sábado, abril 24, 2010

Quem se lembra de Elián González?








Há uma década atrás fomos surpreendidos por uma batalha diplomática entre Cuba e Estados Unidos por causa de um menino, chamado Elián González.


No ano de 1999 sua mãe fugiu de Cuba com o menino, em um improvisado bote, rumo a Florida. Durante a travessia a maioria das pessoas morreram, e o menino chega com mais 3 cubanos graças a um pneu usado como bóia, após ficarem vários dias a deriva no mar.


De acordo com a lei americana, os cubanos que atingem território americano podem pedir asilo político e isto foi feito. O menino foi recebido por seu tio-avô em Miami. E então veio o início da polêmica batalha diplomática pela guarda da criança entre os 2 países.


Cuba alegava que a mãe da criança o tinha tirado do país sem autorização do pai, o que caracterizava sequestro internacional de menores. E a comunidade cubana anticastrista residente nos Estados Unidos se mobilizava para pedir a permanência da criança em território americano. Houve diálogos bilaterais e uma imensa batalha judicial, até que ficou decidido em definitivo que a criança seria devolvida ao governo cubano. Como o prazo nao foi cumprido, armou-se um verdadeiro circo dos horrores para retirada forçosa do menino, com invasão da casa do tio-avô por oficiais americanos em uso de armas pesadas, tudo devidamente televisionado pela mídia, muito ao gosto dos norte-americanos.


O menino foi então entregue ao pai e repatriado. Virou uma espécia de "herói nacional" em Cuba sem ao menos entender muito bem o que se passava...


Pois bem, agora com quase 17 anos de idade, o rapaz Elián González torna-se um militar do Exército cubano...

Nenhum comentário: