segunda-feira, julho 30, 2007

Perú (parte I)













Estive na região mais ao sul do Perú em agosto de 2005, entrei por Tacna após finalizar mais uma das minhas estadias em território chileno, mi Chile lindo.
Foi minha primeira no Perú, essepaís que povoou e povoa meu imaginário há muitos anos...

Estava muito empolgado, porque o Perú sempre me pareceu ser um país interessantíssimo, por causa das culturas pré-colombianas (lembrem-se dos meus estudos antropológicos!!!).

Então compartilho com vocês algumas dicas e comentários sobre os lugares que conheci no Perú.

Minha idéia era conhecer as seguintes cidades: Arequipa/ Cusco e Machu Picchu/ Puno. Mas tudo poderia mudar, de acordo com o que acontecesse pelo caminho, já que estava viajando com total liberdade de tempo e sem uma escolha definitiva de destino.


AREQUIPA...

Cheguei ao Peru, primeiramente em Tacna, fronteira com Arica (Chile). Depois, à noite, cheguei em Arequipa. Vi muito pouco da cidade naquela mesma noite, pois estava realmente cansado após longa viagem de ônibus desde Santiago do Chile. Mas minha primeira impressão sobre o centro da cidade de Arequipa é o seguinte:
lindo, com construções coloniais belissimas. Arequipa é chamada de "La Ciudad Blanca", porque muitas de suas construções são feitas com sillar, uma pedra branca retirada dos vulcões que cercam a cidade.
Arequipa, definitivamente, é uma das cidades mais bonitas e agradáveis do continente!!!

Os precos estavam muito atrativos e as pessoas são muito amáveis.

Fiquei hospedado no HOSTAL LE FOYER (Calle Ugarte esquina com San Francisco - centro).
Paguei $ 25 soles/ diaria (o equivalente a US$ 8). Mas garanto que o hostal é muito limpo, bonito, seguro, localizado na região central, perto de todos os pubs/bares/discos e principais atrações turísticas e frequentado basicamente por europeus... Recomendo até para meus pais!!!

Diferentemente do que as idéias pré-concebidas que a maioria dos brasieiros tem, em Arequipa há muita gente bonita. Esse cliché de que todos são indígenas não é verdadeiro, ao menos em Arequipa.
Fiquei realmente impressionado com o ambiente moderno e cosmopolita da cidade, por tudo que ví...
O clima é super agradavel, nao faz frio nem calor. Nessa época o céu está completamente azul, e é perfeito para observar os vulcões que circundam a cidade...

Após rodar por Arequipa centro inteirinha, confirmo minha suspeita: a cidade é muito linda e agradável, dá vontade de ficar morando... Por que não descobri o Perú antes???

Estar no Perú, às vezes, pode ser um bom exercício de equilíbrio e controle mental... Durante minha viagem de Tacna à Arequipa contei até mil umas 50 vezes...

Comprei uma passagem no ônibus econômico, para economizar 10 soles (US$ 3), mas quando me dei conta estava dentro de um ônibus capenga, sem banheiro (para uma viagem que deveria durar - em tese - 6 horas!!!), sentado em uma poltrona muito apertada e incômoda, no meio de uns 80 sacoleiros que se amontoavam como podiam no corredor, no chão, no teto...

Detalhe: Tacna é uma espécie de zona franca, e muitos sacoleiros vão lá para comprar muamba!!!
Há umas 5 fiscalizações na estrada, nesse trecho Tacna/Arequipa... Os policiais páram, revistam, tomam artigos proibidos... daí os sacoleiros quebram o pau... teve uma senhora que quase quebrou uma garrafa de whiskey na cabeça do policial!!! Muitos gritos e muvuca à cada nova fiscalização...
Sem mencionar os milhões de vendedores ambulantes que entram e saem à cada parada, para embarque e desembarque, em cada pueblito que se apresente durante o percurso...

A migración é bem tranquila no Perú!!! Os peruanos, em geral, sao muito simpaticos. Na fronteira me deram 2 meses de permanência.

Durante o percurso Tacna/Arequipa, como disse, há muita fiscalização.
Mas na verdade nunca fui tão bem tratado por uma polícia de "migración" em nenhum dos vários países por onde já estive como no Perú.

Na fronteira mesmo foi até engraçado... havia uma fila de controle de passaportes, umas 30 pessoas na minha frente. Quando um dos oficiais prestou atenção em mim e viu meu passaporte em mãos me chamou e pediu que eu o acompanhasse. Fiquei apreensivo, imaginei que teria problemas, ou que passaria por uma revista, sei lá... qual não foi minha enorme surpresa quando simplesmente tive o visto de entrada carimbado no passaporte após uma conversa bem agradável e muita simpatia por parte dos policiais que estavam em serviço. Quem estava na fila é que não deve ter gostado muito, mas a culpa não foi minha...

O CAÑÓN DE COLCA É UM PASSEIO IMPERDíVEL!!!Fiz (e recomendo) o passeio de 2 dias e uma noite pelo cannyon de Colca. Fica à aproximadamente 5 horas de distância de Arequipa. O passeio custa aproximadamente US$ 20. Há um roteiro de um dia, com preço semelhante, mas fica muito corrido e nao vale à pena. Limpe a memória da máquina fotográfica (ou compre muito rolos de filmes) porque o visual é inacreditável... O hotel incluso no pacote é lastimável (nao espere nada além de uma cama dura e desconfortável e leve o teu saco de dormir!!!) mas o passeio é tao maravilhoso que esse detalhe nem conta.
À noite há uma peña folklórica, com música e danças típicas... O auge do passeio é o Mirador Cruz del Condor, onde se observa o vôo dos condores. Eles deram um show espetacular nesse dia em que estive lá, creio que fui privilegiado com um belo espetáculo da natureza... Durante todo o caminho a natureza mostra seu esplendor... se avistam muitas vicuñas, muitas aves, montanhas belíssimas e típicos pueblitos do altiplano andino peruano, com suas cholas gordas e cheias de polleras...

AREQUIPA/PUNO (DE ÔNIBUS)
Há a possibilidade de fazer esse trecho de trem, mas a passagem custa US$ 20. Fiz de ônibus mesmo, paguei $ 10 soles (cerca de US$3) e para minha surpresa o caminho do trem praticamente segue a estrada, portanto o visual é basicamente o mesmo... O ônibus é uma porcaria (típico do altiplano andino), sem nenhum conforto e sem banheiro. A viagem dura cerca de 6 horas, mas pode durar mais ou menos, dependendo da sorte. A estrada nao é precária como imaginei.

Sente-se na janela (é claro!!!), de preferencia do lado do motorista (esquerdo), de onde se observam as paisagens mais exuberantes até Juliaca. O ônibus passa por uma região que é um parque nacional lindo e cruza uma região chamada Lagunillas, onde há uma série de lagos azulados belíssimos em meio aos picos eternamente nevados doa Andes... Um espetáculo imperdível!!! Viaje de dia, é claro!!! No Perú, definitivamente, não vale à pena viajar à noite, porque além de perder o visual há mais probabilidades de roubos durante viagens noturnas...

Nenhum comentário: