domingo, abril 25, 2010

Dicas - Madrid (área central)



Em Madrid há a possibilidade de fazer um bom passeio e conhecer atraçoes imperdíveis da cidade com umas caminhadas, principalmente na área central, indicada obviamente aos não-preguiçosos.

Pode-se tomar como início a Puerta del Sol (estação Sol do metrô), uma praça grande onde está o símbolo da cidade, "El oso y el madroño" (O urso e o blueberry, em português). Ah, antes que me perguntem, blueberry é uma árvore frutífera típica da Europa que não tem tradução ao português...
Na Puerta del Sol sempre há artistas de rua em busca de uns trocados, centenas de turistas do mundo todo e uns estranhos michês (a maioria estrangeiros, da América Latina ou do Leste Europeu) em busca de clientes. Após a parada para tirar fotos na Puerta del Sol siga pela Calle Mayor até chegar na belíssima Plaza Mayor, de 1619.

A Plaza Mayor, com sua arquitetura majestosa, merece, além de muitas fotos, um café ou uma cervejinha (de acordo com o clima da época) em um dos muitos bares que a rodeiam. Esqueça do tempo, aproveite o visual do lugar e veja o povo passar!
Só por curiosidade, em uma rua próxima da Plaza Mayor, a Calle de los Cuchilleros, fica o Restaurante Botín, um dos melhores de Madrid e, segundo o Guiness Book, o mais antigo em funcionamento contínuo do mundo, desde 1725.

Perto da Plaza Mayor, um pouco mais adiante, ainda na Calle Mayor, está a Plaza de la Villa, que era um mercado mouro nós séculos X e XI. Na Plaza de la Villa, o portal gótico da Torre de los Lujanes impressiona, assim como a Casa de Cisneros e o jardim de flores em frente.

Do outro lado da rua, em frente a Plaza de la Villa, está o Ayuntamiento de Madrid (Prefeitura).

Se der fome, ainda na Calle Mayor, já de volta à Puerta del Sol, há o Museo del Jamón, loja especializada em sanduíches de presunto: bons, fartos e baratos!
Outro passeio legal e perfeitamente possível à pé é dar uma volta pela Calle Fuencarral (metrô Gran Via) e olhar vitrines de lojas de conceituadas (e caras) marcas mundiais. Se nao tiver dinheiro para comprar, ao menos percorra a Fuencarral e admire vitrines. Se achar sofrimento desnecessário ver e não poder comprar pule esta parte do roteiro e siga pela Gran Via.
A Gran Via é uma larga e pomposa avenida central, onde há belos edifícios, dentre os quais cito o prédio da Telefónica (na esquina da Calle Fuencarral com a Gran Via), o Edifício Metropolis, o Banco de España, o Palácio de Comunicaciones e o Instituto Cervantes.
Para se ver tudo isto nao se paga nada, basta ter disposição para caminhar um pouco! Programa para todos!

Nenhum comentário: