terça-feira, novembro 20, 2007

Dia da Consciência Negra


Hoje, 20 de novembro é o Dia da Consciência Negra.

A data se refere ao dia da morte de Zumbi dos Palmares e esse é o motivo pelo qual foi escolhida para ser o Dia da Consciência Negra, visto que Zumbi é tido até hoje como o maior lider da resistência do negro à escravidão. Vale ressaltar que o Brasil, vergonhosamente, foi o último país do mundo a abolir a escravidão e o tráfico negreiro - episódio atroz de nossa história!

A data ainda não é considerada feriado nacional, o que é, no mínimo, injusto. Apenas alguns municípios aceitam a data como feriado. Mas creio que o objetivo maior dessa data esta sendo cumprido, que é um debate a nível nacional sobre a inserção do negro na sociedade brasileira como cidadão participativo, a inserção no mercado de trabalho, a valorização racial, a discriminação e marginalização que os negros ainda sofrem no dia-a-dia, os aspectos culturais, etc...

Os movimentos negros se organizaram melhor nos últimos anos e percebo que aos poucos conseguem atingir suas metas, embora haja ainda um longo caminho a ser percorrido no que diz respeito a igualdade de direitos e fim do racismo.

Apesar dessa ser uma questão cultural arraigada em nossa sociedade, e consequentemente difícil (mas não impossível!) de ser rechaçada, se faz necessário o fim da hipocrisia eugênica!
Somos um país majoritariamente negro, mestiço, miscigenado! E não deve haver em nossa sociedade cidadãos de "segunda classe". É uma luta justa, e eu apoio o movimento negro!

Ah, lembrem-se: a data não é feriado nacional, mas RACISMO É CRIME em todo nosso território (lei número 7.716, de 5/1/89). E é crime inafiançável!

Longa vida aos movimentos negros do Brasil e que muitas novas conquistas se assomem aos direitos já conquistados até então.
* foto de Celso Oliveira

Nenhum comentário: