sábado, junho 14, 2008

Homofobia e intolerância dos evangélicos



Semana passada fiquei chocado enquanto olhava a programação dos canais na TV aberta. Um pastor chamado Silas Malafaia estava a protestar contra o Projeto de Lei Complementar 122/06, que propõe penas severas para a discriminação por orientação sexual.

Não chega a ser novidade a ignorância e intolerância das várias vertentes cristãs contra o homossexualismo. Eles baseam-se nas palavras da Bíblia para julgar e condenar pessoas e atitudes, sempre com citações de capítulos e versículos tão confusos quanto a própria autenticidade do livro.

O pastor pateticamente disse que os grupos gays querem pôr uma mordaça na sociedade. E clamou aos fiéis, cristãos de todas as denominações, pais de família e "gente de bem" que se oponham e façam manifestações contra o PLC que está para ser votado em breve pelo Senado. Ele diz ter direito, por morar em um país democrático, de livre expressão e por conseguinte acha normal criticar e pregar contra o homossexualismo, já que essa não é uma prática "natural", de acordo com os preceitos bíblicos. Ironicamente diz também não ser homofóbico nem odiar homossexuais. Pediu que todos enviem e-mails para os senadores e anunciou uma manifestação em frente ao Senado com apoio da massa, como forma de pressionar contra a aprovação da lei.

O Projeto de Lei Complementar 122/06, da deputada Iara Bernardi (PT-SP), é muito bem elaborado. Prevê sanções para práticas discriminatórias em razão de orientação sexual e define penas para quem discriminar sexualmente no trabalho, em ambientes públicos e privados, escolas, hotéis, bares e em caso de aluguel de imóveis. Seria uma equiparação com a lei federal que pune crimes raciais, mas direcionada especificamente contra discriminação sexual, o que é um imenso avanço em matéria de legislação e correção de deturpações comuns até os dias de hoje.

Felizmente parece haver um consenso de que vivemos em um Estado laico onde as leis não devem ser influenciadas por nenhum tipo de tendência religiosa e onde todos temos direitos e deveres semelhantes. Acompanharei atentamente ao processo de votação desse PLC pois acho que é um passo muito importante para a sociedade brasileira como um todo eliminar de vez essa chaga que é a homofobia e dar a devida punição aos que insistirem com segregações e idéias ignorantes e ultrapassadas. E haja cadeia para tantos que merecem!

Nenhum comentário: