicada aos cultos afro-brasileiros (umbanda, candomblé e nagô) é belíssima, com representação dos orixás e entidades mais cultuadas no Brasil.
Ambos museus cobram uma taxa simbólica (R$ 2 de entrada) e oferecem visitas guiadas com boas explicações, mas infelizmente não pode-se tirar fotos lá dentro. Guarda-se o que foi visto somente na memória.
É fácil achar os museus pois ambos estão no centro, a cidade é minúscula e todos os moradores sabem dar as informações de localização.
As igrejas geralmente só abrem aos fins de semana ou em períodos festivos.
Para visitá-las pode-se caminhar ou tomar um moto-táxi caso não se queira subir colinas à pé. Foi o que fiz, e recomento o simpático moto-boy Thiago, que fica parado na minúscula rodoviária de Laranjeiras.
Pode-se fazer o roteiro das cidades históricas (Laranjeiras e São Cristóvão) com as já mencionadas agências de turismo de Aracaju ou de forma independente.
Aos que - como eu - optam pela segunda alternativa, toma-se os micro-ônibus no Terminal Rodoviário Central Luiz Garcia (intermunicipal) e as passagens custam R$ 2 para ambas cidades, com vários horários diários de partida e retorno.

Nenhum comentário: