sexta-feira, setembro 04, 2009

Cochabamba, Bolívia




Esta é, de longe, a cidade mais simpática da Bolívia.
Apesar de não ser tão pequena (tem 500.000 habitantes), é bastante limpa e organizada, o que é raro neste país, e por esta razão é conhecida como "La ciudad jardín". Fica a 2.700 metros acima do nível do mar, o que já garante um friozinho à noite e pela manhã. Suas atrações turísticas so:

* El Cristo de la Concordia: estátua de Jesus Cristo com 34 metros de altura, localizada em cima de um morro, de onde se tem uma bela vista da cidade. O teleférico que dava acesso à estátua está fora de operação, e agora há 2 maneiras de acessá-la: táxi (B$ 50) ou subir as centenas de degraus.

* Museo Arqueológico (Calle Jordan esquina Nataniel Aguirre - entrada B$ 20): o museu é pequeno mas possui um interessante acervo que inclui fósseis de animais, artefatos indígenas, cerâmicas e o impressionante esqueleto do Hombre de Jaihuayco (que tem cerca de 4.000 anos), além das múmias de Mojocoya.

* Laguna Alalay: lugar bom para caminhadas, na pista ao redor do lago.

* Mercados Central y La Cancha: onde pode-se comprar, comer, beber e ver de tudo!

Atenção para o monumento Heroínas de la Coronilla, atrás do terminal de ônibus, no Cerro San Sebastian: foi criado em 1812 em homenagem a luta das bravas mulheres cochabambinas contra os espanhóis, e deveria ser um ponto turístico. Porém o abandono da área o transformou em morada de mendigos, drogados e ponto de prostuituição. Portanto o pessoal dos hotéis e motoristas de táxis não recomendam visitá-lo por ser "zona roja".

Como dica de hospedagem, indico-lhes o Hostal Kanata (Av. Ayacucho, 941 casi Av. Aroma), relativamente perto do terminal de ônibus. Lugar seguro e bem localizado, staff hiper simpático, quartos limpos. Diárias B$ 70, com banheiro privado e TV a cabo. Boa dica!

Nenhum comentário: