sexta-feira, agosto 14, 2009

Piranhas - Alagoas


Sabe quando, de forma inesperada, temos uma agradável surpresa e agradecemos aos céus por vivermos aquele momento? Pois bem, foi o que senti ao descobrir a linda cidade de Piranhas, em Alagoas!
De Canindé do São Francisco (SE), onde faz-se o passeio aos cannyons, basta atravessar a ponte que separa os estados de Sergipe e Alagoas para chegar em Piranhas.
A parte interessante da cidade denomina-se Piranhas Velha, área histórica e colonial, com suas casinhas ultra coloridas, escadarias e mirantes. É a fusão perfeita da beleza natural do local com uma arquitetura única.
Obrigatório é visitar o Museu do Cangaço, localizado na antiga estação de trens da cidade, e onde pode-se aprender mais sobre o fim do período cangaceiro. Vale lembrar que Lampião, Maria Bonita e outros cangaceiros do bando sofreram a emboscada final em uma gruta, chamada de Angicos, e localizada no município de Poço Redondo (SE), cujo acesso mais fácil se dá através de Piranhas (AL). Após a morte, os cangaceiros foram degolados e tiveram suas cabeças expostas ao público nas escadarias da atual prefeitura de Piranhas.
Devido ao intenso sobe-e-desce por escadarias e ladeiras, é necessário um bom preparo físico para não se ficar tão exausto quanto eu fiquei.
E o sol, mesmo no "inverno" local, é implacável! Não dá para passear sem uso e retoque de muito protetor solar.

Nenhum comentário: