segunda-feira, junho 23, 2008

O sonho brasileiro



Lí um artigo recentemente, que me chamou bastante a atenção, sobre o grande número de estrangeiros que escolheram o Brasil para trabalhar e morar nos últimos anos.
Dizem os dados da Pastoral dos Migrantes que seriam cerca de 600 mil imigrantes ilegais a viver em território brasileiro. Mas esse número é apenas uma estimativa não confirmada pela Polícia Federal que, em tese, controla as fronteiras e fluxo de entrada e saída de estrangeiros. E outro órgão competente, o Ministério do Trabalho, prevê que esse número seja bem inferior.
A grande maioria desse contingente é formada por latino-americanos que apostam no bom momento econômico brasileiro e fazem proveito da relativa facilidade de entrada, tanto geográfica quanto burocraticamente. E a tendência é que conforme endureçam as leis de controle migratório na Europa tanto mais novos moradores o Brasil receba.

Os clandestinos que buscam oportunidades melhores de vida aqui enfrentam problemas como xenofobia, horas excessivas de trabalho e dificuldades para legalização. Mas ainda assim a maioria crê que essa é a única chance de terem um progresso econômico, fazerem uma poupança, enviarem algo de dinheiro para suas famílias nos países de origem.

A Secretaria Nacional de Justiça afirma que todos os estrangeiros, mesmo os ilegais, têm direito à saúde pública, e seus filhos têm direito à educação gratuita. Já quanto a regularização...

Nenhum comentário: