quarta-feira, novembro 21, 2007

Voltei Recife!!!
















Pois é! Após breve pausa de quase 3 meses voltei ao Recife (PE)... E estou muito feliz por retornar.

Embora tenha nascido bem longe daqui, aprendi a gostar dessa terra dos arrecifes, do frevo e maracatu, dos canais e pontes elegantes que entrelaçam a cidade.

O Recife é privilegiado pela natureza, por sua posição estratégica, de frente para o Oceano Atlântico e entrecortado por rios e mangues. Também berço de rica história. E é hoje uma metrópole moderna, com vida cultural intensa durante todo o ano, boas opções de diversão noturna e gente amável e hospitaleira.

A região metropolitana do Recife concentra aproximadamente 2 milhões de habitantes, o que a torna uma das maiores cidades brasileiras. Há um bom sistema público de transporte, embora muitos reclamem. O metrô, em minha opinião, deveria ter mais linhas e estações. E as obras de ampliação da rede metroviária precisam seguir adiante com rapidez, já que a cidade almeja ser uma das sedes da Copa do Brasil em 2014. Os serviços de atenção ao turista são eficientes, o que é no mínimo esperado, já que o turismo é boa fonte de renda local. Há muito o que se ver e se fazer por aqui: museus, shows, praias, bares, eventos culturais, centros de compras, parques, nightclubs...

Diz-se que Recife é a "Veneza brasileira" por causa das muitas pontes e canais que compõem o cenário, mas eu enxergo aqui uma semelhança arquitetônica muito maior com Amsterdam do que com Veneza. Opino que a estadia dos holandeses por essas bandas tenha deixado um legado muito maior do que se possa imaginar, e para comprovar o que afirmo basta fazer uma caminhada de olhos atentos por esses bairros que formam o centro extendido da cidade. As provas estão lá, por todos os cantos.

Apesar dos ataques de tubarões, as praias não perdem o charme nem os banhistas - que bravamente se arriscam no mar. Eu, apesar de morar a poucos metros da orla, confesso que ainda não me sinto plenamente confiante para aventurar-me nesse perigoso trecho de mar. Vou à orla apenas para fazer minha caminhada diária, admirar a beleza estonteante da natureza, ou mesmo para beber algo enquanto observo o movimento de pessoas.

Obviamente a cidade, como todas as cidades de grande porte, têm muitos problemas, principalmente sociais e de infra-instrutura precária nas periferias, mas isso não ofusca a beleza e as peculiaridades que fazem daqui um local único e certamente uma das mais belas cidades brasileiras.

Vale à pena incluir o Recife em teus próximos planos de viagem!

Nenhum comentário: