quarta-feira, setembro 09, 2009

Chacaltaya




Montanha localizada na Cordillera Real, que é parte integrante dos Andes, cujo pico, eternamente nevado, encontra-se a 5.395 metros acima do nível do mar.
As excursões saem de La Paz às 8:30 da manhã e leva-se cerca de 2 horas para chegar lá, ao custo de B$ 50 pelo transporte com guia + B$ 15 de entrada.
Pelo percurso têm-se belas vistas de La Paz, de criações de lhamas, de lagoas de diversas cores (devido aos minerais presentes em suas águas) e de belos picos nevados.
O transporte pára na base da estação de ski mais alta do mundo (5.300 metros de altitude), e daí é necessário escalar até o cume da montanha através da neve.
Esta escalada, apesar de ser relativamente curta, pode não ser muito fácil aos mal-aclimatados e aos que estão muito fora de forma. O ar é rarefeito e o "soroche" (mal da altitude) é bastante comum.
Recomendo-lhes tomar as "soroche pills" (pílulas que amenizam o mal-estar causado pela altitude extrema) antes da escalada e mascar folhas de coca durante todo o percurso.
E desnecessário dizer que levem roupas pesadas de inverno (por causa do frio), óculos de sol (por causa da claridade da neve) e protetores solar e labial (por causa dos raios solares fortes e ventos constantes).
Bom também é levar um lanchinho básico e água mineral. Há um restaurante na base da montanha mas as opções de comidas e bebidas são poucas e caras.
Apesar do esforço fisico da escalada, o visual lá do topo compensa!
Avista-se o Lago Titicaca, lagoas e belíssimas montanhas nevadas.
Um passeio imperdível para guardar-se na memória para sempre!
E quem sobrevive pode ter certeza que não sofre de problemas cardíacos nem respiratórios...

Nenhum comentário: