sábado, setembro 05, 2009

Comida boliviana




É sempre bom, durante as viagens, provar algo novo, da comida local.
Claro que é necessário levar-se em consideração a questão da higiene do ambiente , para poder evitar uma intoxicação alimentar e também gastos com medicação.
Comer nos países andinos é uma grande aventura. Aos que nao temem novos desafios, opções exóticas nao faltam!
Eu não como de tudo. Prefiro observar, perguntar do que é feito para ter certeza que vou encarar o prato sem maiores problemas.
Desta vez tenho fotografado bastante das comidas que provo, coisa que nunca tinha feito anteriormente.
Como já mencionei, esta é minha terceira visita a Bolívia, então alguns pratos locais já me eram familiares.
Aos futuros visitantes, é interessante que saibam que em quase toda a Bolívia serve-se almoço ou jantar da seguinte maneira: sopa como entrada (geralmente de macarrão, legumes ou algum tubérculo dos Andes além de um pedaço de carne) + o "segundo plato" (que seria, este sim, a refeição principal).
Para o "segundo plato" geralmente há mais de uma opção de carne. E além da carne ele geralmente vem com arroz, batatas fritas ou cozidas e verduras. Alguns pratos nao trazem arroz. Uma boa dica é perguntar ao garçom no que se consiste tal comida para evitar alguma surpresa desagradável. Se ele disser algum nome de ingrediente desconhecido, nao hesite em pedir detalhes.
Além disto, serve-se sempre uma sobremesa, geralmente alguma fruta ou gelatina, após a refeição.
Aos desavisados de plantão, por estas bandas em praticamente todos os lugares onde servem-se refeições, costuma-se trazer à mesa uma espécie de molho, que pode ser verde, vermelho ou rosado, em potinhos. É pimenta! O nome varia de acordo com o local. Pode ser chamado de llajua, picante, ají ou lokoto. Eu, particularmente, adoro. Mas é bom ter cuidado pois pode arder além da conta caso se exagere na dose.

Nenhum comentário: