domingo, abril 25, 2010

Dicas - Madrid (fervo gay!)



Madrid, como toda cidade grande e civilizada que se preze, tem boa programaçao GLS.

Basicamente todos, ou pelo menos os mais badalados, lugares (bares, clubs, saunas, etc...) para público gay estão situados no bairro de Chueca (estação Chueca do metrô), e são divididos de acordo com as várias nuances de público gay que existem na atualidade. Há lugares específicos para clubbers, para ursos e seus admiradores, para emos, para barbies, para queer rockers, etc...

Ao sair da estação já se vê "rainbow flags" penduradas na maioria das fachadas (ou dentro) dos estabelecimentos, o que indica que toda a área é "gay friendly".

Também é comum ver casais gays ou lésbicas de passeio pela área de mãos dadas ou se beijando, portanto aos que nao gostam ou se incomodam com demonstração de afetividade gay em público evitem o bairro de Chueca. Vale lembrar que na Espanha a lei anti-homofobia é rigorosamente aplicada e o respeito a diversidade sexual é cultuado com devoção. A Espanha é, inclusive, um dos países do mundo que prevê a legalizaçao do "casamento homossexual". Portanto aos que tenham preconceito contra a comunidade GLBT e pretendam visitar Madrid aconselho bastante cuidado para nao se complicarem com a lei.

A "Marcha del Orgullo Gay" acontece anualmente no bairro de Chueca todo mês de junho e os organizadores dizem que atualmente é a maior parada gay européia, com aproximadamente 1 milhão de participantes.

Aos interessados em conhecer gente, se integrar com a comunidade GLBT de Madrid, ou mesmo caso precisem de informaçoes úteis e específicas sobre temática gay, deixo-lhes como dica o grupo gay COGAM (Colectivo de Lesbianas, Gays, Transexuales y Bisexuales de Madrid), super bem organizado, com recepção primorosa e vários grupos com interesses específicos, que atuam para o bem da coletividade gay e em defesa dos direitos homossexuais. O site do grupo é o seguinte: http://www.cogam.org/

No próprio site há dicas de tudo o que acontece no grupo e na cidade. Como os lugares gays variam muito de nomes, localização e horário de funcionamento privo-me de listar estabelecimentos, mas é interessante informar-se melhor no site do COGAM, que é atualizado com bastante frequência por seus organizadores para poder aproveitar bem o fervo gay de Madrid.

Nenhum comentário: