domingo, agosto 30, 2009

Santa Cruz de la Sierra, Bolívia



Cheguei ao aeroporto Viru Viru com um leve atraso, voando TAM. Por conta disto o plano inicial de seguir viagem no mesmo dia falhou, e passei a noite em Santa Cruz.

O táxi do aeroporto ao Terminal Bimodal (de onde partem trens e ônibus) custou B$ 50.

Como não valia à pena viajar de noite e perder a paisagem, além de ser mais perigoso, decidi pernoitar perto do Terminal Bimodal mesmo. Há grande oferta de hospedagem na área, mas nem dei-me ao trabalho de pesquisar. Fiquei na primeira que entrei, o Residencial 7 de Mayo (B$ 70 por um pernoite em quarto razoável com banheiro privativo). Apesar da simpatia do staff, a área é esquisita e o "hotel" nao inspira muita confiança, apesar do preço inflacionado a nível de Bolívia.

Santa Cruz de la Sierra é uma cidade sem atrativos turísticos e serve apenas de ponto de apoio aos que chegam ou partem da Bolívia, por via aérea (como fiz desta vez), ou pelo lendário Trem da Morte, que peguei em 2005.

Esta foi minha terceira vez na cidade, que é considerada o grande centro financeiro boliviano. Mas minha opinião não muda: é uma cidade estranha e sem graça!

A única coisa que foi um progresso, se comparada com minha primeira visita, foi a construção do Terminal Bimodal. Antes era um terminal feio e decadente, já o atual é melhor em infra-estrutura e uniu a rodoviária e a ferroviária.

E recordei-me agora que durante minha primeira visita fiz um roteiro maluco e equivocado: peguei um ônibus de Santa Cruz à Asunción del Paraguay, em estrada sem pavimentação, que mais parecia uma rota do tráfico! A viagem parecia-me que nunca teria um fim e não sei ao certo quanto tempo durou, em ônibus convencional, poltronas duras, sem banheiro e com pessoas muito suspeitas como companheiros de viagem. Foi provavelmente a maior roubada em que já me meti na vida e não a recomendo nem aos meus desafetos, até porque creio que pouca coisa tenha mudado neste trecho esquecido do mundo. Já a poeira da bagagem e do corpo levou dias para sumir, assim como as recordações da burrice na escolha deste roteiro! Fica então o alerta.


Nenhum comentário: