terça-feira, junho 10, 2008

Poluição sonora



Como a maioria de vocês já sabem, estou no bairro de Boa Viagem, zona sul do Recife, bem próximo ao Colégio Santa Maria, uma das mais conceituadas e caras instituições particulares de ensino da cidade. Porém o intuito desse tópico não é fazer propaganda do citado colégio, mas sim protestar.
Quero reclamar da absurda poluição sonora promovida diariamente por pais de alunos que parecem não ter o mínimo de civilidade ou respeito pelos moradores dos vários edifícios localizados nos arredores da escola e que promovem insanamente uma algazarra ensurdecedora com suas múltiplas buzinadas irritantes.
Sei bem que esse "fenômeno" não é "privilégio" nosso. Ele se repete na maioria das portas de colégios por aí afora e, ironicamente, o ruído é mais estridente e intenso em frente aos ditos colégios "de elite". Daí surgem alguns questionamentos que me intrigam mais e mais:
Seria algum aspecto cultural que não consigo assimilar? Seria pura prepotência e arrogância? Seria mera falta de respeito com o próximo? Seria uma louca vontade inconsciente de "livrar-se" de filhos mal-educados e delegar aos pobres professores a desafiadora missão de "domesticá-los"? Seria falta de educação mesmo? Seria desejo de ser notados dentro de seus novos e potentes carros de luxo? Ou seria um pouco de cada um desses ingredientes desastrosos?
Outro ponto que me intriga é a total conivência da direção da escola com tamanho alarido! Se houvesse uma empatia, certamente a direção promoveria uma campanha educacional que objetivasse minimizar tanto barulho e desrespeito!
Fica, portanto, o apelo aos órgãos fiscalizadores e ao corpo docente do colégio para que ao menos tentem efetuar mudanças através de campanhas educativas. E reitero a súplica ao bom senso de pais e responsáveis para que se sensibilizem e aprendam a respeitar os moradores vizinhos do colégio. A coletividade agradece e todos ganham maior qualidade de vida.



Nenhum comentário: