sábado, setembro 12, 2009

Comida - La Paz




O que não faltam são opções de lugares para comer e beber em La Paz, desde o mais simples e barato até os mais sofisticados, exclusivos e, consequentemente, caros!
Na região central (Calle Comercio e proximidades da Plaza Murillo) estão opções boas, ambientes limpos e comida relativamente barata.
Para quem gosta de sanduíches, a melhor dica é alguma filial do Pollos Copacabana (há vários espalhados pela cidade e é meio que o Mc Donald´s boliviano). Combos (sanduíche, batatas fritas e refrigerante) variam entre B$ 20 e B$ 30. Também servem porções de frango frito com batatas fritas, a média dos preços é a mesma dos combos, mas com um detalhe espantoso: come-se com as mãos, sem uso de talheres!
Há também algumas filiais do clássico Burguer King espalhadas pela cidade, com preços similares.
Mc Donald´s nao há. Fecharam recentemente!
Outra opção boa de sanduíches é o Mega Burguer (Calle Comercio), preços um pouco mais baratos e porçoes mais generosas de batatas e sanduíches maiores e saboroso!
Aos que querem provar algo da cozinha boliviana, recomendo o Rosita - La mejor comida criolla (Calle Socabaya, perto da Catedral). A refeição (sopa, "segundo plato" e sobremesa) feita no capricho custa míseros B$ 10. Só não vá nos entre meio-dia e 13:00 pois lota e o atendimento é deficiente. Prefira almoçar antes ou depois deste horário.
Quem prefere economizar ao máximo, a dica é buscar algum restaurante nas imediações do Mercado Lanza, nas proximidades da Iglesia San Francisco. As refeições alí custam mais ou menos B$ 6 e a higiene é duvidosa.
Também naquela área, mas de um padrão distinto, fica o charmoso Café Angelo (Av. Mariscal Santa Cruz, 922). É bem decorado, bom atendimento e ideal para tomar um café ou chá acompanhado de deliciosas tortas doces. Recomendo o cappuccino (B$ 10) com "pie de limón" (B$ 8 a fatia). Servem também refeições. Preços variam de B$ 20 a B$ 50.
Aos que - como eu - gostam da cozinha peruana, a dica é a Cevicheria Puerto de Ilo (Calle Graneros, 152 - dentro de uma galeria). Restaurante familiar, um pouco desorganizado e não impecavelmente limpo, porém um bom lugar para deliciar-se com peixes, mariscos, frutos do mar em geral e imensas chaufas. Preços variam de B$ 15 a B$ 50. Vendem a deliciosa Inca Kola (B$ 8/garrafa de 500ml). Cervejas a B$ 10/garrafa. Interessante para observar a colônia peruana local, ouvir música peruana e bater um papo com o mega simpático e divertido caixa Arturo. Identifique-se como brasileiro e a conversa vai render...

Nenhum comentário: