sábado, abril 24, 2010

Dicas de viagem - Madrid (hospedagem, museus e Palácio Real)




Povo de Tebas, Madrid é uma cidade muito bonita!

É grande, mas tem um excelente sistema de transporte público, que facilita a locomoção por todos os lugares. E, o melhor, nao é tão cara!

Estou há um mês aqui e já deu para conhecer e aproveitar bastante das coisas boas que a cidade tem à oferecer. Deixo-lhes neste tópico algumas dicas, para os que pretendem visitá-la.


Inicialmente, o que cativa seja talvez a simpatia das pessoas, muito cordiais e prestativas (para quem estava acostumado com a indiferença dos ingleses, chegar aqui é uma benção). A língua facilita a comunicação, mesmo para quem nao domina o idioma, portanto nao há desculpas para nao tentar se integrar.


Há o fantasma do rigor da imigraçao na chegada ao aeroporto internacional de Barajas, que assusta os brasileiros e latino-americanos em geral, visto que nos últimos tempos aumentou em muito o número de deportações. Pessoas que planejam visitar o país, juntam dinheiro e não passam dos saguões do aeroporto e relatam humilhações. Nao posso opinar quanto a este detalhe, pois com meu passaporte italiano tenho livre acesso a todos os 27 países da União Européia, mas onde há fumaça há fogo, portanto aos portadores de passaporte brasileiro aconselho cautela e bom planejamento de viagem para nao passar dificuldades logo na entrada do país. O aeroporto é conectado com o centro da cidade por linha de metrô.


Madrid tem bons museus, cinemas, vida noturna agitada... a lista das atrações é bastante vasta, então é bom reservar ao menos uma semana para conhecer bem as mais importantes atrações.


Como dica de hospedagem cito o Hostal Naranco (Calle Puebla, 6 - Segundo andar - estação Gran Via do metrô). Diárias para quarto individual com banheiro privado por 20 euros. Bem localizado (central) e próximo de muitas atraçoes.
Se alguém pretende ficar na cidade por uma temporada maior (um mês ou mais tempo), tenho boa dica de hospedagem/moradia, basta consultar-me.


A cidade têm ao menos 3 museus imperdíveis: Museo del Prado, Museo Thyssen Bornemisza (estações Banco de España ou Atocha do metrô para ambos) e Museo Reina Sofia (estação Atocha do metrô). Para nao fazer uma maratona de museus e nao se cansar muito, aconselho a visitá-los em dias alternados, pois é muita coisa para ser vista nos 3 museus e muita informação sobre grandes mestres da pintura e escultura mundiais.

Aos que tenham cidadania de algum país da União Européia levem passaporte ou identidade e perguntem sobre descontos - sempre há - quando não há entrada gratuita em determinados dias da semana.


A visita ao Palácio Real é imperdível (quarta-feira gratuito para cidadãos da União Européia), com salas ricamente decoradas. Se tiver sorte dá até para pegar a troca da guarda, que não é tao pomposa como a do Palácio de Buckingham (Londres/Inglaterra) mas não deixa de ser interessante. Junto ao Palácio Real está a Catedral de Almudena. E a Plaza del Oriente em frente ao Palácio Real é impecavelmente bem cuidada e lotada de turistas. No outro extremo da Plaza del Oriente está o Teatro Real. O metrô mais próximo para visitar estas atrações é a estação Opera.


Nenhum comentário: